Resenha - Doce Procura

Resenha feita pela Maay!  
Título: Doce Procura
Título Original: Sweet Misfortune 
Livro Único.
Autores: Kevin Alan Milne
Editora: Record
Páginas: 319
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Fnac // Submarino // Saraiva

Não se deixe enganar pela sinopse chick-lit, o livro é muito mais do que isso.

Sinopse: Sophie Jones possui uma loja de doces em Seattle. Porém, sua vida não é muito açucarada. Uma série de tragédias, desde a morte dos pais em seu nono aniversário, a transformou em uma pessoa amarga. Agora, Garrett, seu ex-noivo, a procura para explicar por que a abandonou. Diante da recusa dela em conversar, os dois fazem uma aposta. Garrett colocará um anúncio no jornal pedindo provas de que a felicidade duradoura existe. Se conseguir cem respostas verdadeiras, ele terá a oportunidade de se justificar... e, quem sabe, recuperar o coração de Sophie.
 

A Trama: O livro conta a história de Sophie e sua relutância em admitir a existência da felicidade duradoura. Não que a personagem seja ruim, mas ela já se machucou tanto, que é mais fácil duvidar das coisas boas do que correr o risco de sofrer mais uma decepção. 
Cercada de pessoas maravilhosas e que a amam muito, a protagonista agora está tendo que enfrentar seus fantasmas, e a oportunidade de acompanhar essa jornada é um verdadeiro presente.

A Protagonista: Sophie é uma das personagens mais autênticas que conheci esse ano, e uma das que mais gostei. Com todos os motivos do mundo para ser amarga, ela tenta se fechar para os sentimentos. Porém, por dentro dessa frieza aparente, há uma pessoa doce, que tem medo de se abrir para a felicidade e acabar machucada outra vez.
Eu me apaixonei pela personagem e por sua história e torci, a cada página, para que ela encontrasse a felicidade que tanto mereceu. 

Personagens Secundários: Não teve um personagem que eu não tenha gostado. Todos eles são ótimos e muito, muito reais. Agora... Jim me ganhou mais do que qualquer um deles.
O morador de rua amigo de Sophie aparece pouquíssimas vezes, mas nessas poucas vezes, ele se faz marcante. Na minha opinião, Jim é a principal mensagem que o autor passa. Com seu otimismo ímpar, ele nos mostra que não é preciso muito para ser feliz, e que o primeiro passo para encontrar a felicidade, é nunca perder a esperança. 

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é linda, a diagramação é ótima e a escrita é maravilhosa. 
Com narrativa em terceira pessoa, Kevin Milne é objetivo na medida certa, e cria uma história apaixonante.
Agora, preciso destacar um detalhe bobo que me fez amar ainda mais o livro: cada capítulo tem início com uma mensagem do azar, e elas são hilárias.

Concluindo: Como eu disse no início dessa resenha, não se deixem enganar. Doce Procura é muito mais do que o chick-lit que aparenta ser, é uma história sobre a busca pela felicidade, sobre o amor e o perdão - uma verdadeira lição de vida.
O livro me comoveu muito e arrancou vários sorrisos. Sem dúvida alguma, entrou para os melhores do ano. 
Só tenho uma coisa a dizer: leiam! Leiam, leiam e leiam! Se deixem conquistar por essa história maravilhosa e tão bem trabalhada, e posso garantir, vocês não vão se arrepender. 

Quotes:
- Espere o pior - gracejou ela, tentando mais uma vez forçar um sorriso. 
- Sei que é o que você faz, garota - retrucou a motorista. - E esse é o seu problema.

- Já contei o que minha mãe sempre diz sobre relacionamentos?
- Evite-os a qualquer custo, pois só trazem sofrimento?
- Quase isso - disse ele, contente. - Ela diz que todo relacionamento é um completo fracasso, até que chega um que não é, e é isso que torna todos os fracassos um sucesso: ser capaz de passar por eles para encontrar o relacionamento certo. 
Classificação: