Resenha - O Chamado do Cuco

Resenha feita pela Tay!  
Título: O Chamado do Cuco
Título Original: The Cuckoo's Calling
Série: Cormoran Strike
1- O Chamado do Cuco
Não há informações sobre os seguintes títulos até o momento.
Autor: Robert Galbraith (J. K. Rowling)
Editora: Rocco
Páginas: 448
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Fnac // Saraiva // Extra

Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

A Trama:  Está em todos os jornais: a supermodelo britânica Lula Landry cometeu suicídio pulando da sacada de seu apartamento. Era o que todos acreditavam e a opção mais cabível para o que aconteceu, já que Lula tinha uma vida conturbada, não apenas por causa da fama, mas também pelo seu namorado problemático e seu envolvimento no mundo das drogas. Três meses depois, o irmão de Lula, John Bristow, vai à procura do detetive Cormoran Strike, já que, diferente dos outros, ele não crê no suicídio da irmã. Mesmo não confiando muito nas suspeitas de Bristow, Strike pega o caso e então começa sua investigação, com a ajuda de Robin, sua secretária temporária e muito eficiente.
Toda a trama criada é muito bem estruturada e deixa aquela ansiedade de saber logo quem é o culpado, você vai coletando pistas junto a Strike e, quando você pensa que descobriu quem é o assassino, a história tem uma reviravolta, te levando para um caminho completamente diferente. Apesar de toda a aclamação por J.K. Rowling estar por trás do nome Robert Galbraith, O Chamado do Cuco é um típico livro policial, regrado de mistérios e partes de tirar o fôlego, mesmo que em alguns pontos da investigação de Strike, toda aquela enrolação tenha ficado um pouco cansativa.


O ProtagonistaCormoran Strike é um ex-soldado que saiu ferido da guerra, perdendo sua perna direita. Sua vida pessoal e profissional andam conturbadas, já que ele acaba de se separar definitivamente de sua parceira e os negócios como detetive não andam nada bem. Apesar de ser um homem truculento e cabeça-dura, ele conseguiu me conquistar por ter certa ingenuidade, além de provar ser um detetive de primeira, daqueles que nada passa despercebido por seus olhos. É um personagem com uma carga emocional imensa e que você vai entendendo aos poucos, o que o torna real e cria certo vínculo com o leitor. Era impossível não torcer por ele, não apenas na investigação, mas que tivesse uma vida melhor a partir dali.

Os Personagens Secundários: Robin foi mandada por uma agência de empregos para ser a secretária temporária no escritório de Cormoran Strike. Assim que chegou lá e viu os dizeres “detetive” na porta dela, seu coração bateu mais forte e ela foi tomada por uma excitação imensa, já que desde criança ela sonhou em trabalhar como detetive como nos filmes, coletando pistas e desvendando casos. Ela era uma figura! Foi bem bacana presenciar a evolução da sua relação com Strike (nada amoroso, não confundam), quando ela começou a respeitá-lo como um detetive de verdade. Com certeza uma das minhas personagens favoritas. Os outros personagens fazem parte da trama investigativa, e é bacana de ir conhecendo-os aos poucos, descobrindo a ligação de cada um com o que está acontecendo, por isso não vou falar sobre eles.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu acho a capa perfeita para a trama apresentada nas páginas. Tem um ar de mistério, passado principalmente por aquela silhueta, além de ser linda, as cores têm um contraste bem bacana entre si. A diagramação da Rocco ficou bem bacana, com um bom tamanho da fonte e bom espaçamento, além de folhas amarelas (não precisam mais reclamar das edições da editora, tá, eles estão fazendo um trabalho bem bacana atualmente – ao menos nos livro que eu li). Sou suspeita para falar da escrita desse Robert Galbraith (que também atende pelo nome de J.K. Rowling, uma das minhas autoras favoritas ever!), mas vou tentar ser imparcial. É uma narrativa fluida, mas que dá uma empacadinha naquelas partes enroladas que citei ali em cima. Não deixa de ser uma narrativa excelente, já que Rowling/Galbraith escreve com maestria e não podia ser melhor naquilo que faz.

Concluindo: O Chamado do Cuco é um ótimo livro policial, preenchendo todos os requisitos que esse gênero necessita, além de ser conduzido por uma autora maravilhosa e de escrita excelente. Vale super à pena para quem gosta do gênero e quer quebrar a cabeça um pouquinho com um ótimo mistério e conhecer duas figuras imperdíveis como personagens. Mal posso esperar para ler os próximos casos de Cormoran Strike.

Quotes:
O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestas o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante, não podemos mais desfrutar.

Classificação: