Resenha - Legend

Resenha feita pela Luh!  
Título: Legend
Série: Legend (#1)
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Páginas: 256
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva

Uma distopia incrível e muito emocionante.

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. 

A Trama: Legend conta a história de Day e June, duas pessoas com vidas completamente opostas. Day é um garoto de apenas 15 anos, mas passou 5 destes sendo um criminoso, fugindo de qualquer autoridade e vivendo em lugares abandonados. June é uma menina muito inteligente que também tem 15 anos, mas ela nasceu em uma família rica e é considerada um prodígio.
No início do livro acompanhamos um pouquinho da vida de cada um, em capítulos alternados, e é difícil imaginar como duas crianças tão diferentes poderiam se conhecer.
O ritmo do livro é rápido e a autora vai direto ao ponto, é necessário prestar um pouco de atenção nos detalhes. A trama me prendeu desde o início e eu torcia por Day e ficava revoltada com o sistema corrupto do país. Apesar de ter me entretido muito, a trama é um pouco previsível, o governo distópico poderia ter sido um pouquinho melhor e é  difícil acreditar que um garoto de 15 anos é o criminoso mais procurado do país.
A ação vai progredindo conforme o avanço da história, no início o livro é um pouquinho mais "parado", mas nas últimas 100 páginas fica mais interessante e o final me deixou muito ansiosa por Prodigy, o segundo volume da série.


Os ProtagonistasÉ fácil gostar de Day desde o início, ele é um garoto divertido, independente, justo e leal. Apesar de viver em condições deploráveis, a vida de Day não é tão ruim e eu simpatizei com ele, foi muito interessante ver o desenvolvimento do personagem ao longo da trama e conhecer um pouco mais de sua história.
June foi o contrário, eu não consegui gostar dela na primeira metade do livro. A garota era cruel, seguia ordens sem questionar, sua única preocupação era ser um bom soldado e eu tinha vontade de gritar "Acorde e olhe em volta". O bom é que eu fui conhecendo June melhor e gostando mais dela a cada página e, apesar de ainda preferir Day, ao fim do livro ela se tornou uma personagem muito mais carismática.

Os Personagens Secundários: Tess, a melhor amiga (quase irmã) de Day, é uma garotinha encantadora que se importa muito com as pessoas e eu desenvolvi um sentimento maternal por ela, torcendo para que nada ruim acontecesse.
Metias foi um pouco estranho. No início ele parecia ser um cara legal, mas conforme o desenvolvimento do livro ele foi se transformando em uma pessoa desprezível e eu acho que essa transição aconteceu rápido demais, não foi um personagem muito bem construído.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu adoro a capa brilhante e gostei do nome, apesar de preferir que tivessem traduzido para português. Eu ainda não vi a edição da Prumo, mas preciso comentar que no hardcover cada capítulo alterna entre uma fonte dourada e uma azul escuro, representando Day e June. A Marie escreve muito bem e consegue transmitir com clareza os sentimentos de seus personagens, a escrita me prendia tanto que era difícil parar a leitura.

Concluindo: A trama é fascinante, os personagens são carismáticos e a escrita prende o leitor. A trama poderia ser um pouquinho mais forte, mas minha única reclamação é que acabou muito rápido. 

Quotes:
June nunca me pareceu tão bonita quanto agora, sem adornos e honesta, vulnerável e ainda assim invencível.
Eles nunca descobriram o culpado e eu nunca me entreguei. Afinal, não haviam evidências. Eu havia cometido meu primeiro crime perfeito. Minha mãe costumava ter esperanças que eu um dia seria melhor que minhas raízes humildes. Seria alguém bem sucedido, talvez até famoso. Eu definitivamente sou famoso, mas não acho que é nesse tipo de fama que ela estava pensando.
Classificação:
Quer escolher a próxima resenha? É só clicar lá em cima em "Resenhas" e escolher um dos livros da lista!