Resenha - Trono de Vidro

Resenha feita pela Luh!  
Título: Trono de Vidro
Título Original: Throne of Glass
Série: Trono de Vidro
1- Trono de Vidro
2- Crown of Midnight (2013 US)
Nota: A série também inclui várias pequenas histórias sobre os personagens, atualmente há sete delas, cinco se passam antes de Trono de Vidro e duas entre o primeiro e segundo livros.
Autor: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Extra // Fnac

Uma protagonista muito original.

Sinopse: Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão, em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida.
Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela... Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor.

A Trama: Trono de Vidro começa de uma maneira direta, com o Capitão da Guarda oferecendo a Celaena a chance de sair das Minas onde ela é uma prisioneira, para lutar em um torneio de assassinos. A recompensa, caso ela ganhe, será a liberdade, mas só depois de passar três anos servindo como assassina para o rei. Apesar de odiar o rei, o homem que a colocou naquelas Minas, Celaena não consegue recusar a chance de ser livre.
O livro não me conquistou logo no início, foi necessário um tempo até a trama me prender, porém é uma trama magnífica, com muitos mistérios, paixão, lutas e até um pouco de magia. O final foi previsível e o livro não trouxe muitas reviravoltas, mas me apaixonei pelos personagens e amei a maneira como a história deles foi contada. A única decepção é que a magia no livro pode ser bem estranha e confusa às vezes.

A Protagonista: No início do livro, jamais pensei que fosse acabar gostando de Celaena. Uma garota de apenas dezoito anos, extremamente arrogante e egocêntrica, além de ser uma assassina que realmente gosta de matar pessoas e parece pensar nisso o tempo inteiro. Contudo, com o tempo, fui vendo o outro lado da personagem, seu lado amável, forte, persistente e muito esforçado. Celaena podia irritar um pouquinho às vezes, mas amei essas peculiaridades dela, é uma protagonista realmente diferente das outras.

Os Personagens Secundários: O livro tem um triângulo amoroso que vai se revelando aos pouquinhos e ficando cada vez mais intenso. Eu não costumo ser fã de triângulos porque sempre torço pela parte que acaba perdendo, porém foi impossível escolher um lado dessa vez! Além disso, praticamente todos os personagens são interessantes e eu queria saber muito mais sobre eles. Os outros competidores na luta entre assassinos pareciam ter passados interessantes, mas me interessei mais por Nehemia, a princesa de um país que não pertence mais a ela, e por Chaol, o temível Capitão da Guarda que era um enigma pra mim.

Capa, Diagramação e Escrita: Apesar de eu preferir a capa original, essa é muito diferente e chama a atenção de qualquer um. Na frente temos Celaena em suas roupas de assassina e atrás a protagonista está na mesma posição, em um belo vestido. A diagramação interna não tem nada de especial, mesmo assim a fonte é ótima para leitura.
A escrita da Sarah é o que realmente diferencia esse livro. Ela consegue fazer o autor se apaixonar por todos os tipos de personagens, além de ter uma maneira ótima de contar suas histórias.

Concluindo: Para quem procura um livro com muita ação e romances proibidos, definitivamente recomendo! Esse livro me fez sofrer com os dilemas da protagonista, porém mal vou conseguir esperar pelo próximo, preciso saber o que vai acontecer agora!


Classificação: