Resenha - Nove Noites e um Sonho de Outono

Resenha feita pela Luh!
Título: Nove Noites e um Sonho de Outono
Título Original: Wondrous Strange
Série: Nove Noites
1- Nove Noites e um Sonho de Outono
2- Darklight (2009 US)
3- Tempestuous (2010 US)
Autor: Lesley Livingston
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Gutenberg


Sinopse: Kelley Winslow está vivendo seu sonho. Aos 17 anos de idade, ela se muda para Nova York e começa a trabalhar em uma companhia de teatro. Ela ainda é, claro, apenas uma assistente e eventual substituta, mas um dia as coisas começam a mudar: a atriz que interpreta a protagonista Titânia em “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare, sofre um acidente, e ela tem uma chance de assumir o papel principal. Nesse mesmo dia, ela passa a perceber que o mundo mágico é mais real do que pensava. Ela conhece um lindo jovem chamado Sonny Flannery, a atração entre os dois é imediata, mas o rapaz é, na verdade, um dos guardiões do portal do Samhain, que dá passagem para o outro mundo. A cada solstício de inverno, o portal se abre, mas a cada nove anos ele permanece aberto durante as últimas nove noites do outono. E é nesse breve tempo que ela, ao descobrir sua verdadeira descendência, se vê ameaçada por uma terrível trama, que coloca em perigo o mundo real, o mundo encantado e a promessa de viver um amor verdadeiro.

A Trama: Admiro muito a autora por sua ideia genial. Kelley é uma aspirante a atriz que consegue um papel importante em uma pequena companhia de teatro, representando Titânia de Sonho de uma noite de verão. Entretanto, ao mesmo tempo em que a protagonista ensaia a peça, o leitor descobre que muito daquilo é real e está acontecendo naquele momento.
A trama começa bem devagar e pela primeira metade do livro eu tive a sensação de que absolutamente nada de importante estava acontecendo. Entretanto, na metade final há muita ação e tudo vai se encaixando, tornando a trama mais dinâmica e fazendo valer a pena a pequena enrolação do início. Eu adorei certos trechos e não gostei tanto de outros, mas estou torcendo para a trama se desenvolver mais no próximo livro.

A Protagonista: Kelley é uma garota bem comum, vivendo com sua colega de quarto e trabalhando na companhia de teatro. Ela é teimosa, impulsiva e até meio irresponsável, mas também é divertida e seu comportamento é bem normal para uma garota de 17 anos. Kelley estava indo super bem e adorei-a como protagonista, mas acho que ela aceitou o mundo mágico rápido demais, sem sequer questionar o que estava acontecendo.

Os Personagens Secundários: Sonny é um dos Janos, humanos treinados para impedir que os seres mágicos atravessem um portal e venham para o mundo humano. Ele é quase um protagonista, porém não me apeguei ao personagem, portanto não consegui me importar muito com sua história.
Quanto aos outros, acho que os personagens secundários foram a falha do livro. A maioria deles tinha passados muito interessantes e ainda assim simplesmente não me convenceu ou não me cativou.

Capa, Diagramação e Escrita: Na minha opinião, o título nacional combina mais com o livro e a capa nacional é muito melhor que a original. Eu adorei a imagem de fundo, a modelo e a fonte, acho que os arabescos nos cantos foram desnecessários, mas ainda ficou ótimo. A diagramação interna também me agradou, a fonte é bonitinha e muda conforme necessário, minha única reclamação é que as falas são divididas por aspas e às vezes elas estavam claramente no lugar errado.
A escrita da Lesley infelizmente precisa melhorar. As descrições de cenário estão ótimas, mas sinto que ela não soube transmitir bem os sentimentos de seus personagens.

ConcluindoNa teoria, a trama tinha tudo para ser ótima, entretanto deixou a desejar, e acredito que seja culpa da autora. Ainda é uma série que vale a pena acompanhar e quero muito descobrir o que acontecerá, porém os personagens ainda não me convenceram.
Classificação: