Resenha - Guardiões



Resenha feita pela Luh!   
Título: Guardiões
Autora: Monique Lavra
Editora: Novo Século
Páginas: 376
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Siciliano // Saraiva

Um livro emocionante e repleto de surpresas.

Sinopse: Já parou para pensar de onde surgiram certas lendas? Como são criadas algumas histórias? E que muitas vezes o que nos é apresentado como ficção, fruto da mente criativa de algum escritor, pode ter surgido de uma história verdadeira? Você acredita em vampiros? Alice não acreditava. Mas acabou descobrindo que o mundo não era como imaginava. E que mito e realidade se confundem em alguns momentos. Alguns segredos devem permanecer ocultos. Ela não sabia com o que estava se envolvendo. Só tinha uma certeza: precisava lutar. Ela jamais será a mesma depois dessa batalha.

A Trama: Alice é uma garota jovem que, após a morte de seu pai, decide viajar para Londres e passar algum tempo com sua avó. Assim que chega à cidade desconhecida ela conhece Edwards, que logo se torna um amigo querido e logo em seguida sua avó morre. A trama me pareceu bastante "apressada", minha impressão foi que a história inteira do livro se passou em menos de três semanas e dentro disso ocorrem diversas mortes, romances, traições e etc. Ainda assim, gostei bastante dos planos e reviravoltas e no geral a trama foi um pouco previsível, porém agradável.


Os Protagonistas: Alice, apesar de ser uma personagem formidável, me irritou um pouco, eu diria que foi ela quem "estragou" o livro para mim. Na primeira metade da estória Alice parecia uma espécie de robô que aceita qualquer situação sem demonstrar fortes emoções e, ao mesmo tempo, se liga automaticamente às pessoas. Em pouquíssimos dias desde sua chegada à Londres, ela já considerava Edwards parte de sua família e estava amando um personagem que havia acabado de conhecer!
Christiaan, entretanto, foi um ótimo personagem. Eu acreditava em suas emoções e sempre havia uma boa razão por trás de suas ações. Apesar de eu não ter gostado muito de seu romance com Alice, ele foi meu personagem predileto.

Os Personagens Secundários: O que dizer sobre Willian? Ele não foi exatamente um super vilão, parecia mais aquele tipo transtornado que te dá pena, mas no fim do livro eu me senti torcendo por ele. Os outros personagens secundários eram bem comuns e não me interessei muito eles.

Capa, Diagramação e Escrita: A primeira coisa que pensei ao ver a capa de Guardiões foi "já vi essa capa antes". Pesquisando um pouco descobri que a imagem da capa é quase idêntica a de Try Me de Parker Blue, mas gostei bem mais do ar misterioso da capa de Guardiões. A diagramação é simples, com uma fonte bem animada no início de cada capítulo. A escrita de Monique Lavra é honestamente ótima, o livro flui com facilidade e não notei nenhum gíria ou expressão que me incomodasse.

Concluindo: Apesar de ter uma trama decente e ser muito bem escrito, Guardiões só conseguiu me prender quando já estava chegando ao fim do livro. Não recomendo para quem já está cansado de vampiros, sendo que eles são o tema principal do livro.

Quotes:
"Ele tinha um sorriso perfeito, encantador. Seus olhos eram tão azuis e contrastavam com seu cabelo escuro e sua pele pálida. Era muito atraente. Mesmo tendo acabado de sofrer uma perda tão grande, não dava para deixar de reparar em sua beleza, que era hipnotizante. Chegava a ser sobrenatural. Por um segundo, pensei que quem havia morrido fosse eu e que aquele fosse o anjo que viera para me levar." - Sobre Willian
"- Sei que nos conhecemos há pouquíssimo tempo, mas eu já tenho certeza de uma coisa: eu te amo!
Ele disse isso olhando bem no fundo dos meus olhos e eu pude ver que era verdade. Quase desabei."
Classificação:
Quer escolher a próxima resenha? É só clicar lá em cima em "Resenhas" e escolher um dos livros da lista!