Resenha - Estudos sobre Fogo

Resenha feita pela Luh!  
Título: Estudos sobre Fogo
Título Original: Fire Study
Série: As Lendas de Yelena Zaltana (#3)
Autora: Maria V. Snyder
Editora: Harlequin
Páginas: 442
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Gato Sabido // Saraiva

Uma conclusão satisfatória e um livro um pouco melhor que o anterior.
Nota: Essa resenha não contém spoilers de nenhum dos livros anteriores.

Sinopse: O aprendizado está encerrado. Chegou a hora do teste de verdade. A notícia de que Yelena é uma Descobridora de Almas capaz de aprisionar e libertar espíritos se alastra como fogo, e muitos ficam apreensivos. Como se suas raras habilidades e um passado condenável já não fossem o bastante para isolá-la, agora o Conselho irá decidir o destino de Yelena. Enquanto isso, ela recebe uma mensagem de alarmar: seu principal inimigo, um feiticeiro que ela havia subjugado, arquiteta uma conspiração contra sua terra natal… Por uma questão de honra, Yelena se vê obrigada a tomar o rumo que irá testar seu poder até o limite, porém a lembrança das pessoas que mais ama é o suficiente para encorajá-la. Ao longo de sua jornada, repleta de aliados, inimigos, amores e assassinos, Yelena sabe que não deve confiar em ninguém. Afinal, ela terá apenas uma oportunidade para salvar seu povo e sua terra.

A Trama: No início da trama eu fiquei um pouquinho perdida, sem saber se tinha começado exatamente onde o livro anterior terminou, mas a autora usa as primeiras 10 páginas para situar o leitor e relembrar a história de Estudos sobre Magia. Eu achei essa repetição um pouquinho monótona, mas sei que é necessária para aqueles que aguardaram bastante pela finalização da trilogia. 
No geral, eu diria que esse volume é um pouco melhor que Estudos sobre Magia, mas não tão bom quanto Estudos sobre Veneno. A trama continua com muita ação, reviravoltas e um pouco de drama, mas algumas cenas pareciam ter sido "recicladas" dos livros anteriores.
O início é um pouco mais lento, sendo que depois da metade a qualidade do livro vai aumentando e no final eu gostei bastante. Perto do fim a história ganha um bom ritmo que me envolveu completamente, é uma pena que não tenha sido assim desde o começo.
O ponto mais fraco da trama foi que eu senti a falta de um vilão, em várias partes da história eu não sabia quem ele era ou o vilão era só a "ideia" de uma pessoa que não aparecia nunca. Entretanto, foi muito legal ver Yelena descobrindo o que realmente significava ser uma Descobridora de Almas e como funcionavam seus poderes.

O ProtagonistaYelena ficou tão repetitiva e ao mesmo tempo tão diferente. A protagonista continua se colocando em situações de risco desnecessariamente e sentindo que precisa salvar a todos com seus preciosos poderes. A diferença é que ela foi ficando mais introvertida, se isolando dos outros e tomando decisões cada vez piores. Yelena melhora um pouco após a primeira metade do livro, mas ainda não é a mesma pessoa que me encantava em Estudos sobre Veneno.

Os Personagens Secundários: Como sempre, Kiki e os outros cavalos roubaram a cena, eles eram extremamente cativantes e forneceram muitas risadas. Ari e Janco voltaram e continuam sendo personagens formidáveis, muito protetores e leais. Valek está muito melhor que no livro anterior, mas ainda não é o assassino 'macho' que era no início da trilogia.
Cahil, por fim, ficou absolutamente péssimo, inconstante ao máximo e não fazia muito sentido. Eu gostava tanto dele no segundo livro, é uma pena que a autora o tenha transformado em uma tentativa fraca de vilão.


Capa, Diagramação e Escrita: Eu gosto muito dessa capa! A cor azul é bonita e a imagem tem pequenos detalhes, como os animais de vidro, que combinam perfeitamente com a história. A escrita da Maria não está tão boa quanto nos dois volumes anteriores, mas ainda conseguiu me prender.

Concluindo: Yelena foi se tornando uma personagem cada vez mais fraca e inconsistente ao longo da trilogia, a trama tinha alguns buracos e se tornou meio repetitiva, mas ainda assim eu gostei mais desse livro que de Estudos sobre Magia e acho que foi uma conclusão satisfatória para uma trilogia divertida.

Quotes:
Nada como ter um mandado para sua execução para motivar uma garota.
Há sempre outra tempestade. É como o mundo funciona. Tempestades de neve, de chuva, de vento, de areia, de fogo. Algumas são ferozes e outras são pequenas. Você tem que lidar com cada uma separadamente, mas você precisa prestar atenção no que estará se formando amanhã.
Classificação:
Quer escolher a próxima resenha? É só clicar lá em cima em "Resenhas" e escolher um dos livros da lista!