Título: A Queda dos Reinos
Título Original: Falling Kingdoms
Série: A Queda dos Reinos
1- A Queda dos Reinos
2- Rebel Spring (2013 US)
Autor: Morgan Rhodes (pseudônimo de Michelle Rowen)
Editora: Seguinte (Companhia das Letras
Páginas: 400
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Mais em breve!
Uma fantasia incrível!
Sinopse: Em uma terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.
A Trama: O livro conta a história de três reinos vizinhos: Limeros, Paelsia e Auranos. Limeros é controlado por um rei sanguinário, religioso e rígido que desencoraja excessos e se certifica de que todos sigam as regras. Paelsia é um reino em decadência, seu povo é pobre e o governante recluso jamais sai de seu castelo. A próspera Auranos, entretanto, tem alimento em abundância e não enfrenta muitas dificuldades. Os três reinos parecem ser completamente diferentes no início, mas os destinos de seus habitantes estão ligados.
Uma coisa que eu adoro é quando o autor não tem medo de matar personagens importantes, faz com que eu tenha aquela sensação de que ninguém está seguro. Tomas, o irmão de um dos protagonistas, é brutalmente assassinado já no primeiro capítulo e tal evento tem uma repercussão maior do que eu poderia imaginar. Adorei a mitologia e magia, há lendas, mistério e até seres míticos. Há um local chamado Santuário, que fica entre o céu e a Terra, e seres mágicos passam seus dias lá, observando as pessoas pelos olhos dos falcões.
Apesar de termos algumas reviravoltas, senti falta de algo emocionante na trama central. No início foi interessante tentar adivinhar como os protagonistas se interligavam, mas logo fica claro o que vai acontecer e o resto da trama foi bem previsível. O final, entretanto, foi melhor a parte e é muito promissor, deixando a sensação de que o próximo livro será ainda melhor.
Os Protagonistas: A Queda dos Reinos tem 4 narradores e pensei que seria confuso ou que eu não conseguiria me conectar a nenhum deles. Admito que no início usei bastante uma listinha que explica quem é cada pessoa, mas logo me acostumei e gostei muito desse estilo de narração. Jonas, que teve o irmão assassinado logo no primeiro capítulo, foi o único que não me conquistou, talvez por sua sede de vingança tê-lo tornado frio e superficial. Cleo era a princesa auraniana mais jovem e, por não ser a herdeira do trono, tinha mais liberdade que o esperado em alguém de sua posição. No início, ela parecia um pouco imatura e era, de fato, bem teimosa e inconsequente, mas acabou me conquistando com sua bondade. O romance de Cleo, entretanto, pareceu rápido demais e pouco realista.
Lucia, apesar de interessante, era submissa demais. Entendo que ela buscava a aprovação de seus familiares, principalmente do pai, mas senti falta de uma personalidade mais forte. Ela tinha seus momentos, onde mostrava ser mais que um rostinho bonito, mas eles foram poucos. Magnus foi o mais divertido e meu personagem predileto. Ele começou como um garoto mais calmo que lutava contra seus instintos, mas se transformou em algo que eu não esperava.
Amei a maneira como cada protagonista terminou o livro de uma maneira muito diferente de como era no início, o desenvolvimento deles foi incrível.
Os Personagens Secundários: Os pais de 3 dos protagonistas eram reis e obviamente tinham muita importância na trama, mas não vou comentar mais para não dar spoilers. O pai de Marcus era um homem cruel, enquanto o de Cleo fazia o possível para deixar as filhas felizes e, ao mesmo tempo, cuidar de seu reino. Uma personagem que adorei foi Emilia, a irmã mais velha de Cleo e herdeira do trono, que parecia ser leal e amável, tentando proteger a irmã o máximo possível.
Capa, Diagramação e Escrita: A capa é bonita e chama a atenção, mas acho que ela passa uma imagem errada de assassinos com adagas e um suspense que o livro simplesmente não tem. Como recebi uma prova do livro, não posso comentar muito sobre a diagramação, mas já deu pra perceber que será ótima, com direito a mapas e até lista de personagens, pra você não se perder na trama complexa.
A escrita da Michelle Rowen (nome verdadeiro da autora) não é perfeita, mas é tão boa que ela conseguiu dar uma voz diferente a cada um dos 4 protagonistas, mesmo escrevendo em 3ª pessoa. Adorei a construção de cenário, os três reinos tinham uma divisão clara e foi fácil imaginá-los. Meu único problema é que cada capítulo tem um narrador diferente, mas começa onde o anterior parou. Então, senti que algumas partes estavam faltando, como se perdêssemos trechos da história do personagem Y enquanto X estava narrando.
Concluindo: Uma fantasia muito original com direito a mortes, reviravoltas, magia e personagens diferentes e interessantes, é um livro que absolutamente recomendo!
Quotes:
Ninguém nunca havia olhado para ela daquele jeito. Irado, brutal e extremamente hostil... mas havia algo mais ali. Como se ela fosse a única garota do mundo inteiro e agora ele possuísse uma parte dela. Ele a fazia perder o fôlego e ficar com o peito apertado.
"Estou me apaixonando por ela", pensou.
A percepção o atingiu como uma espada enfiada no peito.
Não haveria futuro para eles. Ele não era nobre, nem mesmo cavaleiro. E ela já estava prometida a outro.
Foi quando seu coração, partido em milhares de pedaços, lentamente começou a se transformar em gelo.