Título: O Verão Que Mudou Minha Vida
Título Original: The Summer I Turned Pretty
Série: Verão
1- O Verão Que Mudou Minha Vida
2- Sem Você Não É Verão (2013)
3- We'll Always Have Summer (2011 US)
Autor: Jenny Han
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Comprar: Cultura // Extra // Saraiva
Uma história linda sobre descobrir quem você é.
Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach.
A Trama: Belly é uma garota de quase dezesseis anos que sempre passa os verões na casa de Susannah, a melhor amiga de sua mãe. Belly ama aquela casa e tudo o que ela representa e passa o ano todo aguardando a chegada do mês de junho (quando começa o verão nos EUA) para passar alguns meses com seu irmão Steven e seus dois amigos, Conrad e Jeremiah, filhos de Susannah.
Isso é tudo o que sabemos no início, a autora não fica parando para explicar o que está acontecendo. Mas isso foi ótimo. É preciso ter paciência em alguns momentos, mas é muito melhor descobrir tudo lentamente.
O Verão Que Mudou Minha vida poderia ter sido um livro sobre as paixões da protagonista, mas é muito mais. É sobre perda, sobre se descobrir e, principalmente, sobre família. O final é lindo e triste e me fez querer ler o segundo livro o mais rápido possível, mas, ao mesmo tempo, tenho medo do que acontecerá agora.
Adorei os flashbacks, cada um deles conta um pedacinho dos verões anteriores. Às vezes eles explicavam melhor uma situação que estava ocorrendo no presente, mas às vezes eles eram lembranças aleatórias e eu as amava, como se fossem segredos escondidos que a protagonista revelava aos poucos.
A Protagonista: No início não gostei muito de Belly, já que ela parecia um pouco imatura, mas a personagem amadurece bastante e, quanto mais eu conhecia seu passado, melhor a compreendia. A protagonista está acostumada a ser tratada como o 'bebê' da família, apesar de geralmente os garotos (Steven, Conrad e Jeremiah) serem mais imaturos que ela. Belly tem apenas quinze anos e sempre teve uma queda por Conrad, o mais velho dos irmãos, mas ele não parecia se importar muito com ela e, portanto, a garota fazia o possível pra lhe chamar a atenção. No fim do livro, ela completa dezesseis anos e, apesar de ainda ser em partes aquela garotinha imatura, ela também começa a se transformar em uma adulta.
Os Personagens Secundários: Conrad foi o meu problema. Ele fumava e vivia se metendo em confusão e não entendo como Belly podia gostar dele. Quando finalmente entendi o motivo do péssimo comportamento de Conrad, consegui compreendê-lo um pouco, mas ainda passei a maior parte do livro com vontade de mandá-lo embora da casa de praia. Jeremiah, por outro lado, foi meu personagem predileto. Um garoto divertido, simpático e muito querido, ele era o melhor amigo de Belly e a relação deles era muito fofa. Steven, irmão da protagonista, foi o único personagem que me pareceu meio superficial. Ele estava ali só pra cumprir o papel de irmão mais velho e não parecia ter uma personalidade muito complexa.
Susannah é incrível. Amável, protetora, o tipo de mãe que qualquer um gostaria de ter. Não que a mãe de Belly fosse ruim, pelo contrário, acredito que ela tentasse sempre fazer o melhor pelos filhos, apesar de não demonstrar muito bem.
Capa, Diagramação e Escrita: Não gosto dessa capa. Mostra o rosto de três personagens e eu não gostei de nenhum dos modelos e nem da fonte do "Minha Vida" no título.
A escrita de Jenny Han é interessante, não é enfeitada demais e tem palavras como "tipo" no meio da frase, porque a narração é em primeira pessoa e acredito que a Belly totalmente diria algo assim. Não gostei muito dos capítulos tão curtos, alguns tinham menos de três páginas e encontrei alguns erros de revisão, mas minha cópia é a americana, então não sei bem como está aqui no Brasil. Por sinal, para quem quer praticar, o nível de inglês é fácil, você talvez só tenha problemas com uma ou duas gírias.
Concluindo: O livro não tem uma trama complexa e cheia de reviravoltas, mas é porque O Verão Que Mudou Minha Vida foca nos personagens. Cada um dos adolescentes está mudando e tentando entender onde eles se encaixam, qual seu lugar no mundo. É um livro fofo que te fará relembrar e rir daquela época em que a mais boba das preocupações (como uma espinha) podia parecer algo de extrema importância. Mas a autora poderia ter desenvolvido a trama um pouco mais, senti falta de... algo.
Quotes:
Foi aí que ele voltou, abriu a porta e fechou-a com força. E aquele momento entre nós, frágil e tênue, partiu-se ao meio. Terminou. Não adiantava imaginar o que ele ia dizer. Momentos, quando se perdem, não podem ser reencontrados. Simplesmente se vão.
A cada verão até este, eu acreditava que as coisas seriam diferentes. A vida seria diferente. E naquele verão finalmente foi. Eu fiquei diferente.