Resenha - Desastre Iminente

Resenha feita pela Mari!  
Título: Desastre Iminente
Título Original: Walking Disaster
Série: Belo Desastre
1- Belo Desastre (2012) 
2- Desastre Iminente (2013)
Autor: Jamie McGuire
Editora: Verus (Record)
Páginas: 389
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Extra // Fnac // Submarino

Sinopse: Toda história tem dois lados. 
Em Belo desastre, Abby disse o que pensava. 
Agora chegou a hora de conhecer os fatos pelos olhos de Travis. 
Travis perdeu a mãe muito cedo, mas, antes de morrer, ela lhe ensinou duas regras de vida: ame muito, lute mais ainda. Tendo crescido em uma família de homens que gostam de jogos e lutas, Travis Maddox é um cara durão. Musculoso e tatuado, bad boy até o último fio de cabelo, ele leva uma mulher diferente para casa a cada noite. Até conhecer Abby Abernathy... 
Determinada a se manter longe de problemas, Abby resiste com todas as forças ao charme de Travis, sem saber que assim só o deixa mais determinado a conquistá-la. Será que o invencível Travis "Cachorro Louco" Maddox vai ser derrotado por uma garota? 

A Trama: O segundo volume de Belo Desastre na verdade não é uma continuação, acontece apenas a troca do narrador (protagonista), com Travis contando sua versão dos fatos. A narração é melhor, a trama tem mais emoção, porém são poucos os acontecimentos que não se repetem em ambos os volumes. Conhecemos um pouco mais sobre o passado de Travis, a morte da sua mãe e as dificuldades com os irmãos mais velhos, assim como em Belo Desastre conhecemos um pouco sobre o pai de Abby e seus problemas com apostas.

O ProtagonistaAo ler Belo Desastre entendemos Abby e passamos a odiar Travis por tudo o que ele apronta com ela. Por outro lado, ao ler Desastre Iminente os papéis invertem e você passa a odiar Abby por toda a enrolação no romance. Eu gostei mais de Travis como protagonista, a história ganha mais emoção, já começando pelo prólogo onde conhecemos a doença da mãe de Travis, entendemos o termo 'beija-flor' e eu cheguei a derramar lagrimas já nas primeiras páginas, foi a minha parte favorita do livro.


Os Personagens Secundários: Nada de novo nos personagens secundários (até porque a história é a mesma), porém a família Maddox ganha mais destaque. Além de Travis, temos Trent, Taylor, Tyler e Thomas. Os irmãos passaram por muitas dificuldades com a morte da mãe, sendo criados pelo pai e cuidando uns dos outros.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa segue o mesmo estilo da primeira, talvez eu não tenha entendido o significado de ter uma borboleta ao invés de um beija-flor (se alguém quiser me explicar, fiquem a vontade), porém continua sendo uma capa simples e bonita. A autora se supera nesse volume, amadurece sua escrita e envolve o leitor.

Concluindo: Desastre Iminente e toda a sedução de Travis superam a melação da Abby, porém ao ler Desastre Iminente tive a mesma sensação de quando vemos o filme e depois lemos o livro da mesma história, o livro é quase sempre melhor, mas depois de já conhecer toda a trama, não tem mais tanta graça.
Desastre Iminente seria, na analogia, o livro, pois supera o primeiro volume, entretanto, na minha opinião, esse deveria ter sido o primeiro volume e Belo Desastre nunca deveria ter sido lançado, é extremamente cansativa a leitura desse segundo volume graças à repetição de todo o romance entre Abby e Travis. Não é que a trama inteira seja igual, é legal saber um pouco do que cada protagonista sente, no entanto, teria sido melhor misturar um pouco da narração de ambos no primeiro volume, ou separar a história em dois volumes, cada um contado por um personagem.

Curiosidades (com spoilers): Jamie está para lançar em 1º de julho uma nova série chamada 'The Maddox Brothers' com o Trenton (um dos irmãos de Travis) como protagonista do primeiro volume, e a autora pretende continuar a lançar cada novo volume focando em um irmão diferente. No fim de 2013 foi lançado um conto especial sobre o casamento da Abby com o Travis em Las Vegas com o nome de A Beautiful Wedding.

Classificação: