Terça do Top #56

Top 10 Bibliotecas

Foi muito difícil escolher apenas dez, mas selecionei as bibliotecas mais bonitas e inovadoras. Aposto que muitos de vocês vão sonhar com uma volta ao mundo para conhecê-las!
Aviso: as imagens são pesadas, então a página pode demorar para carregar.

Riggs Library em Georgetown University - Washington, Estados Unidos
Parecendo um labirinto gigante, a Riggs Library é enorme e foi a principal biblioteca de Georgetown por quase 80 anos. Seu estilo clássico e simples e, ao mesmo tempo, repleto de pequenos detalhes.

Trinity College Library - Dublin, Irlanda
Com mais de 5 milhões de livros e 400 anos, a Trinity College Library é a maior biblioteca da Irlanda. Seu corredor principal é tão longo que dá a impressão de não ter fim. Um detalhe especial são os bustos de figuras importantes no início de cada corredor.

The Abbey Library - Saint Gall (ou St. Gallen), Suíça
A biblioteca mais antiga da Suíça, além de conter manuscritos raros que sobreviveram mais de um milênio, a The Abbey Library em si é  uma obra de arte muito bem preservada.

George Peabody Library - Baltimore, Estados Unidos
Com aproximadamente 135 anos, essa é considerada uma biblioteca moderna, porém com um ar clássico e espaçoso. Ela foi a biblioteca principal da Universidade Johns Hopkins no século 19 e ainda está aberta ao público.

Thomas Jefferson Building, Library of Congress - Washington, Estados Unidos
Considerada a biblioteca nacional dos Estados Unidos e uma das duas maiores bibliotecas do mundo, com cerca de 150 milhões de volumes, a Library of Congress é tão grande que precisou ser dividida em diversos locais, o mais antigo deles sendo o Thomas Jefferson Building. A Sala de Leitura é muito conhecida por seu design e a biblioteca já sobreviveu alguns incêndios e ataques.

Library of the Dutch Parliament ou Handelingenkamer - Haia, Países Baixos
Construída antes da popularização da eletricidade, a biblioteca tem uma enorme redoma de vidro no teto e foi criada com escadarias e balaustradas abertas para permitir que a luz natural atingisse o solo, o que resultou nesse efeito visual incrível.

Seattle Central Library - Seattle, Estados Unidos
A Biblioteca Central de Seattle, inaugurada em 2004, é um prédio de 11 andares com design moderno e muito diferente, com paredes de vidro e partes da estrutura que parecem estar "flutuando".

Stuttgart City Library - Stuttgart, Alemanha
A Biblioteca de Stuttgart ainda não completou seu segundo ano, mas já virou um marco importante na Alemanha por sua originalidade e acessibilidade. Algumas seções interessantes são a Seção Musical, Biblioteca para Jovens, um Estúdio Musical onde é possível escutar discos de vinil e muito mais.

Geisel Library na Universidade da Califórnia - San Diego, Estados Unidos
A Biblioteca Geisel é a principal da Universidade da California e seu nome foi uma homenagem ao Dr. Seuss. Por mais que pareça moderno, o prédio foi inaugurado em 1970! Um fato interessante é que os andares são numerados 1, 2 e de 4 a 8, o que gerou diversas teorias para o 3º andar 'desaparecido'.

Pontifical Lateran University Library - Roma, Itália
Com mais de 40 mil volumes raros e antigos, a Biblioteca da Pontifical Lateran University é tão eficiente e econômica em espaço que suas mesas fazem parte da grande escadaria que liga os andares. Além disso, as estantes foram projetadas com uma altura muito mais baixa que o comum, para que seja possível alcançar qualquer livro sem esforço.

Minhas prediletas foram a The Abbey, George Peabody e a biblioteca de Seattle, quais as suas?