Resenha - As Vantagens de Ser Invisível

Resenha feita pela Beatriz!  
Título: As Vantagens de Ser Invisível
Título Original: The Perks Of Being a Wallflower
Livro Único.
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Ano: 2007
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva

Tente descrever a sensação de se sentir infinito. É o que eu sinto ao tentar descrever esse livro.

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

A Trama: Esse é o problema em tentar descrever um livro que você ama tanto: faltam palavras. Como diz a sinopse, o livro é a reunião de várias cartas feitas para um "Querido Amigo" por Charlie na década de 90, um adolescente de 15 anos prestes a enfrentar seu primeiro ano no ensino médio, (já me identifiquei totalmente *-*). Mas depois que seu amigo Michael morreu tudo pareceu ficar mais difícil, inclusive o conselho de seu psicólogo, se enturmar. Charlie se encontra sozinho, sem ninguém para lhe ajudar a compreender a vida e a passar por momentos difíceis, seu único amigo é o professor de inglês que o recomenda alguns livros.
Contudo, certo dia Charlie decide ir para um jogo de futebol americano da escola e lá conhece um torcedor fanático, Patrick. Ele lhe apresenta sua irmã, Sam, ambos tem 18 anos e estão prestes a entrar para a faculdade. Os irmãos criam um vínculo com Charlie e juntos vivem momentos cuja grandeza são eles que vão definir e o protagonista começa a descobrir um mundo de aventuras e surpresas, de problemas e discussões. Unido aos novos amigos, Charlie começa a desvendar um lado novo da vida. Parece aquela velha história, mas desde o começo do livro percebi que ia me surpreender muito e no final decidi que esse foi um dos melhores livros que já li. O livro mudou um pouco meu jeito de pensar e me mostrou que é possível descrever certas coisas de uma maneira simples que antes imaginava não existir.

Eu realmente não tenho palavras que consigam transmitir tudo o que eu senti lendo o livro. Os problemas que Charlie passa com sua família, as primeiras descobertas que muitas pessoas já viveram quando tinham sua idade e o melhor são os pequenos detalhes. Percebemos que Charlie é diferente, que ser "invisível" o fez pensar com mais amplitude que todos, amadurecer mais rápido e no fundo desejar que cada pessoa seja feliz e aos poucos ele tenta ser também.


O Protagonista: Não queria exagerar, mas Charlie consegue te conquistar e te prender na vida dele de um jeito que eu o considero um dos melhores protagonistas que tive o prazer de conhecer! Seu jeito de enxergar o mundo e as pessoas a sua volta é surpreendente e detalhista, ele realmente quer ser um bom amigo mesmo para aqueles que ele ainda não conhece ou perdeu contato na infância. E apesar de tudo, continua sendo um humano real, ele é aquele seu lado que só você conhece, ele tem todos os pensamentos que você sente quando está sozinho ou naquele momento antes de dormir em que você pensa em várias coisas. Charlie conseguiu pôr nas suas cartas um pouco de tudo que passou e o que sente em relação a isso. É difícil descrever o protagonista por ele ser aquela parte de mim que às vezes nem eu mesma consigo entender e é por isso que acho que muitos vão se identificar! Eu me pegava imaginando que já conversei com Charlie uma vez , por ele ser tão cativante que você deseja tê-lo como amigo.


Os Personagens Secundários: Pense nos seus amigos e na sua família. Eu consegui encontrar um pouco de cada um deles nos personagens! Ao começar por Sam, que fez Charlie lutar para não se apaixonar por ela. Sam é do tipo "viva loucamente sem se preocupar com o amanhã", mas foi uma ótima amiga, além de ser cativante por podermos conhecê-la muito bem. E isso foi uma das coisas que mais me surpreendeu no livro, mesmo sendo pequeno, ele nos mostra os personagens com calma e no final nos sentimos próximos de cada um deles. Patrick também teve seu brilho próprio por ser... diferente. Ele complementava os conselhos de Sam para Charlie, além ser muito engraçado e me fez rir alto em vários trechos. Também o conhecemos bem, os seus desejos e seus planos para o futuro.
Mesmo Sam e Patrick sendo os que mais conhecemos por serem os amigos próximos de Charlie, ainda temos os membros da complicada família dele. Charlie consegue nos apresentar seus pais, irmãos, primos, avós de um jeito que eu acabei associando cada um com minha própria família por serem reais, seres humanos feitos de sonhos e defeitos.

Capa, Diagramação e Escrita: Apesar de a história ser uma perfeição, a editora errou feio em usar a capa do filme no livro, pois eu prefiro a original, mas eu gostei do tom de verde escolhido. E importante, eu aconselho não assistir ao filme sem ter lido ainda, pois o livro passa uma sensação de "primeiros momentos" e assistindo ao filme antes isso pode ser perdido! A diagramação é simples e eu achei que as letras têm um tamanho ótimo, mas não é isso que mais chama a atenção no livro. Às vezes eu me esquecia de que o autor não era realmente o Charlie de tão impressionante que é a narrativa. Eu li com muita calma, primeiro por que eu não queria que o livro acabasse e segundo por que eu queria aproveitar cada detalhe. Stephen tem uma escrita INCRIVÉL, por várias vezes eu sentia que Charlie estava falando comigo só pelo jeito que o autor escreve em primeira pessoa pela visão de Charlie. Só lendo para vocês entenderem <3
 
Concluindo: Desde que eu fiquei sabendo da existência do livro, ele se tornou meu favorito e eu recomendo a todos que já passaram do colégio para relembrarem o que sentiam na época, para todos que estão no colegial ou indo para ele. Só estejam preparados, pois o livro aborda temas como drogas e sexualidade na visão de um jovem onde tudo é novo, inclusive ter amigos.
Tenho vontade de escrever o livro inteiro nos quotes, pois amei tudo! Sem contar as ótimas citações de livros e músicas.


Quotes:

Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece.

Depois, eu me virei, fui para o meu quarto, fechei a porta e coloquei minha cabeça no travesseiro. Deixei que o silêncio colocasse as coisas no seu devido lugar.
Classificação: