Resenha - Um Motim no Tempo

Resenha feita pela Luh!  
Título: Um Motim no Tempo
Título Original: A Mutiny in Time
Série: Infinity Ring
1- Um Motim no Tempo
2- Divide and Conquer (julho de 2013)
3- The Trap Door (2013 US)
4- Curso of Ancients (2013 US)
5- Cave of Wonders (2013 US)
Autor: James Dashner
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 240
Ano: 2013 (lançamento no início de abril)
Saiba mais: Skoob
Comprar: Travessa (Atualmente em Pré-Venda)

Uma série divertida e rápida com protagonistas interessantes e trama original!

Sinopse: Quando os melhores amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo - um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito -, eles acabam envolvidos numa guerra secreta que existe há muitos séculos e decidirá o futuro da humanidade. Recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta que existe desde Aristóteles, as crianças descobrem que a história havia saído desastrosamente de seu curso natural. Agora, Dak, Sera e Riq, o jovem guardião em treinamento, devem voltar no tempo para corrigir as Grandes Fraturas - e, no caminho, ainda salvar os pais de Dak.

A Trama: Dak e Sera vivem em uma sociedade futurística que é praticamente controlada por um grupo chamado SQ (ou Guardiões do Tempo). Nas primeiras 50 páginas, podemos conhecer os protagonistas, apesar de continuarmos sem saber praticamente nada sobre o passado deles, e descobrimos um pouco sobre o mundo atual, onde estão acontecendo catástrofes naturais constantemente. Um dia, Dak e Sera acabam conseguindo entrar no laboratório dos pais de Dak, que são cientistas malucos, e descobrem como fazer funcionar um dispositivo chamado Anel do Infinito, que seria capaz fazê-los viajar no tempo e espaço.

Vi algumas reclamações sobre o livro não construir tão bem o cenário e não detalhar muito a história da época e, após uma viagem ao passado, a trama fica mesmo meio apressada, mas é preciso lembrar que o público-alvo dessa série são crianças de doze anos, então é claro que o autor não pode demorar muito em detalhes. Apesar de já ter passado muito da idade ideal para a série, adorei o livro e estou ansiosa pelo próximo!

Os Protagonistas: Dak é um pouco infantil, ficando animado demais em certas ocasiões e fazendo comentários que não deveria, além de ter uma necessidade inexplicável de divulgar alguns fatos históricos "interessantes". Sera é uma garota mais séria, o que dá a impressão de que ela é mais velha, além de ser muito protetora astuta. Fica óbvio desde o início que Dak e Sera são extremamente inteligentes, prodígios reais, embora Sera goste mais de física e Dak seja apaixonado por história. Não há qualquer inclinação romântica entre os dois, a relação deles é completamente fraternal, apesar de não serem realmente irmãos.

Os Personagens Secundários: Riq é um garoto alguns anos mais velho que os protagonistas e é especialista em linguística, sendo fluente em dezesseis línguas diferentes. Após uma reviravolta na trama, Riq acaba viajando no tempo também e é muito engraçado vê-lo discutindo o tempo todo com Dak. Os Guardiões do Tempo não tem muitos personagens definidos, eles são vistos mais como uma organização malvada, apesar de serem comandados por uma mulher chamada Dama de Vermelho. Já os mocinhos, os Guardiões da História, pareciam ser bem dedicados e sérios.
Não foi uma boa ideia colocar nomes tão semelhantes nas duas organizações, eu as confundi diversas vezes.

Capa, Diagramação e Escrita: Gostei bastante da imagem da capa. A bússola é mais bonita que a da capa original e a cor de fundo deu um toque mais chamativo ao livro. Também adorei o nome, Um Motim no Tempo, que combinou perfeitamente com a trama.
Cada livro da série será escrito por um autor diferente e o autora da vez é o James Dashner, que também escreveu a série Maze Runner. A trama é leve e fluiu muito bem, é exatamente o tipo de história capaz de fazer uma criança gostar de ler.

Concluindo: A trama ainda precisa se desenvolver, mas gostei muito mais da história do que esperava. Dak e Sera formam um equilíbrio perfeito entre 'trabalho' e diversão e adorei o momento histórico que o autor escolheu para a viagem no tempo. Com suspense, ação e um pouquinho de comédia, Um Motim no Tempo é recomendado para pessoas de todas as idades.

Quotes:
 - O Anel do Infinito é um dispositivo que permite a viagem no tmepo - ela disse com a maior tranquilidade possível. - E eu sei qual é a peça faltante. Descobri como fazê-lo funcionar.
Pelo menos vinte pessoas haviam desviado sua atenção dos monitores de computador e das telas dos radares e equipamentos diversos para aplaudi-los. Todos eles exibiam sorrisos esperançosos no rosto, e pela primeira vez Dak sentiu a pressão da tarefa que tinha em mãos.
"Salvar o mundo. Não é nada demais, certo?"
Classificação: