Resenha - Estudos sobre Magia

Resenha feita pela Luh!  
Título: Estudos sobre Magia
Título Original: Magic Study
Série: As Lendas de Yelena Zaltana (#2)
Autora: Maria V. Snyder
Editora: Harlequin
Páginas: 414
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva

A sequência, apesar de não ser tão boa quanto o primeiro livro, apresenta um ambiente completamente diferente e novos personagens peculiares e divertidos.
Nota: Essa resenha não contém spoilers de nenhum livro da série. Confira também a resenha do primeiro volume, Estudos sobre Veneno.

Sinopse: Uma lição sobre lealdade. Traição em família, um poderoso assassino serial à solta e a iminência de uma crise diplomática ameaçam a vida de Yelena. Os conflitos em Ixia a obrigam a voltar para Sitia, onde nasceu. Porém, o reencontro com seu clã, do qual estava separada desde que fora sequestrada por Mogkan aos 6 anos de idade, torna-se insípido devido às acusações, por parte de seu irmão, de que ela seria uma espiã. Ao ser levada para a Cidadela, local em que os magos passam Ensinamentos místicos, Yelena começa a desenvolver sua magia. Logo descobre que seus poderes são maiores do que imaginava, talvez raros. Seria ela uma Descobridora de Almas? 

A Trama: A história se inicia poucas semanas após o trecho onde termina Estudos sobre Veneno, mas parece que entrei em um livro completamente diferente. O cenário muda, a grande maioria dos personagens antigos fica para trás e o leitor é introduzido a um mundo completamente novo, cheio de magia e perigos.

O livro seguiu a mesma linha de Estudos sobre Veneno, balanceando ação, aventura, romance e magia, e durante os primeiros 3/4 do livro tudo estava ótimo e eu estava amando. Então, repentinamente, a qualidade do livro começa a cair. Eu senti como se estivesse lendo uma repetição disfarçada da trama de Estudos sobre Veneno, sendo que isso era totalmente desnecessário, porque este livro já estava com uma trama muito interessante.
Devo admitir que fiquei um pouco decepcionada, o livro poderia ter sido muito melhor se o final fosse diferente, mas no geral ainda foi uma leitura envolvente e eu gostei da história.

O ProtagonistaYelena continua com sua personalidade cativante e eu a adoro como protagonista, mas ela passou por algumas mudanças significativas. A necessidade da protagonista de propositalmente entrar em situações perigosas e tentar salvar a todos sozinha ficou um pouco repetitiva e eu esperava que ela tivesse amadurecido um pouco mais. Por outro lado, foi bom ver Yelena descobrindo mais sobre sua magia e ela está muito mais alegre nesse volume da trilogia.

Os Personagens Secundários: Não sei por onde começar aqui, são tantos novos personagens que é preciso tomar cuidado para não se confundir. Alguns dos personagens de Estudos sobre Magia aparecem nas últimas 100 páginas do livro, mas eles me decepcionaram um pouco, principalmente Valek, que parece ter perdido seu "brilho".
Os personagens novos são bem diferentes e eu adorei alguns e odiei outros. Os pais de Yelena são muito fofos e tinha vontade de abraçá-los, mas o irmão da garota me deixou com muita raiva (e as ações dele pareciam não ter justificativa plausível). Kiki, a égua, foi a melhor personagem do livro e eu espero que ela apareça ainda mais no último volume. As crianças também eram todas fofas e inteligentes, elas mostraram um contraste interessante entre Ixia (a cidade militar) e Sitia (a cidade dos magos). Cahil parecia ser um personagem legal na primeira metade do livro, depois ele fica inconsistente demais.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa ainda não é minha capa predileta para Estudos sobre Magia, mas ela é melhor que a primeira. A escrita da autora continua envolvente e simples, tornando a leitura mais fácil e rápida.

Concluindo: Temos um pouco mais de ação e drama, a magia tornou a história mais interessante, mas no geral não foi tão bom quanto o primeiro volume. Estou ansiosa pelo terceiro livro e espero que Valek volte com sua personalidade encantadora.

Quotes:
Eu dei três passos e estava aninhada em seus braços, onde eu pertencia. Nenhuma confusão aqui. Nenhuma preocupação aqui. Nenhum problema aqui.
"Ela pensou que eu poderia te ajudar de alguma maneira. Ao invés disso, eu tentei -"
"Me matar? Você pode entrar para o clube 'Eu quero matar Yelena'. Eu ouvi dizer que ele tem seis membros firmes. Valek é o presidente, já que ele quis me matar duas vezes."
Classificação:
Quer escolher a próxima resenha? É só clicar lá em cima em "Resenhas" e escolher um dos livros da lista!