Resenha - A 5ª Onda

Resenha feita pela Luh!  
Título: A 5ª Onda
Título Original: The 5th Wave
Série: A 5ª Onda
1- A 5ª Onda (2013)
2- O Mar Infinito (2015)
3 - The Last Star (2016 US)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Saiba mais: Skoob
Comprar: Extra // Amazon

Uma aventura emocionante!

Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 

A Trama: Logo no início Cassie, a protagonista, nos conta o que aconteceu no mundo até o momento atual. Quatro ondas já vieram, a primeira desligou todos os aparelhos eletrônicos, a segunda foi um tsunami gigantesco, a terceira foi uma doença terrível e a quarta é um pouco difícil de explicar, porém basta dizer que os humanos estavam matando uns aos outros. Cassie não sabe qual será a quinta onda, mas tem certeza que ela está para vir e acabar com os humanos restantes. O problema é que a protagonista nem sabe se há algum humano vivo além dela.
Desde o início, o leitor se envolve no mundo perigoso e imprevisível que é a Terra atual, onde a principal regra, que tem funcionado até o momento, é "Não confie em ninguém". A trama tem seus momentos emocionantes e diversos trechos sentimentais que obrigam o leitor a refletir e se colocar no lugar dos personagens e as cenas de ação conseguiram me surpreender com sua qualidade, porém o final deixa um pouco a desejar.
Apesar de eu considerar Cassie a protagonista, a trama segue diversos personagens e acredito que esse é um de seus pontos fracos, pois em diversos momentos fica difícil discernir quem está narrando.

A ProtagonistaCassie mudou completamente após a chegada dos extraterrestres e até diz que a pessoa antes da invasão era a Antiga Cassie, que só se preocupava com coisas normais como seu desempenho escolar e garotos. Agora, entretanto, a prioridade era sobreviver, mesmo que para isso ela tenha que tomar algumas decisões difíceis. Eu gostei muito da protagonista, a voz dela era incrível e cativante e o romance foi maravilhoso, porém sem tirar o foco da invasão alienígena. O melhor em Cassie foram suas imperfeições, ela não era muito boa com uma arma, não era a mais inteligente ou corajosa, era só uma garota normal fazendo o possível.

Os Personagens Secundários: Foi brilhante e muito engraçado que um dos outros narradores seja alguém que Cassie conhecia muito bem em sua vida antiga. Os personagens tinham personalidades muito distintas com objetivos diferentes e foi interessante compreender como cada um reagiu à invasão. Meu predileto foi Evan, que não posso contar exatamente quem é, mas me surpreendeu mais e mais a cada página.

Capa, Diagramação e Escrita: Adorei esse tom de amarelo e acredito que a capa tem certo simbolismo, então eu até que gostei, só acho que a editora poderia ter alterado as cores de seu símbolo ou colocado o símbolo só na lombada, porque destoou demais do resto da capa. A diagramação é simples, porém ótima para leitura e gostei da divisão de capítulos.
Rick Yancey é um autor tão brilhante que escreveu até trechos da perspectiva de um alienígena. As cenas eram extremamente realistas, de prender o fôlego, e eu amei os personagens. 

Concluindo: Recomendo para os fãs de distopias e ficção científica, é definitivamente um livro original e intenso e estou muito ansiosa pela continuação!
Classificação: