Resenha - Três É Demais

Resenha feita pela Luh!
Título: Três é Demais
Título Original: Three's A Crowd
Série: Garota <3 Garoto
3- Três é Demais 
4- Lições de Amor (Outubro de 2013)
5- A Garota Certa (2014)
6- Eu e Você (2014)
Autor: Ali Cronin
Editora: Seguinte
Páginas: 304
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Extra // Saraiva // Fnac

Fofo demais!
Nota: Essa resenha NÃO contém spoilers do primeiro livro da série.

Sinopse: Cass está entre as mais inteligentes da classe. Tem uma família carinhosa, amigos incríveis, um namorado lindo, um futuro brilhante pela frente. Sua vida é perfeita (ou pelo menos é o que parece). Seus amigos sempre deixaram claro que não aprovam seu namorado. Para piorar, seu melhor amigo se declara para ela - e Cass não sabe como dizer não sem machucá-lo. Na escola, ela está uma pilha de nervos desde que fez a entrevista para tentar uma vaga em Cambridge. Sua confiança vai por água abaixo quando ela tira uma nota C num trabalho de política do colégio. Pouco a pouco, a vida de conto de fadas de Cass vai desmoronando, e ela terá que se esforçar muito para administrar os "pequenos" percalços que vão surgindo pelo caminho e ao mesmo tempo resolver seus grandes dilemas.

A Trama: Cada livro dessa série foca em um personagem diferente e já deu pra notar que a autora decidiu mostrar primeiro a vida das quatro garotas. Sarah me irritou no primeiro livro, Ashley me fez rir no segundo e agora foi a vez de Cass. Nos livros anteriores já deu para conhecer um pouquinho sobre a garota e seu namorado estúpido e eu estava com medo, pois não tinha gostado muito dela, principalmente por causa de Adam, o namorado. Infelizmente, a trama de Três É Demais dá bastante destaque ao namoro e compreendo que ele seja importante, mas não é fácil aguentar as idiotices de Adam. Por outro lado, acabei descobrindo que gostava mais de Cass do que pensava, ela se tornou uma personagem interessante e diferente do que eu pensei que seria.
A trama é previsível e a autora segue a mesma ‘fórmula’ já utilizada nos dois outros livros: no início o protagonista tem vários problemas e tudo vai piorando até o ‘clímax’, logo nas últimas páginas, quando eles tem uma epifania e ajeitam tudo. No caso de Três É Demais, me pareceu muito forçado e o final foi abrupto demais. Resumindo, o livro terminou logo quando estava ficando bom.

A Protagonista: Cass é uma garota inteligente, divertida e muito dedicada que se preocupa bastante com suas notas. Sofri com a pressão que ela recebia da mãe, uma mulher inteligente que teve que abandonar os estudos ao ficar grávida e agora tenta se assegurar que a filha tenha o futuro brilhante que ela não pode ter. Cass também parecia ser uma pessoa muito gentil e amável, apesar de ser submissa demais em seu namoro. O que mais gostei nela é que, apesar de seus amigos e o namorado se odiarem, ela se recusava a abandonar um dos dois.

Os Personagens Secundários: Como de costume, o livro foca em um só personagem e não há muito desenvolvimento dos outros. Há alguns trechos sobre Ashley onde podemos ver o que acontece com ela após o livro anterior e gostei muito de conhecer mais sobre Jack! Rich continua misterioso, mas passa por vários problemas e queria saber mais sobre o que estava acontecendo com ele. Sarah e Donna não aparecem muito e continuo não conhecendo nada sobre Ollie. Adam, o namorado de Cass, me irritou
do início ao fim com jeito folgado e ciumento.

Capa, Diagramação e EscritaJá disse antes que adoro as capas dessa série, inclusive acertei a cor que essa seria, mas preciso mencionar novamente que sou apaixonada pelas lombadas! As lombadas desses livros são muito fofas, coloridas e cheias de detalhes, o capista caprichou.
Já estou acostumada à escrita da Ali e, apesar de não ser das melhores, está notavelmente melhor que no livro anterior. Adoro a maneira como a autora usa mensagens de texto o tempo todo, deixa o livro mais atual.

Concluindo: Gostei bastante de Cass e a personagem me surpreendeu, mas a trama foi extremamente previsível. No geral, é uma boa série para passar o tempo e foca em problemas adolescentes com os quais todos podem se identificar.

Classificação: