Título: O Futuro de Nós Dois
Título Original: The Future of Us
Livro Único.
Autores: Jay Asher e Carolyn Macker
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino
Uma trama inteligente e muito divertida, mas sei que muitos de vocês estão morrendo pra ler e esse livro e meu conselho é: diminuam suas expectativas.
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
A Trama: A criatividade dos autores é fantástica, é necessário talento para criar uma premissa tão original. De alguma maneira inexplicável Emma consegue, através de um CD, acessar o Facebook e ver como ela estará em quinze anos. A curiosidade é maior que o bom senso e a garota acaba fuçando sua página o tempo todo para tentar conhecer cada aspecto de sua vida. O problema é que nem sempre as coisas saem como esperado.
A história começa bem rápido, não há bem um trecho introdutório, vamos descobrindo tudo conforme necessidade, mas acabei me acostumando com esse tipo de narração e acredito só melhorou a trama. O que mais gostei em O Futuro de Nós dois foi a maneira como os protagonistas interpretam as relações sociais atuais, chamando as pessoas de loucas e questionando o objetivo de postar coisas no Facebook como "A lasanha esquentou bem", introduzindo diversas críticas sutis à sociedade moderna.
A trama tem alguns momentos surpreendentes, mas no geral é bem previsível, principalmente o final, que você pode adivinhar desde os primeiros capítulos. Entretanto, é uma história interessante que consegue entreter o leitor.
Os Protagonistas: O melhor dos protagonistas é que eles são absurdamente comuns. Não são ricos ou extremamente bonitos, não são as pessoas mais populares da escola e também não são excluídos. Josh é um ruivo magrelo e desengonçado que adora andar de skate e cujo sonho é namorar uma das garotas mais bonitas da escola. Gostei bastante dele, principalmente na segunda metade do livro.
Não conseguia suportar Emma. Uma adolescente inconsequente que fica tentando mudar o futuro pra conseguir um marido mais gostoso, sem se importar com as consequências que isso poderia trazer para as outras pessoas, Emma é extremamente egoísta e imatura, fica tomando uma péssima decisão atrás da outra e eu já estava torcendo pra ela ficar sozinha para sempre, pois é o que ela merecia.
Os Personagens Secundários: Sydney, que deveria ser uma antagonista, foi uma das minhas personagens prediletas. Acho que os autores tentaram transformá-la em uma menina fútil e mimada, mas pra mim Sydney era uma garota segura de si e muito mais interessante que Emma. Alguns outros personagens até pareciam ser legais, mas precisavam ser muito melhor desenvolvidos.
Capa, Diagramação e Escrita: Amei a capa nacional! A original era bem feia, então não seria difícil fazer uma melhor, mas a editora realmente se superou ao criar essa. Gostei principalmente dos detalhes do Facebook, tem "Add Friend" embaixo dos nomes dos autores e "Like" nos rostos dos desenhos e etc.
A diagramação do livro também está maravilhosa, principalmente o início de cada capítulo, que diz algo como "1://Emma" ou "2://Josh".
Ouvi falar muito da escrita do Jay Asher, mas devo confessar que parece bem comum. O livro é escrito em 1ª pessoa, alternando entre a narração de Josh e Emma, e os dois tem vozes muito diferentes.
Concluindo: Os personagens decepcionaram, mas a história tem uma ideia muito interessante. Infelizmente, além de ser previsível, a trama tem vários furos que poderiam ter sido facilmente consertados. No geral, ainda é um bom livro para passar o tempo, mas não esperem algo extraordinário.
Quotes:
Durante toda a minha vida, Josh tem sido a única pessoa com quem sempre pude contar. Se algo acontecesse entre nós e não desse certo, eu sabia que iria perdê-lo. Mas, ao tentar nos proteger, acabei perdendo Josh de qualquer maneira.
— Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?
- Foi amor porque valeu a pena.