Terça do Top #54

8 Ferramentas Que Facilitam
Minha Vida no Blog


Eu sei que muitos de vocês também tem blogs, mas para quem não tem muita noção do que rola por trás dos bastidores, eu dedico mais de dez horas semanais ao Fome de Livros, sem contar o tempo que estou lendo. Então, resolvi fazer uma lista de ferramentas que me ajudam bastante e talvez sejam úteis para algum de vocês, inclusive para aqueles que não tem um blog.

Goodreads - Um dos sites que mais utilizo, o Goodreads tem alguns detalhes que sempre me ajudam, como a data que os livros serão publicados ou a Listopia, onde você pode encontrar todo o tipo de listas de livros! Além disso, acho a classificação dos livros um pouco mais confiável que a do Skoob.

Skoob - Ótimo para ler as sinopses, conferir outras obras daquele autor que você adorou e, principalmente, organizar sua estante virtual de livros lidos, livros para ler e livros que você possui. É, honestamente, um site indispensável.

Feedly - É por esse site/aplicativo que leio os meus blogs prediletos, assino o feed RSS deles e confiro o Feedly diariamente, sem precisar entrar em mais de 50 blogs.

Rafflecopter - Esse já deve ser conhecido por vocês, é por onde a maioria dos blogs faz seus sorteios. O Rafflecopter ainda não é perfeito, tem vários probleminhas, mas é uma ótima ferramenta para promoções e poupa muito tempo - o meu e o de vocês.

Flags - Flags são como post-its, mas pequenas, retangulares e transparentes. Depois que comecei a usá-las, fiquei viciada nelas e me bate o desespero quando percebo que as minhas estão acabando. Eu uso as flags para marcar os trechos importantes dos livros e tenho até algumas com 'carinhas'. Elas são vendidas nos mesmos lugares que os famosos post-its, mas se você não encontrar na sua cidade, são vendidas na internet (em sites que já comprei) aqui, aqui, aqui e aqui.


Kindle/Audiobooks - Outra ferramenta que deixa você viciado, eu pensei que não gostava de ebooks, até comprar o meu Kindle e passar a amá-los. Você pensa que adora os livros físicos - até descobrir a praticidade de ter um aparelho muito mais leve que um livro físico, que quase não ocupa espaço e você pode carregar por aí sem se preocupar em amassar. Também adoro os audiobooks por poder ouvir um enquanto faço alguma outra coisa - dirigir, andar de ônibus, arrumar a casa, etc. Porém, infelizmente, enquanto o mercado de ebooks está expandindo no Brasil, o de audiobooks ainda é muito limitado e não recomendo os audios em inglês para quem não é fluente, eles podem ser bem difíceis de compreender.

Blogs - Além de fazer amizades e conferir a opinião de outras pessoas sobre livros, eu uso alguns blogs como o Cultivando a Leitura,, O Livreiro e o Livros & Citações para saber as últimas notícias do mundo literário. Melhor que tentar seguir 20 editoras é conferir tudo o que está acontecendo nesses três blogs completíssimos!

Planilhas do Excel - Se você tem um blog iniciante, talvez ainda não compreenda a utilidade das planilhas do Excel, mas eu estaria perdida sem elas. Eu tenho várias, uma para controlar os pedidos de parceria, uma para planejar as datas das resenhas, uma para saber quantos livros cada resenhista precisa ler e mais. Se você quer manter um blog organizado, eu recomendo!