Resenha - O Baile de Máscaras


Resenha feita pela Luh!  
Título: O Baile de Máscaras
Título Original: Masquerade
Série: Blue Bloods (#2)
Autora: Melissa de La Cruz
Editora: iD
Páginas: 335
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino

Melissa de La Cruz definitivamente conseguiu melhorar a qualidade de sua trama e trouxe uma continuação intensa e surpreendente para a saga Blue Bloods.
Nota: Essa resenha NÃO contém spoilers do primeiro livro da série.

Sinopse: Schuyler Van Alen deseja uma explicação para as mortes misteriosas de jovens vampiros. Ao lado de Oliver, ela viaja a Itália na esperança de encontrar seu avô, o único homem que pode ajudá-la a encontrar as respostas. Entretanto, de volta a Nova York, todas as atenções estão voltadas para o Baile dos Quatrocentos, uma festa exclusiva em que jovens Blue Bloods – entre eles, os gêmeos Jack e Mimi Force – serão apresentados à sociedade dos vampiros. O Baile de Máscaras preparado por Mimi, por sua vez, irá desviar o foco de Schuyler para outros problemas mais urgentes – como as complicações de sua natureza meio humana, meio Blue Blood e a paixão de Jack – e lançá-la em outro mistério que, por trás de uma máscara, colocará a sua vida e a de outros Blue Bloods em risco.

A Trama: O Baile de Máscaras começa exatamente onde Vampiros de Manhattan terminou, mas a autora utiliza as primeiras páginas para relembrar o leitor sobre cada personagem e cada aspecto do mundo criado por ela. Eu me entendiei com todas as descrições porque eu tinha acabado de ler o primeiro livro, mas acredito que esse "resumo" vai ajudar bastante aqueles que tiveram que esperar alguns meses pela continuação da série.
A primeira metade do livro é mais lenta, focando na parte "adolescente" da história, e para ser sincera eu estava ficando um pouco irritada pensando que a trama continuaria sendo tão superficial quanto foi no primeiro volume da série, mas fiquei feliz por estar errada.
Após a metade do livro, as cenas começam a se encaixar e fazer mais sentido, comecei a entender melhor o propósito de cada acontecimento narrado pela autora e a trama traz até um pouco de ação, muita intriga e reviravoltas. Acabei devorando as últimas 100 páginas em um piscar de olhos e gostei muito do rumo que a história tomou.
Estou feliz por já ter aqui o terceiro livro, pois além de o final ter sido completamente inesperado, me deixou extremamente ansiosa para saber o que vai acontecer agora, é um daqueles livros que você termina e sai correndo para comprar o próximo porque não aguenta esperar!

Os Protagonistas: Schuyler não está muito diferente, continua sendo uma protagonista bem "real" e me lembra muito uma adolescente, ela ainda está  sendo imatura mas gostei bastante do lado sarcástico que ela está começando a demonstrar. Minha única reclamação é que, infelizmente, Schuyler acaba sendo o centro de um triângulo amoroso (ou seria um quadrado amoroso?) e eu não sou muito fã desse tipo de romance.

Os Personagens Secundários: Uma das coisas que mais gostei nesse livro é que os personagens "secundários" aparecem bem mais. Diversas partes do livro seguem a vida de Bliss, que acaba se tornando uma grande amiga de Schuyler, e se mostra uma personagem formidável. Mimi também recebe bastante da atenção e se torna a protagonista em algumas páginas. Alguns personagens que eu gostaria de conhecer melhor são Jack e Lawrence, que passam toda a história envoltos em mistério.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu odiei a capa. O único ponto bom é que ela segue o mesmo modelo que a capa do primeiro livro, mas eu achei a imagem muito feia e bem falsa, dá para ver que foi feito no computador. A diagramação do livro é idêntica a do volume anterior e eu gostei bastante. A autora parece ter entendido a "dica" e parou de citar uma grife famosa a cada cinco frases e o livro perdeu boa parte do seu ar "Gossip Girl" e focou mais no sobrenatural.

Concluindo: A trama está um pouco melhor e os personagens estão mais envolventes. Ainda não entraria para a minha lista de prediletos, mas a série definitivamente está melhorando e eu estou ansiosa para ler Revelações. 

Quotes: (Traduzidos por mim porque meu livro é em inglês!)
Branco para luz. Branco para amor. Branco para eterno.
Nunca confie em uma superfície brilhante. Elas escondem uma infinidade de defeitos.
Classificação: