Resenha - Exclusivo

Resenha feita pela Mari!  
Título: Exclusivo
Título Original: Private
Série: Exclusivo

1- Exclusivo
2- Só Para Convidados (2010)
3- Intocáveis (2012)
4- Confessions (2007 US)
(...)
13- Ominous (2011 US)
14- Vengeance (2011 US)
Autora: Kate Brian
Editora: Galera Record
Páginas: 271
Ano: 2009
Saiba mais: Skoob
Comprar: Americanas // Submarino

Sinopse: No primeiro volume, conhecemos Reed, a garota nova da vez na Academia Easton. Bolsista, ela acredita que será muito difícil se adaptar ao colégio, que reúne jovens ricos e sofisticados. Mas tudo muda quando ela conhece as Meninas do Alojamento Billings. As mais populares e belas do campus, elas podem representar o passe para tudo que um colégio particular e exclusivo tem a oferecer: festas às escondidas, garotos lindos, roupas de grife... e segredos terríveis. Reed terá de pesar até onde está disposta a ir em nome da popularidade. 

A Trama: Reed sempre teve aquela vidinha pacata que uma cidade pequena e uma escola pública podem oferecer, mas conformismo nunca foi o forte dela, agora Reed conseguiu uma chance de estudar na Academia Easton e está disposta a todos os sacrifícios, mentiras e segredos que serão necessários para se encaixar. Um mundo novo esperando para ser descoberto e a garota vai se jogar de cabeça.
Vi muitas resenhas falando sobre como Exclusivo é parecido com Gossip Girl e ele me lembrou até um pouquinho de The Lying Game, mas achei a protagonista meio previsível. É uma leitura gostosa e surpreendente mas não diria que é a melhor de todas.
Tem um enredo forte e consegue prender a atenção do começo ao fim, mas às vezes parece meio confuso, são muitos personagens secundários o que acaba dificultando um pouco o desenrolar da história, além disso as garotas Bilings me pareceram simplesmente esnobes e desinteressantes.

A Protagonista: Reed é a única protagonista (e narradora) e talvez por isso o livro tenha me decepcionado um pouco, a garota é muito confusa, não tem uma personalidade forte, não é decidida, é simplesmente normal. No começo da história ela age como se estivesse disposta a tudo para se enturmar, mas quando as oportunidades começam a aparecer ela simplesmente escolhe fazer 'o que é certo'.
Outro motivo para meu desapontamento foi que ultimamente tenho lido muitos livros com mais de uma versão de narradores e acho que isso dá um toque muito interessante em todos eles.
Os segredos e mentiras também não são lá muito surpreendentes, não é um daqueles livros que te deixa de boca aberta no meio da leitura, além disso muita coisa no livro não faz nenhum sentido, espero que esse segundo volume explique todo esse drama.

Personagens Secundários: Eu amo personagens secundários, quanto mais melhor, porém eles tem que ser bem trabalhados, muitas vezes durante a leitura eu lia o nome de um personagem secundário e não tinha certeza sobre quem era...
As garotas do alojamento Bilings são as que mais aparecem porém entre Taylor, Kiran, Noelle e Ariana você acaba conhecendo pouco delas, Noelle é a líder e todos obedecem a ela, parece até que a escola inteira gira ao seu redor, mas é tudo que sabemos dela.
Ariana é estudiosa, focada e parece até não se encaixar no perfil das Bilings, mas o que o dinheiro não compra nos dias de hoje? Tudo que consigo pensar sobre Kiran é que a garota é uma modelo... Já Taylor parece uma boa amiga quando está longe das outras Bilings, é estudiosa e ajuda a todas.
O namorado de Reed é Thomas, mas desde o começo da história conseguimos perceber que o garoto não presta, só a protagonista não viu isso...

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é linda, mostra exatamente como uma garota Biling deve parecer, uniformizada e com muita classe.
Uma leitura fácil e prazerosa, levei bem pouco tempo para ler o livro, não percebi nenhum erro e achei legal os capítulos terem cada um seu título.
O que não agrada muito foi os milhões de travessões, mas são necessários, e a letra também poderia ser um pouquinho maior.

ConcluindoEspero que o segundo volume seja muito melhor, não que esse seja fraco mas tinha potencial para ser ótimo, a decepção foi que adiantei esse livro na minha listinha esperando uma leitura bem mais forte. Porém, tenho a impressão de que essa série ainda vai me surpreender muito. Em resumo: vale a pena, mas nem se compara aos tantos outros.
Classificação: