Resenha - Poseidon

Resenha feita pela Luh!
Título:  Poseidon
Título Original: Of Poseidon
Série: O Legado de Syrena
1- Poseidon
2- Of Triton (2013 US)
3- Of Neptune (2014 US)
Autor: Anna Banks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Extra

Potencial para muito mais.

Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum... e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafio. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.

A Trama: Poseidon conta a história de Emma, uma adolescente que parece ter uma vida comum, até que vai passar as férias com sua melhor amiga, Chloe, e ela é atacada por um tubarão. Emma, em seu desespero de salvar a amiga, ordena que o tubarão pare, e estranhamente ele obedece. É assim que ela chama a atenção de Galen, um Syrena (eles não gostam de ser chamados de sereias) da família real que vai ajudá-la a descobrir o que ela realmente é.
No geral, foi um livro que eu gostei, porém tive diversos problemas com a trama. Apesar de ter adorado todas as cenas engraçadas, eu queria que o livro tivesse focado um pouco mais nas partes sérias, como a guerra entre Syrenas, e não nos romances adolescentes. Eu acredito que ele poderia ter sido muito melhor se não tivesse esse ar "bobo". Além disso, algumas cenas não pareciam muito realistas, como o luto (quase inexistente) de Emma pela melhor amiga. 
Eu gostei bastante da maneira como a autora explicou as sereias e seus costumes, mas ela criou esses reinos submersos fantásticos e quase não deu detalhes sobre os mesmos, espero que nos próximos livros eles se tornem os cenários principais. Também adorei uma revelação que acontece logo no fim do livro, que me surpreendeu.

Os Protagonistas: Emma é bem desastrada, às vezes fica nervosa e não sabe o que fazer, porém ela é inteligente, esforçada e fofa. Não foi uma personagem memorável, era apenas uma "garota comum", mas ainda me fez rir bastante e gostei de como ela não aceitava ordens de Galen.
Galen é um membro da família real que não se encaixava muito bem entre os Syrenas e, portanto, decidiu passar um tempo na terra firme. Os Syrenas tem muito preconceito com os humanos, mas Galen parece tolerá-los. Infelizmente seu romance com Emma não me convenceu e apesar de o personagem não ser ruim, ele é bastante superficial.

Os Personagens Secundários: Minha predileta foi Rayna, a irmã de Galen, por ser tão complexa e diferente. Eu passei por uma relação de amor e ódio com a personagem, mas ela foi a mais interessante e estou ansiosa para conhecê-la melhor nos próximos volumes. Outro personagem que me conquistou foi o fofíssimo Toraf, um Syrena amigo de Galen que eu tinha vontade de abraçar. Enquanto conhecemos indiretamente vários Syrenas e seus passados fascinantes, foram poucos os humanos que tiveram algum papel na trama, porém gostei bastante da autoritária mãe de Emma, apesar de nem sempre compreendê-la.

Capa, Diagramação e Escrita: Amo essa capa, ela combina perfeitamente com a trama e me parece bem original. A diagramação é bonita, alguns detalhes nas páginas e letra em bom tamanho.
A escrita da Anna Banks me incomodou um pouquinho, eu queria mais detalhes nas cidades submersas, porém ela se deu ao trabalho de explicar bem os Syrenas. Como disse antes, só gostaria que o livro tivesse um ar um pouquinho mais sério.

ConcluindoO livro tem muito potencial e acredito que o próximo será muito melhor. Eu me diverti e adorei a trama, porém estava esperando mais. Ainda assim, recomendo a série, principalmente para quem quiser conhecer mais sobre as sereias, mas já aviso que a maior parte do livro se passa em terra.


Classificação: