Resenha - O Herói Perdido

Resenha feita pela Luh!
Título: O Herói Perdido
Título Original: The Lost Hero
Série: Os Heróis do Olimpo
1- O Herói Perdido
2- O Filho de Netuno (2012)
3- A Marca de Atena (2013)
4- The House of Hades (2013 US)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Extra // Fnac // Americanas

Um livro imperdível que deveria ser leitura obrigatória na escola.

Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

A Trama: Amo essa série. É uma das minhas séries prediletas e a narrativa é tão boa que você acaba mal notando os probleminhas que menciono abaixo.
O livro começa cheio de ação, com Jason sendo atacado, e em pouquíssimas páginas os protagonistas já se encontram no famoso Acampamento Meio-Sangue. Mas infelizmente eles passam menos de três dias por lá, o que me deixou meio triste porque que adoro aquele lugar. A trama inteira acontece em menos de dez dias e o ritmo é frenético na maior parte do tempo, mas achei as cenas meio apressadas demais, os protagonistas mal comiam ou dormiam e não sei como ainda estavam de pé ao fim da jornada. Para quem já leu a série Percy Jackson, os gigantes (vilões dessa série) são muito parecidos com os titãs e desde o início fica claro que Percy será um dos personagens da série, o que não me agradou muito porque ele já tem uma série de 5 livros só para ele. Queria algo novo.
Entretanto, a trama é muito interessante e te deixa ansioso, é fácil devorar esse livro enorme em pouquíssimos dias. O autor foi muito criativo ao misturar mitologia grega e romana e conseguiu tornar essa união natural, nada parecia forçado. Aconteceram muitas reviravoltas e eu demorei bastante para entender quem eram os vilões, além de o final indicar que O Filho de Netuno será ainda melhor.

É fácil entender tudo o que acontece no livro sem ter lido a série Percy Jackson. O autor explica novamente sobre o acampamento e etc, mas é melhor ler essa série como uma continuação da outra, já que vários personagens (como a Annabeth) aparecem novamente.

Os Protagonistas: Três protagonistas dividem o espaço igualmente: Jason (o líder), Piper e Leo.
Piper poderia ser um clichê, mas sua deusa mãe tornou-a muito original. Ela é exatamente o que você não esperaria, o que a tornou perfeita. Entretanto, passei boa parte do livro considerando-a uma traidora por não contar seu segredo, mas a perdoei por ter que tomar uma decisão tão difícil. Ela é uma ótima narradora e eu conseguia compreendê-la muito bem.
Jason no início não faz ideia de quem é ou o que está fazendo, só tem pequenas partes de sua memória, então foi o personagem mais difícil de compreender, mas aos poucos fui me afeiçoando a ele. Corajoso, leal e inteligente, Jason sempre tomava boas decisões e foi um líder natural.
Leo foi meu personagem predileto! Muito divertido, um daqueles garotos meio atrapalhados, mas de bom coração. O drama com sua mãe, que morreu há muito tempo, foi lindo!

Os Personagens Secundários: Os três protagonistas foram muito bem desenvolvidos, mas infelizmente não sobrou espaço nenhum para os personagens secundários. Só conhecemos as pessoas por nome, mas mal sabemos nada sobre elas. Os deuses tem um papel importante no livro, é claro, mas nem eles aparecem com frequência.

Capa, Diagramação e Escrita:  A capa é muito legal, com uma ilustração que representa uma cena importante do livro. A diagramação está ok, mas as margens das folhas são muito pequenas e tive a sensação de que estavam tentando economizar espaço. Encontrei alguns errinhos de revisão, como nomes de deuses e de personagens trocados, mas nada que atrapalhasse a leitura.
A narração é feita em 3ª pessoa e cada um dos protagonistas narra um capítulo. Quando os personagens estão separados, o livro muitas vezes "volta no tempo" para mostrar o que os outros personagens estavam fazendo naquele instante, o que é ótimo, porque não perdemos nada. A escrita do Rick continua tendo algo mágico que consegue me prender de uma maneira que pouquíssimos autores conseguem, ele tem a capacidade de transformar qualquer trama em algo incrível.

Concluindo: O livro tem suas falhas, mas não deixa de ser maravilhoso! Recomendo a todos, principalmente aos fãs da série Percy Jackson. Mas já aviso: essa série vicia. Quero ler um livro atrás do outro e tenho certeza de que será agonizante esperar pelo quarto volume, The House of Hades.

Quotes:
- Um acordo? Eu mato os dois e, se depois descobrirmos que eram mesmo nossos amigos, peço desculpas.

- Odeio ter que dizer isso, mas acho que o seu leopardo acabou de engolir uma deusa.
Classificação: