Título: Entre o Agora e o Nunca
Título Original: The Edge of Never
Série: Entre o Agora e o Nunca
1- Entre o Agora e o Nunca
2- The Edge of Always (2013 US)
Autor: J. A. Redmerski
Editora: Suma de Letras
Páginas: 368
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Fnac
No geral é um livro ótimo, mas alguns detalhes me incomodaram.
Sinopse: Camryn Bennett é uma jovem de 20 anos que desistiu do amor desde que Ian, seu namorado, morreu num acidente de carro há um ano. Sua melhor amiga, Natalie, é a única capaz de animá-la. Mas a relação entre as duas fica abalada quando o namorado de Nat revela à Camryn que está apaixonado por ela. Perdida, sem saber o que fazer, Camryn vai para rodoviária e pega o primeiro ônibus interestadual, sem se importar com o destino. Com uma carteira, um celular e uma pequena bolsa com alguns itens indispensáveis, Camryn embarca para Idaho. Mas o que ela não esperava era conhecer Andrew Parrish, um jovem sedutor e misterioso, a caminho para visitar o pai, que está morrendo de câncer. Andrew se aproxima da companheira de viagem, primeiro para protegê-la, mas logo uma conexão irresistível se forma entre os dois.
A Trama: Já preciso avisar que o livro definitivamente não é próprio para menores e você não vai querer ler no ônibus, tem muitos palavrões e cenas de sexo bem gráficas.
Entre o Agora e o Nunca é maravilhoso. Com um tema tão simples para a trama - uma viagem - era de se esperar que não acontecesse muita coisa, mas gostei muito da história. O início tem um ritmo lento, vamos conhecendo Camryn, seus amigos e sua vida, mas foi uma introdução necessária e o cenário todo muda quando a protagonista resolve largar sua vida e pegar um ônibus para um lugar qualquer. Não demora muito para que Camryn conheça Andrew e uma história linda comece a se desenvolver.
Este também é um dos livros mais frustrantes que eu já li. Há um cena emocionante e apaixonada e, repentinamente, acontece algo que dá vontade de jogar o livro na parede. E então surge outra cena linda e o ciclo se repete. Entretanto, é uma daquelas frustrações gostosas que te deixam ansioso pra saber o que acontecerá em seguida e a autora realmente sabe escrever uma cena de sexo.
A trama vai muito além do romance e mostra o amadurecimento de Camryn e sua batalha para ser uma pessoa mais extrovertida e despreocupada. O final, apesar de muito bonito, foi extremamente clichê e pareceu apressado, mas estou ansiosa pra saber o que acontecerá no próximo livro.
Os Protagonistas: Uma palavra que definiria ambos é "clichê", mas são clichês que funcionam. Andrew é super gato, tem um tanquinho, toca violão e ainda é ótimo no sexo. O que realmente chamou minha atenção é que, além de ser divertido e carismático, ele é um personagem mais profundo, com diversos problemas que tenta esconder. Infelizmente, Andrew perdeu boa parte do encanto quando repentinamente se tornou um "dominador" que queria "possuir o corpo e alma" de Camryn. Achei essa relação meio BDSM completamente desnecessária e forçada.
Camryn é uma daquelas garotas lindas e inseguras que parecem não ter consciência da própria beleza. No início a insegurança da personagem me irritava bastante, mas foi interessante vê-la mudar e se abrir a novas experiências. Minhas partes prediletas do livro eram quando Cam fazia algo completamente inesperado e me surpreendia.
Os Personagens Secundários: Como o livro foca no casal principal, há pouco espaço para outros personagens e eles pareciam superficiais. Meus prediletos foram a família de Andrew, são todos ótimos e os amei, espero que apareçam mais no próximo livro!
Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é incrível, uma das melhores da minha estante. A falta de cores na imagem de fundo contrasta com o vermelho do título e amei a modelo. A letra é um pouquinho menor que o padrão e quando o livro trocava de narrador (ele é narrado do ponto de vista de Andrew e Camryn) havia no mínimo uma página em branco para deixar a mudança bem clara.
Estranhei muito a linguagem no início, é informal demais e, pra ser honesta, acho difícil alguém falar tantos palavrões, mas logo me acostumei e o tradutor fez um ótimo trabalho. J. A. Redmerski é muito talentosa, ela deu vozes bem diferentes aos protagonistas e soube transmitir cada um dos pensamentos de Camryn e manter o ar misterioso de Andrew.
Concluindo: Ainda não entendi como Camryn passou mais de um mês longe de casa, viajando sem rumo e gastando horrores no cartão de crédito, e sua mãe não parecia sequer perceber. Encontrei sim alguns defeitinhos, entretanto, quando se ignora aqueles pequenos detalhes e olha para o livro como um todo, a trama é maravilhosa e muito divertida, os personagens são carismáticos e sabem envolver o leitor. É um livro que eu recomendo, apesar de não ter entrado para os favoritos.
Quotes:
Os pais têm essa noção distorcida de que as pessoas com menos de 20 anos simplesmente não têm como saber o que é o amor, como se a idade para amar fosse determinada da mesma forma que a lei determina a idade para beber. Eles acham que o "crescimento emocional" da mente de um adolescente é subdesenvolvido demais para entender o amor, para saber se ele é "real" ou não.
O que é uma burrice total.
A verdade é que os adultos amam de formas diferentes, não da única forma certa.
- Acho que tive medo de ser eu mesma a maior parte da minha vida.
Sinto que estou fazendo tudo certo; pela primeira vez em muito tempo, sinto que minha vida está voltando aos eixos, só que seguindo um rumo bem diferente, cujo destino eu desconheço. Não sei explicar... só que, bem, como eu disse: sinto que está certo.