Título: Tormenta
Título Original: Torment
Série: Fallen
1- Fallen (2010)
2- Tormenta
3- Paixão (2011)
4- Êxtase (2012)
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva
Não existe outra maneira de dizer: quase 400 páginas de pura chatice.
Pode conter alguns spoilers de Fallen!
Pode conter alguns spoilers de Fallen!
Sinopse: Quantas vidas você precisa viver antes de encontrar alguém que valha a pena morrer? Como consequência do que aconteceu na Sword & Cross, Luce foi escondida por seu namorado que é um anjo amaldiçoado, Daniel, em uma nova escola repleta de Nephilim, descendentes de anjos caídos e seres humanos. Daniel prometeu que ela estará segura aqui, protegida daqueles que querem matá-la. Na escola a Luce descobre o que as Sombras que a seguiram durante toda a sua vida significam – e como manipulá-las para ver dentro de suas outras vidas. Ainda assim, quanto mais a Luce aprende sobre si mesma, mais ela percebe que o passado é sua única chave para desbloquear seu futuro… e que Daniel não lhe disse tudo. E se a versão dele do passado não é bem como as coisas realmente aconteceram… e se a Luce era para estar realmente com outra pessoa?
A Trama: Infelizmente, o livro mal tem história para explicar. Parando no exato ponto que Fallen termina, Luce começa a viver em Shoreline, um colégio frequentado por Nephilins. Daniel continua sem querer contar nada e sua única explicação é insistir que Luce terá de descobrir tudo sozinha, (mesmo com resto do mundo a ajudando), inclusive sobre o pacto de 18 dias que os anjos fizeram com os demônios na intenção de esquecer diferenças e unir forças contra um inimigo maior, os Párias. Sendo assim, Luce começa a convocar os Anunciadores, sombras viscosas e nojentas que contém momentos passados distorcidos, distantes ou recentes, enquanto vagam pelo mundo. Eu imaginei amoebas pretas flutuantes.
Algo que me irritou deliberadamente foi a narração de dia após dia durante o tempo que a trégua durou, e em quase todos nada aconteceu, apenas briguinhas chatas entre Daniel e Luce e por motivos bobos, como se a autora quisesse dizer "Todos os casais brigam, até quando o garoto é um anjo". O pior de tudo é a falta de ligação entre romance e história, sobrando algo com pouca substância e acontecimentos sem razões aparentes. E assim como em Fallen, apenas no final as coisas melhoram um pouco, mas infelizmente nada em Tormenta conseguiu me convencer ou prender minha atenção.
A Protagonista: A insossa e indecisa Luce não mudou nem um pouco. Ela conseguiu me deixar nervosa a ponto de fechar o livro e dar um tempo na leitura. Sabe aquele tipo de protagonista sem sal nem tempero e que nada explica como todos os garotos começam a gostar dela?
A maioria das confusões e problemas foi por causa de sua teimosia em desobedecer ordens, mesmo com orientações e correndo risco de vida. Sua justificativa era querer provar "quem mandava nela". Além do mais, Luce, uma mera mortal, só tinha holofotes numa escola de Nephilins por causa do seu namorado anjinho. Ela também me incomodou com lamentações sobre como era terrível estar longe de Daniel, se o que tinham era verdadeiro ou só uma maldição, a falta que Penn fazia e por mais que odiasse sua antiga escola, Sword & Cross, não parava de questionar como as coisas estavam lá.
Os Personagens Secundários: Com a atenção toda para a insuportável Luce, não sobrou quase nada para dividir com os muitos outros.
Daniel foi uma incógnita para mim, mas combina perfeitamente com Luce, eles realmente se merecem (ironia). Pena que é um anjo e não pode morrer, ou eu mesma o mataria!
Shelby, assim como a maioria dos outros, não passou de alguém para preencher o espaço. Eu achei pouco engraçado seu jeito sarcástico e só não foi completamente banal por causa de um segredo que esconde de Luce.
Gostaria de dizer que Miles foi quem mais me agradou, mas ele não passou de uma marionete, parecia que estava lá só para Luce ter com quem conversar.
SPOILER (passe o mouse para ver): E como pode alguém começar amar intensamente uma pessoa chata em pouco mais de 2 semanas?
Mas admito que a parceria de Steven e Francesca me agradou. Um demônio e uma anja, respectivamente, trabalhando juntos como professores para não influenciar nenhum aluno Nephilim a escolher de que lado lutar.
Capa, Diagramação e Escrita: Eu gosto apenas do vestido da modelo e do jeito que seu cabelo cai em suas costas. Em relação a paisagem, o lado bom é que há alguma luz em comparação à capa escura de Fallen, mas ficou um tanto falsa e óbvio que foi feita por computador. A diagramação segue o padrão da série, com letras grandes, Concluindo: Foi uma leitura bastante forçada e incômoda, nada me cativa a continuar a série, exceto resenhar para vocês, seguidores lindos <3 Recomendo para quem leu Fallen evitar dor de cabeça e não continuar a ler, afinal são quatro volumes e em Tormenta nada de relevante é revelado.
Quotes:
- O bem é o mal não são tão preto e branco quanto você pensa - [...] - o que você acha do mal...bem, para meu pessoal é um simples problema de conotação.
Elas eram enormes, erguendo-se até três vezes a altura de Daniel, e se curvavam para o alto e para os lados como grandes velas brancas. Sua largura ampla absorvia a luz das estrelas produzindo um reflexo ainda mais intenso e conferindo às asas um brilho iridescente. [...] Mas ao longo das bordas cônicas, elas ficavam mais finas e cintilavam, parecendo quase translúcidas.