Resenha - A Falsa Princesa

Resenha feita pela Luh!  
Título: A Falsa Princesa
Título Original: The False Princess
Livro Único.
Autor: Eilis O'Neal
Editora: Farol Literário
Páginas: 408
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac

Não era o que eu esperava, mas foi divertido.

Sinopse: Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre.

A Trama: O que eu mais gostei na trama foi sua originalidade. Geralmente temos uma garota comum que descobre que é uma princesa ou que casa com um príncipe e se torna uma. Entretanto, nesse livro Sinda é criada em um castelo e recebe a melhor educação que há, até que faz dezesseis anos e seus pais dizem que ela não é a princesa real e a descartam, substituindo-a por outra garota! Além de uma trama com muito suspense, A Falsa Princesa conta a história de Sinda e sua dificuldade em descobrir quem ela realmente é. Apesar de ter sido pouco explorada, gostei muito da mágica e das consequências que ela trouxe. O romance é previsível e não gostei muito da maneira como o casal interagia, porém o romance se desenvolve lentamente, dando ao leitor tempo para se acostumar com a ideia e torcer pelo casal.
A Falsa Princesa é um livro único e, em consequência, tem um final satisfatório e divertido. 

A ProtagonistaSinda tinha uma personalidade bem simples e desinteressante no início, porém a protagonista foi amadurecendo e descobrindo mais sobre si mesma ao longo de sua jornada. Ela conseguia ser bem teimosa, egocêntrica e tomar decisões incompreensíveis em alguns trechos, entretanto é preciso lembrar que Sinda foi simplesmente arrancada de tudo o que conhecia e jogada no mundo real, para o qual ela não estava preparada. Gostei muito do amadurecimento da garota e adorei observá-la tentando controlar sua magia.

Os Personagens Secundários: Philantha era ótima! Adoro esses personagens estranhos, cheios de manias e considerados meio loucos. Philantha é uma personagem única e adorei cada cena em que ela aparecia. Também apreciei o vilão, pois suas motivações faziam sentido.
Kiernan é muito fofo! Ele foi o melhor amigo de Sinda desde que eles eram crianças e decidiu tentar manter a amizade intacta após descobrir que ela não era realmente a princesa. Kiernan é determinado, seguro de si e muito divertido.

Capa, Diagramação e Escrita: Alguns elementos da capa ficaram ótimos, como o fundo roxo e a modelo, mas não gostei daquele medalhão feio e da cor do título. A diagramação é ideal, com uma letra em tamanho bom e poucos erros ortográficos.
Eilis é uma boa escritora, porém ela nem sempre soube transmitir os sentimentos da protagonista. Quando Sinda descobre que sua família não é realmente sua família, por exemplo, ela não conseguiu me fazer sentir nada.

Concluindo: A Falsa Princesa tem diversos defeitos, o principal deles sendo a protagonista, mas é um livro interessante, com uma trama cheia de suspense e magia, então recomendo para os fãs do gênero.

Classificação: