Terça do Top #16

Top 10 Livros que Fizeram Sucesso nos EUA...


... mas aqui ninguém conhece!

Não estou dizendo que realmente ninguém conhece os livros, mas que eles deveriam ser mais populares e por alguma razão os leitores nacionais não concordaram com os leitores americanos nesse aspecto.
Para escolher os livros de hoje, levei em consideração outros do mesmo estilo e notei que alguns chegam a 10 mil leitores, enquanto os livros do Top ficam entre 200 e 700. As razões variam muito, pouca divulgação, pouco espaço nas livrarias, ou até um preço mais caro.

Graceling - Kristin Cashore (170 Skoob/ 84mil Goodreads)
A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes: um azul e outro verde. Esta peculiaridade não ressalta apenas a beleza da jovem, mas também a marca de um verdadeiro graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentes nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único: ela possui a habilidade de lutar e matar. Por causa disto, é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o seu próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria, a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade.


Uma série que costuma fazer bastante sucesso por misturar ação e fantasia na medida certa, acredito que o que barrou seu sucesso no Brasil foi o preço um pouquinho salgado.

A Resposta/ The Help - Kathryn Stockett (215 Skoob/ 560mil Goodreads)
Eugenia Skeeter Phelan acabou de se graduar na faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora, mas encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Porém, o único emprego que consegue é como colunista de dicas domésticas do jornal local. É assim que ela se aproxima de Aibellen, a empregada de uma de suas amigas. Em contanto com ela, Skeeter começa a se lembrar da negra que a criou e, aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, tem uma ideia perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas. 

É fácil notar pelo número de leitores do Goodreads que esse livro é um grande sucesso pelo mundo, não entendo porque não tem tão poucos leitores por aqui.

A Descoberta das Bruxas/ A Discovery of Witches - Deborah Harkness (225 Skoob/ 62mil Goodreads)
A respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito escondido há séculos, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando. O manuscrito, redigido pelo alquimista Elias Ashmole, é encontrado por Diana na biblioteca em que pesquisa. Ao tocar o livro, ela sente uma atração irresistível por ele, algo poderosamente mágico, que a faz levá-lo para casa. O que ela não imagina é que o manuscrito é procurado há anos, e cobiçado por seres que ultrapassam a esfera humana, como demônios e vampiros.

Quando comecei a prestar atenção nesse livro, me surpreendi com a quantidade de pessoas que o listaram como um de seus favoritos. É fácil saber porque ninguém por aqui conhece A Descoberta das Bruxas: o valor é um pouco acima do esperado.


O Jogo do Exterminador / Ender's Game - Orson Scott Card (280 Skoob/ 310mil Goodreads)
No romance, Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra. Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência. 

Eu só descobri agora que esse livro tem uma versão brasileira! Um clássico da ficção científica, O Jogo do Exterminador tem uma combinação péssima de editora desconhecida, capa feia e livro antigo. É uma pena, realmente.

A Guardiã da minha Irmã / My Sister's Keeper - Jodi Picoult (410 Skoob/ 333mil Goodreads)
Concebida por meio de uma fertilização in vitro, Anna foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar seu rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo.



Um livro muito emocionante que já tem até filme, eu não entendo porque ele não é mais conhecido. A história é linda e eu recomendo!

Extremamente Alto & Incrivelmente Perto / Extremely Loud and Incredibly Close - Jonathan Safran Foer (460 Skoob/ 123mil Goodreads)
Nunca é possível reconhecer o último momento de felicidade que antecede uma tragédia. Seja ela o ataque às torres do World Trade Center, seja o cruel bombardeio aliado sobre Dresden, que arrasou a cidade e a população civil da histórica cidade alemã na Segunda Guerra Mundial. Portanto, dificilmente há tempo de verbalizar o amor que se sente pelas pessoas próximas que, por um golpe do destino, tornam-se distantes. Esta constatação e os dois acontecimentos históricos guiam 'Extremamente alto & incrivelmente perto'. O principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center, que estava no local da tragédia por um mero acaso - uma reunião no Windows of the World, o restaurante no último andar de uma das torres. A dor de Oskar não vem só da perda, mas do fato de julgar ser o único a ouvir as últimas palavras emitidas pelo pai, deixadas numa secretária eletrônica. 

Ainda não li este livro e nem vi o filme (que tem o mesmo nome), mas já ouvi muitas críticas boas e acredito que ele tenha o mesmo problema do livro acima, mesmo que eu não saiba qual é.
Química Perfeita / Perfect Chemistry - Simone Elkeles (460 Skoob/ 45mil Goodreads)
Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?


A capa brasileira é muito mais bonita que a americana, mas nem isso convenceu o público nacional. Acredito que esse livro precisa apenas de um pouco mais de divulgação, porque a autora é ótima.

A Irmã de Ana Bolena/ The Other Boleyn Girl - Philippa Gregory (610 Skoob/ 183mil Goodreads)
Aos 14 anos, a inocente Maria Bolena, su irmã mais nova, Ana, e o irmão George chegam à corte. À época, as grandes famílias aristocratas habitavam os arredores do palácio real e ter uma mulher de sua prole nas proximidades do leito do soberano era garantia de ascensão social. A doçura e beleza de Maria chamam a atenção do rei Henrique VIII. Como nova amante de Henrique VIII sua aventura amorosa é incentivada pelos irmãos. A conspiração da família, no entanto, sofre uma reviravolta e Maria precisa declinar de seu sonho e amor em nome de sua melhor amiga e rival - Ana.

Um dos meus romances prediletos, escrito por uma autora genial, eu sei que tudo o que espanta os leitores é o preço do livro e, talvez, seu tamanho. Ainda assim, leitura mais que recomendada, valeu cada centavo do meu dinheiro.

Belezas Perigosas / A Great and Terrible Beauty - Libba Bray (640 Skoob/ 80mil Goodreads)
Ela não tem os mesmos modos impecáveis de outras moças. Muito menos a graça e a desfaçatez para mentir em nome da Inglaterra. Gemma Doyle é tão - somente a herdeira de um dom sobrenatural – visões do futuro que têm o desconfortável hábito de se tornarem realidade. Em Belezas perigosas, os leitores são apresentados a esta jovem protagonista, mandada para a Academia Spence, uma tradicional escola para moças, depois da tragédia que se abateu sobre sua família. Gemma vive sob o signo da culpa e da solidão, mas procura ouvir seus desejos e não se curva ante à repressão de uma época em que as moças eram treinadas apenas para conseguir um "bom" casamento. Mas é justamente em Spence que os poderes sobrenaturais de Gemma se revelarão, envolvendo as garotas mais poderosas da escola e levando-a a descobrir a ligação de sua mãe com um grupo muito antigo e misterioso conhecido como a Ordem.

Uma trilogia de peso, Belezas Perigosas tem tudo o que precisaria para se tornar um sucesso: Uma boa trama, uma autora inteligente e uma capa bonita. Novamente, o problema aqui foi o preço.

Correr ou Morrer / The Maze Runner - James Dashner (1040 Skoob/ 62mil Goodreads)

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 


Em primeiro lugar, V & R está de parabéns pela capa maravilhosa, muito melhor que a original. Eu acredito que se o preço baixar um pouquinho e o livro for mais divulgado, Correr ou Morrer ainda tem o potencial para ser um sucesso no Brasil!