Resenha - A Aprendiz

Resenha feita pela Luh!  
Título: A Aprendiz
Título Original: The Novice
Série: Mago Negro
1- O Clã dos Magos (2012)
2- A Aprendiz (2012)
3- O Lorde Supremo (2013)
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // FNAC // Amazon Kindle

Uma sequência eletrizante e divertida, mas que aborda diversos temas importantes.
Nota: Essa resenha tem spoilers de O Clã dos Magos, primeiro livro da série.

Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

A Trama:  A trama inicia pouco tempo após o término do livro anterior, com Sonea fazendo o juramento dos magos e inciando seu treinamento com os outros aprendizes. Felizmente, A Aprendiz tem um ritmo mais rápido e dinâmico que o primeiro livro, o que tornou a leitura mais fácil e agradável.
O foco dessa vez é no treinamento de Sonea e no bullying (agressão física e verbal) que a garota sofre de seus colegas. Algumas partes da trama, vou admitir, são tão tristes que eu quase quis parar de ler. Os professores e outros adultos da Universidade dos magos parecem ignorar as 'brincadeiras' que a garota sofre recebe, não sei se por negligência ou deliberadamente, já que Sonea é uma 'favelada'. Ainda assim, é impossível não ser sugado pelos acontecimentos e eu me via grudada no livro, torcendo intensamente para que a situação da garota melhorasse um pouco.
A trama se divide em duas e temos um novo protagonista, Dannyl, que começa uma viagem por todo o reino de Kyralia. Apesar de essa nova trama não ter me prendido tanto quanto a de Sonea, não deixa de ser muito interessante por termos a oportunidade de conhecer melhor o universo criado por Trudi Canavan e sermos apresentados a personagens muito peculiares.

Para os que ainda não leram A Aprendiz, uma dica é que confiram o mapa que se encontra no final do livro, pois ele ajuda bastante o leitor a entender onde Dannyl está indo a cada nova viagem. Não vemos mais as favelas e, portanto, não existem mais palavras escritas propositalmente errado, mas A Aprendiz aborda novos temas interessantes como o bullying e a homofobia, o que só enriquece a história.

Os Protagonistas: Sonea evoluiu e se tornou uma protagonista muito agradável, seus poderes foram crescendo bastante ao longo da trama, assim como seu conhecimento, tornando-a uma aprendiz excelente. O único ponto que me irrita um pouquinho, apesar de eu entender sua necessidade, é que a  garota parece nunca ter uma 'folga', sempre surgem novos problemas e situações difíceis que a envolvam. Gostei de ver Sonea se tornando uma jovem calma e madura, que pensa antes de agir e se esforça para atingir seus objetivos, sem tentar tirar vantagem das situações.
Dannyl foi provavelmente o personagem que mais evoluiu ao longo da série. No primeiro livro ele parecia ser bem jovem (com vinte e poucos anos), sempre agindo impulsivamente e fazendo piadinhas que tornavam o clima mais divertido. Agora é possível vê-lo amadurecer muito, tornando-se um adulto curioso, porém responsável, apesar de não ser mais tão divertido.

Os Personagens Secundários: Rothen não aparece muito nesse volume, o que me deixou triste pois gostava bastante do personagem. Regin é um ótimo antagonista, tornando-se quase um psicopata com sua obsessão em perseguir e atormentar a protagonista, e consigo pensar poucos personagens que tenham me deixado tão brava. Nesse livro também conhecemos um pouco mais sobre Akkarin e Lorlen, os magos mais fortes do Clã, e me surpreendi por ter adorado a personalidade de ambos.
Em geral os personagens secundários são bem construídos, mas alguns (como Porin, amigo de Sonea) aparecem apenas por algumas páginas, para cumprir algum papel, e não são mais mencionados, o que me deixou com uma sensação de incompletude.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa segue o mesmo padrão da primeira e eu gostei de cada uma ser baseada em uma cor diferente. A diagramação do livro é simples, com a fonte em tamanho ideal e um título diferente no início de cada capítulo. Ainda encontrei alguns erros gramaticais, mas não tantos quanto no primeiro volume da série.
Trudi sabe envolver o leitor e sua escrita é gostosa de ler, o único problema é que o livro tem muitos narradores e eles às vezes trocam sem aviso, deixando o leitor meio perdido.

Concluindo: A Aprendiz é um pouco melhor que O Clã dos Magos, com um ritmo mais rápido que tornou leitura muito agradável, já que não houve a necessidade de tanta introdução e descrição de locais e personagens. Gostei muito do desenvolvimento dos protagonistas e da trama e mal posso esperar pelo último livro da série.

Quotes:
- Sonea - uma voz chamou de repente. - Olha o que eu guardei para você.
Os aprendizes se voltaram conforme uma figura familiar veio caminhando até a mesa segurando um prato. Regin sorriu e então empurrou o prato para a frente de Sonea. Ela ficou vermelha de raiva quando viu que ele estava coberto de cascas de pão e restos de comida.
- Regin completou de forma bem-sucedida as provas de meio de ano. - A voz normalmente severa de Jerrik tinha um indício de relutância. - Eu o transferi para a sala de vocês.
O estômago de Sonea revirou. Os magos ainda estavam falando, mas ela não conseguia se concentrar nas palavras. Sentiu o peito se comprimir, como se uma mão invisível tivesse se enrolado ao redor dela e a estivesse apertando.
Classificação: