Resenha - Lágrima

Resenha feita pela Paty!  
Título: Lágrima
Título Original: Teardrop
Série: Teardrop
1- Lágrima (2013)
2- Waterfall (2013 US)
Autor: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Fnac // Saraiva // Extra

Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

A Trama: Lágrima se passa na Louisiana, nos Estados Unidos, e menciona acontecimentos recentes como os furacões Rita e Katrina - ambos em 2005. Além disso, temos como plano de fundo a mítica Atlântida.
Eureka foi ensinada pela mãe desde pequena a reprimir seus sentimos e jamais chorar. Porém após um acidente/assassinato, Eureka e sua mãe são vítimas de uma "onda incomum", a qual seria impossível alguém ter sobrevivido. Contrariando todas as chances, Eureka é salva por um rapaz misterioso (Ander) enquanto sua mãe se afoga, sendo engolida pelo mar. Nem mesmo no funeral a protagonista foi capaz de chorar pela perda de Diana, ou pela falta de um corpo para enterrar. Logo após a tragédia, Eureka se isola ainda mais, se afastando da família e amigos. O que é mais intrigante na narrativa é que a protagonista foi proibida de chorar, e precisou de vários capítulos para descobrir o porquê.
Eureka passou por muitos terapeutas desde a separação dos pais, quatro anos antes de tudo acontecer. Rhoda, sua madrasta, é quem cuida pessoalmente de sua recuperação, porém a vida não significa mais nada para ela, tudo aquilo que costuma gostar e tinha algum significado ficou para trás. Alguns meses depois Eureka e seu pai são procurados pelo advogado de Diana e ela herda da mãe três objetos: um medalhão antigo, um livro sem título escrito numa língua desconhecida, e algo chamado de aerólito por Diana, fora a carta direcionada a filha, e é a partir daí que a trama deslancha.

A ProtagonistaA autora construiu uma personagem interessante de se acompanhar, Eureka  Bourdreaux tem 17 anos, e vive com o pai, a madrasta e os irmãos gêmeos. Ela passou por muitos momentos difíceis nos últimos anos: o divórcio dos pais, as viagens da mãe - embora sejam as melhores lembranças dos momentos que estiveram juntas, as terapias, a convivência com Rhonda, o acidente e tudo que sucede.  O que Eureka não sabe é que o acidente foi na verdade um tentativa de assassiná-la, a onda foi provocada por descendentes de Atlântida que devem evitar que ela ou qualquer outro descendente de Selena sobrevivam. Ela também não imagina que Ander é quem deve garantir que isso aconteça, mas o rapaz faz o contrário e intervém por sua sobrevivência.

Os Personagens Secundários: Lágrima tem alguns personagens que só marcaram presença na narrativa. Vale destacar Brooks, o  melhor amigo de Eureka, que tem uma papel importante no desenrolar da história, quando acontece algo que muda completamente a personalidade do rapaz e coloca a amizade deles em risco. Os semeadores - descendentes de Atlântida - são os vilões da história, aqueles que mexem os pauzinhos e fazem da existência de Eureka a maior das catástrofes.

Capa, Diagramação e Escrita: A Galera esta de parabéns por manter a capa original do livro. Lágrima mantém o encanto presente nas capas da série Fallen, particularmente gosto muito dessa capa, os detalhes em si, principalmente a parte que retrata uma cidade destruída no fundo do mar, os contrastes de cores também combinam muito com a premissa do livro. A diagramação é simples e bem feita, algumas partes do texto são destacadas para definir o que está acontecendo, as folhas são amarelas e não há o que reclamar da formatação. O enredo foi muito bem construído, há alguns clichês que expressam a escrita de Lauren Kate, mas ao final Lágrima é uma leitura fluida e recomendada, a melhor parte é que o livro te prende até a última página, mas sem aquela vontade de adivinhar o que está acontecendo.

Concluindo: No geral recomendo a leitura, porém aconselho todos a lerem sem altas expectativas. E o que posso dizer do final, DRAMÁTICO, uma ótima reviravolta que promete uma sequência mais agitada. Não estou me descabelando para ler o que acontece a seguir, mas estou no mínimo curiosa. 

Quotes:
Eureka pegou o aerólito e o jogou na parede, querendo esmagar tudo o que aconteceu desde que ela e Brooks pararam de se beijar.

Sim. Amor. É o que torna a vida digna de ser vivida. O que chega para nos levar aonde precisamos ir.

Classificação: