Resenha - O Alçapão

Resenha feita pela Luh!  
Título: O Alçapão
Título Original: The Trap Door
Série: Infinity Ring
1- Um Motim no Tempo (2013)
2- Dividir e Conquistar (2013)
3- O Alçapão
4- Curse of the Ancients (2014)
5- Cave of Wonders (2013 US)
6- Behind Enemy Lines (2013 US)
7- The Iron Empire (2014 US)
Autor: Lisa McMann
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 224
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva // Fnac

Atenção: Essa resenha não contém spoilers de outros livros da série! (Só não leiam a sinopse.)

Sinopse: Depois de lutarem ao lado de guerreiros medievais para corrigir mais uma Fratura, Dak, Sera e Riq retornam aos Estados Unidos e logo se envolvem em uma armadilha mortal. O ano é 1850, um pouco antes da Guerra Civil, quando o país está dividido em relação à escravidão. Nesses tempos sombrios, a Ferrovia Subterrânea é a única esperança de muitos escravos, que conseguem escapar por essa rota secreta. Mas a SQ aos poucos está tomando o controle dos trilhos, colocando a vida de muitos fugitivos em perigo e ameaçando apagar aquela ferrovia da história. Riq é forçado a se separar do grupo e encontrará dificuldades que o levarão a enfrentar seu próprio passado. Dak e Sera, por outro lado, tentam descobrir em quem podem confiar e o que precisa ser feito para consertar mais uma Fratura.

A Trama: A série Infinity Ring segue um padrão semelhante ao de livros policiais, onde cada livro tem sua trama individual, mas ao mesmo tempo há pequenos detalhes sobre a vida dos protagonistas.
Esse é meu livro predileto da série até o momento. A trama vai além do "divertido" e foca em assuntos muito sérios, é inteligente e ainda consegue ter diversas cenas descontraídas para prender os leitores. Adorei o assunto escolhido, que não vou contar para não dar spoilers, e acredito que O Alçapão tem a quantidade correta de aventura (muita) e romance (inexistente), considerando que foi escrito para crianças bem jovens. Espero muito que a série continue assim!

Os Protagonistas: Enquanto é possível sempre notar a troca de autor pelas mudanças sutis na personalidade dos protagonistas, eu amei os personagens da Lisa McMann. Dak é um garoto apaixonado por História que faz piadinhas bobas às vezes, mas entende a seriedade das situações e tem dicas muito interessantes. Sera é doce e inteligente, geralmente muito madura para sua idade, mas ainda consegue manter o ar inocente. Gostei muito de sua coragem e da rapidez com que era capaz de elaborar um plano.
Esse livro foca em Riq e adorei conhecê-lo melhor! Ele é um personagem que fica em segundo plano nos livros anteriores e só agora passei a realmente vê-lo como um dos protagonistas. Riq acredita em uma causa e luta por ela com tudo o que tem, mas nem sempre consegue superar seu lado mais emotivo. Adorei o conflito do personagem entre defender aqueles que ama e defender seus ideais.

Os Personagens Secundários: Muitos personagens dedicados e inteligentes, é impossível não gostar deles, especialmente os que surgem na parte final. Nenhum deles hesita em ajudar o próximo, às vezes arriscando a própria vida, e eu torcia por todos! Os vilões nesse livro eram muito organizados, mas deveriam ser mais perspicazes.

Capa, Diagramação e Escrita: Gostei bastante dessa capa, a imagem combina perfeitamente com a trama e a capa é cheia de detalhes que chamam a atenção. A diagramação interna é comum, a fonte é um pouquinho pequena, mas com ótimo espaçamento entre as linhas.
Lisa foi minha escritora predileta até o momento, aquela que eu senti que realmente capturou a essência dos protagonistas e que escreveu a melhor história.

Concluindo: Esse livro realmente é recomendado para pessoas de todas as idades, há aventura e ação suficientes para agradar qualquer leitor e o livro ainda traz alguns conhecimentos interessantes. Estou torcendo para o próximo autor ser tão bom quanto a Lisa.

Classificação: