Resenha - Algemas de Seda

Resenha feita pela Maay!  
Título: Algemas de Seda
Título Original: Jake & Mimi
Livro Único.
Autor: Frank Baldwin
Editora: Geração
Páginas: 320
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva

Um livro que, ao que parece, foi escrito apenas para ser publicado. 

Sinopse: Mimi Lessing está noiva do homem que ama, quando seu colega de trabalho, o irresistível Jake Teller, desperta a sua curiosidade e interesse. Disposto a seduzi-la, Jake a convida a assistir, sem ser vista, aos jogos eróticos dele com suas parceiras, a quem leva ao êxtase sexual por meio da dor. Então, as mulheres com quem Jake dormiu começam a ser assassinadas, e a própria Mimi desaparece. Homens e mulheres não deixarão a leitura deste thriller erótico e absorvente até a última página, para a qual se caminha num clima de sensualidade e suspense eletrizantes.

A Trama: Eu poderia dizer que Mimi e Jake se conhecem na empresa, ele começa a seduzi-la e ela vai indo na onda, sem saber que enquanto isso é observada o tempo todo por um perseguidor... E seria verdade. Só que eu nutriria expectativas faltas. 
Ela é, de fato, perseguida. Mas esse perseguidor fica meio deslocado até as últimas páginas. Ele realmente a seduz, só que também é só nas últimas páginas que isso passa de meros convites para assisti-lo com outras mulheres, para faíscas de um relacionamento entre os dois.
A ideia da sinopse tinha tudo para fazer uma bela história, se o autor soubesse aproveitar isso. Sabe aquela sensação de que falta alguma coisa? Aqui são várias coisas que faltam.


Os ProtagonistasMimi parece a garota certinha que passa a ser corrompida pelo sedutor Jake. Jake é o cara que supostamente possui algum fantasma do passado que o levou à prática do sadomasoquismo.
O problema é o seguinte: faltou aprofundamento. Nós conhecemos um pouco do passado dos personagens, um pouco do presente, sabemos com quem se relacionam... e só. Senti como se não os conhecesse realmente. Na minha opinião, ficou tudo muito superficial.

Os Personagens Secundários: Há o perseguidor de Mimi, que apesar de ser óbvia sua identidade desde as primeiras páginas, prefiro manter o "suspense". E as conquistas de Jake, o noivo esquecido de Mimi, o chefe deles e os amigos dos dois... Nenhum desses personagens é relevante para a evolução da trama. Parecem que estão ali só pra “fazer volume”, sabe? 

Capa, Diagramação e Escrita: Agora o ponto parcialmente positivo do livro. A capa e a diagramação são perfeitas, e quanto a isso, só devo elogios à Geração pelo trabalho. A capa é super simples, mas chama a atenção pelas cores fortes. E o que achei de extremo bom gosto são os detalhes nas páginas. O número está na lateral, e abaixo deles há uma faixa de seda esvoaçante. Lindo, muito delicado e por mais que seja pequeno, dá aquele charme.
A escrita é boa. Isso tenho de admitir. Sem expressões excessivamente repetidas (como a deusa interior de Ana, em 50 Tons de Cinza, haha. Impossível não comparar). Porém, aqui vai o parcialmente, a narrativa confunde um pouco. É feita em primeira pessoa, alternando entre Jake, Mimi e o maluco que a segue. Não preciso nem dizer que até a gente descobrir quem está narrando, tem que voltar tudo e ler outra vez pra entender.

Concluindo: Tenho três observações que justificam por quê "a história de Jake e Mimi" não me conquistou. Primeiro, a sinopse promete um suspense. Porém, tirando pequenos trechos do perseguidor de Mimi, esse suspense tem início de verdade, a menos de 50 páginas do final da história. Depois disso, tudo se resolve muito rápido e fácil. Segundo, ou Jake é um verdadeiro gênio ou não sei o que passava pela cabeça do autor quando o deixou descobrir em uma página e meia a identidade do cara que sequestra Mimi. E por fim, a narrativa. O troca-troca de foco me incomodou muito, como já disse.
Agora, minha última observação. Na capa vemos a promessa de um livro mais intenso que 50 Tons. Sinceramente? Afora a escrita (que tenho de admitir, é infinitamente melhor que o amadorismo de E. L. James), sou mais 50 Tons. A história é mais envolvente, e há uma história. Não é só uma sucessão de mulheres estranhas dominadas por um desconhecido. Agora, para quem busca apenas o lado erótico, o nível é mais ou menos o mesmo. 

Quotes:
"Os homens veem garotas decentes e querem destruí-las. Eles não conseguem evitar."

"Nós pecamos com plena consciência de que estamos pecando."
Classificação: