Resenha - Tabuleiro dos Deuses

Resenha feita pela Paty!  
Título: Tabuleiro dos Deuses
Título Original: Gameboard of the Gods
Série: A Era de X:
1- Tabuleiro dos Deuses
2- The Immortal Crown (2014 US)
Autores: Richelle Mead
Editora: Paralela (Companhia das Letras)
Páginas: 424
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva // Fnac // Extra

SinopseJustin March, um investigador de religiões charmoso e traiçoeiro, volta para a República Unida da América do Norte (RUAN), após um misterioso exílio. Sua missão é encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos relacionados com seitas clandestinas. Sua guarda-costas, Mae Koskinen, é linda, mas fatal. Membro da tropa de elite do exército, ela irá acompanhar e proteger Justin nessa caçada. Aos poucos, os dois descobrem que humanos são meras peças no tabuleiro de poderes inimagináveis.

A Trama: Tabuleiro dos Deuses é uma mistura deliciosa de elementos e sub-tramas.  Metade da população terrestre foi dizimada por um vírus fatal - Mefistófeles, criado por extremistas religiosos. Logo após o período conhecido como Declínio, os governos se restruturaram, atualmente os EUA e Canadá são um único país - República da América do Norte Unida, e os países menos desenvolvidos  são denominados províncias. A partir de então, regras rígidas foram adotadas por esse novo sistema político, tanto que a atuação das organizações religiosas é controlada e sancionada por agentes da RANU. 
Em meio a tudo isso conhecemos Mae Koskinem, responsável pela proteção dos senadores do país. Ela não é uma guarda qualquer, mas uma super soldado que tem sua capacidade de luta aumentada, devido a um implante. Quando Mae entra em uma briga pessoal, ela acaba sendo suspensa de suas funções, e não demora muito para que lhe deem um novo cargo, na verdade ela foi rebaixada a guarda-costas, porém Mae foi enviada ao Panamá numa missão: encontrar e trazer de volta um agente da RANU exilado. 



Os Protagonistas: Embora narrado em terceira pessoa, Tabuleiro dos Deuses nos apresenta a perceptiva de três personagens principais: Mae, Justin e Tessa. 
Mae é uma personagem forte e determinada, ela simplesmente não estava designada a carreira militar, ela foi educada para ser uma jovem refinada. Indiferente à opinião de seus familiares, Mae escolheu seu próprio destino. 
Justin March ao contrário não pertence à alta sociedade, entretanto por esforço e mérito conseguiu subir na vida, ou melhor, até perder seu cargo - servidor da verdade (responsável pela fiscalização das organizações religiosas). Por motivos desconhecidos, Justin foi deportado de seu país, vivendo em uma das províncias (Panamá). Justin March era um servidor da RANU, mas no Panamá não passa de um festeiro viciado em jogos e mulheres.
Tessa é uma adolescente que mais tarde tornar-se a protegida de Justin, devido à sua inteligência que seria pouco explorada no Panamá, já na RANU seu futuro poderia ser brilhante.

Personagens Secundários: A história envolve muitos elementos: assassinatos, rituais, política, conspirações, mitologia... consequentemente os personagens secundários em sua maioria são adultos, com a exceção de Tessa e seus colegas de classe. Temos também os dois corvos que habitam a cabeça de Justin e os deuses.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa brasileira está fantástica, infelizmente não posso dar um parecer completo sobre a editação da obra, já que recebi a prova do livro, mas o resultado até então é excelente, creio que ficará muito melhor. A Editora Paralela esta de parabéns!
Richelle é uma diva, suas obras arrastam legiões de fãs, a autora cativa a qualquer com suas histórias desde o primeiro capítulos. Eu realmente adorei o cenário futurístico e o novo elenco de personagens.

Concluindo: Richelle Mead nos instiga mais um vez com sua narrativa envolvente, audaciosa e cheia de ação. Tabuleiro dos Deuses apresenta uma pegada diferente dos demais livros da autora, apesar da abordagem mais madura, voltada para o público adulto, o que não impede em nada que os fãs mais novos não possam apreciar sua qualidade. Vale muito a pena, mas pode dividir opiniões dentre aqueles que já conhecem seus livros.

Quotes:
- O Fato de que toda sua vida gira, e sempre girou, em torno de de diferentes imagens. O que as pessoas pensam de você. O que as pessoas querem que você seja. E o que você quer ser. Você não gosta que as pessoas suponham coisas sobre você, mas também não está disposta a mostrar a verdade a elas.
Classificação: