Retrospectiva 2013 - Parte 1

Janeiro vai acabar em breve, o que significa que está na hora da retrospectiva do ano passado, onde exibimos os melhores livros do ano! Cada resenhista vai mostrar os favoritos da sua maneira, e hoje começaremos pelos da Tayane! A Tay sofreu para escolher os melhores dez, e os gêneros foram bem variados!


Caminhos de Sangue - Moira Young
Um livro pós-apocalíptico (ainda estou em dúvida se classifico-o como uma distopia), onde acompanhamos Saba em sua busca pelo irmão gêmeo, Lugh, e vemos de perto tudo o que ela teve que passar para alcançar seu objetivo. Conseguiu me conquistar pela trama e pela protagonista forte, por vezes turrona. Além disso, o romance não é meloso ou cansativo, é algo que acontece naturalmente. Com certeza um dos livros que eu mais gostei de ler em 2013.



Belo Desastre - Jamie McGuire
Uma história simples que conseguiu me ganhar, mesmo com alguns altos e baixos durante a leitura e tendo que aguentar os mimimis da protagonista. Temos Travis Maddox, um badboy daqueles que, mesmo com todos os seus defeitos, consegue arrancar suspiros (eu sou uma fã de carteirinha de badboys literários, principalmente quando são bem construídos). É um New Adult gostoso de ler e eu mal posso esperar para conhecer a história na versão do Travis.


Entre o Agora e o Nunca - J. A. Redmerski
Outro New Adult, e posso dizer que esse é o meu favorito. Camryn conhece Andrew em sua ida para "lugar nenhum", e depois os dois decidem viajar juntos, de carro, pelos EUA. O Andrew, como o Travis, tem seus defeitos, mas é apaixonante (sem contar o ótimo gosto musical do cara). É uma história emocionante e eu gostei bastante de acompanhar os protagonistas, só acho que o final foi meio “conto de fadas” de mais.




A Culpa é das Estrelas - John Green
2013 foi ano que eu conheci John Green e me apaixonei pela escrita dele. Como muita gente, esse livro se tornou um dos meus queridinhos e o João Verde entrou para a lista dos meus autores favoritos. É uma história emocionante, engraçada e com personagens memoráveis. Vale super a pena ler!




Feita de Fumaça & Osso - Laini Taylor
A autora criou um mundo incrível nesse livro (o das quimeras) e fez eu me apaixonar por ele e pela história, além da protagonista fugir daquele clichê que temos hoje em dia. Eu adorei Feita de Fumaça e Osso e fiquei roendo as unhas com aquele final. Mal posso esperar para ler a sequência.





O Hobbit - J. R. R. Tolkien
Gostei muito de conhecer Bilbo Bolseiro em sua aventura para ajudar os anões a recuperarem seu reino. É um livro envolvente e cheio de mistérios, e foi incrível acompanhar Bilbo e sua evolução pela Terra Média. Agora preciso ler urgentemente a trilogia do anel.




Irmã - Rosamund Lupton
Esse livro foi uma surpresa incrivelmente boa. Fugindo dos padrões de um livro policial, a autora colocou sua protagonista para desvendar a misteriosa morte de sua irmã. O livro para mim foi incrível, com um final inesperado. Recomendo muito!





Starters - Lissa Price
Apesar de não ter um desenvolvimento tão incrível assim (eu gostei da trama, não me entendam errado), o final de Starters vale qualquer divergência com a trama que você tenha passado durante a leitura. E que venha Enders!


A Marca de Atena - Rick Riordan
O que falar do final desse livro? Todos os fãs de Percy Jackson com certeza sabem do que eu estou falando. Consegui me apaixonar por um personagem que eu não gostava tanto nos outros livros da saga Heróis do Olimpo (Leo Valdez, seu gostoso pra dedéu *-*), além de ter sido o primeiro livro em inglês que eu li (sim, li a versão original em inglês), o que me deixou muito feliz por ter conseguido chegar ao final sem muitos obstáculos. Agora é aguardar o momento em que estarei livre para ler A Casa de Hades (que está me chamando ali na estante).




O Lado Bom da Vida - Matthew Quick
Outro que se tornou o queridinho de muita gente em 2013, e apesar de todas as dificuldades, Pat Peoples é um personagem que conseguiu me encantar, mais ainda depois que se juntou à Tiffany. Vale a pena a leitura!