Resenha - Almanova

Resenha feita pela Luh!  
Título: Almanova
Título Original: Incarnate
Série: Incarnate
1- Almanova 
2- Almanegra (Em breve)
3- Infinite (2014 US)
Autor: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Páginas: 336
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Submarino

Muito divertido!

Sinopse: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença.
Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

A Trama: Almanova é um bom exemplo do que um livro deve ser. Há cenas muito engraçadas, conversas intensas e trechos profundos que fazem o leitor refletir. Algumas partes da trama foram mais lentas e não gostei de alguns pontos, especialmente perto do final, que pareciam tirar o ar fofo e misterioso do livro, porém a trama me prendeu desde o primeiro capítulo e o final em si foi ótimo, estou morrendo para ter a continuação.
O livro se passa em Range, um reino onde moram um milhão de pessoas e cada uma delas renasce em um novo corpo alguns anos após a morte, lembrando do tudo o que fizeram nas vidas passadas. Todos seguem assim por cinco mil anos, até que uma das pessoas não reencarna e, no lugar dela, nasce Ana. Alguns culpam Ana pela morte definitiva da alma que não voltou e quando ela retorna à cidade após passar toda a sua vida isolada, a adaptação é lenta e difícil. Além de tentar descobrir de onde ela veio, Ana tem que lidar com o ódio de desconhecidos e regras criadas especialmente para ela, o que torna a situação muito interessante.

A ProtagonistaAna é uma ótima protagonista. Ela é desconfiada demais, insegura e às vezes até bem teimosa, entretanto isso tudo combina perfeitamente com a maneira como a personagem foi criada. Com os incentivos certos, Ana era incrível, madura, muito inteligente e engraçada, além de ter uma qualidade especial que simplesmente cativava as pessoa. Seu romance com Sam é uma parte importante da trama e adorei a tensão entre os dois.

Os Personagens Secundários: Sam é maravilhoso! Inteligente, fofo, carinhoso, paciente, Sam já viveu por cinco mil anos, mas não age como se soubesse de tudo. Como perfeição é ruim, ele também tem seus defeitos, é misterioso, tem um passado conturbado e é difícil saber como ele se sente, contudo o personagem ficou ótimo assim. Vários dos outros personagens são complicados, principalmente por seus longos passados, entretanto eles são muito originais e cativantes, eu queria saber muito mais sobre cada um.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa se tornou uma das minhas prediletas, não só pela imagem linda (e que super combina com o livro), mas pelo efeito brilhante que a editora usou (semelhante àquele da série Instrumentos Mortais). A diagramação interna também é bonita, com a fonte em bom tamanho.
A escrita da Jodi me agradou desde o início, foi fácil visualizar as cenas e os personagens, e até nas partes mais lentas eu não queria parar de ler.

Concluindo: Alguns trechos não foram tão bons, mas no geral o livro foi maravilhoso. Adorei a protagonista, a trama e principalmente o romance!

Classificação: