Lançamentos de Junho #3

Oi, gente! Hoje nós vamos ver os lançamentos das editoras Companhia das Letras, Grupo Record, Rocco e Suma de Letras. Eu quero ler Fique Onde Está e Então Corra, Cartas de Amor aos Mortos, A Vida do Livreiro A.J. Fikry, O Maravilhoso Agora, A Lista de Brett, A Aposta e Meu Nome é Memória (que, aliás, o enredo se parece muuuito com o da série Fallen, da Lauren Kate, até os nomes dos protagonistas :P).

Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne - Companhia das Letras
Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa. “Assim como em O menino do pijama listrado, Boyne conduz os leitores pelas agonias da guerra através do olhar de uma criança.” School Library Journal “Uma história vívida e acessível sobre o preço altíssimo que a guerra obriga os inocentes a pagar.” Kirkus Reviews 


Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira - Companhia das Letras
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.



A Vida do Livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin - Companhia das Letras
Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.


Finn's Hotel - James Joyce - Companhia das Letras
No início dos anos 1990, o surgimento de um manuscrito causou alvoroço entre os estudiosos de James Joyce. Encontrado em meio a seus papéis e anotações, Finn’s Hotel foi anunciado como embrião daquele que seria o mais enigmático dos livros do irlandês, o gargantuesco e caudaloso Finnegans Wake. Todavia, uma longa briga judicial privou os leitores do acesso ao texto. Apenas agora, mais de duas décadas depois de sua aparição, é que Finn’s Hotel chega às mãos dos fãs de Joyce. Se Finnegans Wake é um dos textos mais herméticos de toda a literatura universal, este Finn’s Hotel é um presente aos leitores que tanto o aguardaram. Tremendamente claro e acessível, é composto de onze pequenos contos, que poderiam ser chamados de fábulas, sobre a história da Irlanda. Divertidos e comoventes, os textos chegam ao português pelas mãos de Caetano W. Galindo, cuja tradução do livro Ulysses recebeu os prêmios Jabuti, APCA e ABL. Joyceano de mão cheia, Galindo recriou aqui as dezenas de trocadilhos e jogos de linguagem do original. Não se sabe ao certo as intenções de Joyce com o manuscrito, e se essas histórias de fato compõem uma versão anterior do Finnegans Wake. Ainda assim, estão lá Humphrey Chimpden Earwicker, protagonista do Wake, bem como um esboço inicial da magnífica carta de Anna Livia Plurabelle, uma das peças mais belas da língua inglesa. Esta edição traz ainda uma nova tradução do poema Giacomo Joyce, também traduzido por Galindo.


A Vez de Morrer - Simone Campos - Companhia das Letras
Quando Izabel voltou a passar seus fins de semana em Araras, a casa da família estava praticamente abandonada. Desde a morte do avô, Izabel e sua mãe pouco se interessaram pelo lugar. A mãe, inclusive, sempre achou que a casa precisava ser vendida. Nas duas últimas décadas, a região serrana do Rio de Janeiro se convertera num veraneio para ricos e famosos, e pouco lembrava a Araras de antigamente, com seus sítios e chácaras familiares. O terreno, hipervalorizado como tudo no Estado do Rio, acertaria de vez a vida das duas. O que poderia vir a calhar, principalmente para Izabel, que vem descobrindo na pele as agruras de trabalhar como freelancer. Entre pagamentos atrasados e a escassez generalizada de serviços, pouco resta a ela senão distrair a cabeça na casa de Araras. E um fim de semana na serra logo vira outro e outro e outro. Aos poucos, o ar de abandono vai dando lugar a uma casa viva, como se aquelas ruínas estivessem sendo reconstruídas pela memória de Izabel. Sem perceber, ela se vê praticamente morando na serra. Como ocorre em todo ponto turístico, Araras é feita de duas cidades. Na temporada, vicejam as lojinhas e restaurantes, as ruas coalhadas de gente. Durante a semana, são os moradores que ocupam a praça, a sorveteria e as igrejas, que parecem brotar do chão. E é justamente essa segunda cidade que atrairá Izabel. O gerente da lan house, cheio de grandes aspirações profissionais, ou sua irmã, eternamente envolvida com a complexa cultura evangélica da região. Ou ainda o amigo do Rio, que pretende instaurar um polo tecnológico ao lado de Araras. Ou a amiga casada, que vai pra debaixo dos seus lençóis. No cruzamento dessas vidas, Simone Campos constrói peça a peça uma trama de alta voltagem sexual, um retrato de geração ao mesmo tempo ácido e delicado, violento e bucólico.


O Maravilhoso Agora - Tim Tharp - Record
Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. 




Idênticos - Scott Turow - Record
Vinte e cinco anos depois do assassinato de Dita Kronon, Cass Gianis, ex-namorado da vítima, está prestes a sair da prisão após ter cumprido pena pelo crime, enquanto seu irmão gêmeo, Paul, é candidato à prefeitura do Condado de Kindle. Nas vésperas das eleições, Hal, irmão mais velho de Dita, decide enfim expor publicamente uma suspeita que guardou para si todo esse tempo: que Paul teria tido participação na morte de sua irmã. Assim, ele aciona Evon Miller, ex-agente do FBI, e Tim Brodie, investigador aposentado, para provar suas suspeitas. Os dois logo trazem à tona a complexa trama de sexo, traição e violência que envolve a relação entre os Kronons e os Gianis.


Enquanto a Europa é devastada pela guerra e os Estados Unidos hesitam em se unir à luta contra o nazismo, James Zennor retorna para sua casa, em Oxford, depois de seu treino matinal de remo e descobre que sua esposa desapareceu com o filho, deixando apenas um bilhete dizendo que o ama. Ele logo inicia uma busca incansável, uma jornada que o leva da Inglaterra a clubes e sociedades secretas de Yale. Aos poucos, ele descobre que o sumiço de sua família pode estar relacionado a uma terrível conspiração, capaz de fazer seu país sucumbir a Hitler de uma vez por todas. 


Neste último volume, a rica e arrogante Marissa Towsend enfrenta um grande trauma. Após ser confundida com sua doce prima Olivia, ela acaba sendo sequestrada pelos mafiosos envolvidos pela tragédia dos Davenports. Ao ser resgatada, Marissa descobre que deve sua vida ao misterioso Nash, e ela não consegue afastá-lo do pensamento. Disposta a ajudá-lo a livrar o pai da pena por um crime que não cometeu, ela fará tudo o que estiver a seu alcance, inclusive mergulhar em um mundo de paixão, desejo e segredos, onde nada é o que parece e ao qual ela pode não sobreviver.


Jake Marlowe está morto, mas seu legado como último lobisomem ainda sobrevive. Sua amada Tallula não só foi infectada por ele como carrega um filho dos dois. Refugiada no Alasca, ela conta com a ajuda do fiel Cloquet para dar à luz. Com a chegada da lua cheia, Talulla vê o pesadelo de sua vida ganhar forma em outro ser ao segurar o filho nos braços. Mas seu tormento está apenas começando: ela é atacada por um grupo de vampiros que sequestram seu filho. Talulla então se lança em uma caçada mortal para resgatá-lo, na qual terá de enfrentar o vampiro mais antigo e poderoso do mundo. Com uma narrativa sombria, inteligente, sensual e comovente, que arrebatou inúmeros leitores em O último lobisomem, Glen Ducan constrói uma heroína como jamais se viu. · “Grandioso, irresistível. Duncan escreve com uma aspereza e um humor que reverencia o que há de melhor na cultura pop.” – Dallas Morning News

Mary Beth Latham tem uma vida que considera perfeita. Muito dedicada à família, ao lado do marido Glen, construiu um lar feliz e saudável para Ruby, a filha mais velha, e para os gêmeos adolescentes Max e Alex. Mas, quando percebe uma mudança no comportamento de Max, há algum tempo deprimido e mais calado que o normal, Mary dedica toda sua atenção a ele. E é nesse momento que acontecimentos a princípio sem importância anunciam uma tragédia. Porém, ao se dar conta das rachaduras na redoma na qual instalou a família, já é tarde demais, e a sequência disso é a prova de todo amor e determinação de uma mãe e do poder que a esperança tem em nos manter vivos. Até o fim conta a trajetória de uma mãe que levou adiante uma vida com a qual jamais sonhou, mas que teve coragem suficiente para enfrentá-la. · Best-seller do New York Times. · Anna Quindlen foi a primeira escritora a aparecer nas listas de ficção, não ficção e autoajuda dos mais vendidos do New York Times. · Foi vencedora do Prêmio Pulitzer por sua coluna “Public and Private”, publicada pelo New York Times.

Para fugir de um passado doloroso, o ambicioso Doug Fanning torna-se um predador no mercado financeiro e constrói uma mansão que é incapaz de habitar por completo. Do alto da colina, em sua casa velha e caótica, a professora aposentada Charlotte Graves discute com dois cães sobre a ascensão do símbolo de tudo o que mais despreza na sociedade americana: a mansão de seu vizinho. O jovem Nate transitará entre esses dois mundos, movido pelo desejo e o vazio deixado pela morte do pai. Visionário, ambicioso e irresistivelmente complexo, Union Atlantic é uma obra singular que certamente será lida e relida como um clássico do nosso tempo.

O Barbeiro de Vila Rica é um romance histórico sobre a Inconfidência Mineira, com personagens e acontecimentos reais. O leitor faz uma jornada de dois séculos e meio atrás pela História do Brasil, começa nos escombros do grande terremoto de Lisboa, e vai até a forca de Tiradentes, no Rio de Janeiro, quatro décadas depois. O fio condutor são as aventuras de Alexandre, barbeiro em Vila Rica (atual Ouro Preto) e cúmplice de Tiradentes. A literatura de Fuad aproxima os personagens e acontecimentos do leitor de maneira fluida e cativante. O barbeiro participa das conspirações que transformariam Tiradentes em mártir e a narrativa passa por toda a sua luta pela Inconfidência.

O amor — e as paqueras — estão no ar para Nikki Maxwell neste sexto livro da série Diário de uma garota nada popular. O maior baile do ano está chegando e Nikki está esperando que sua paixão, Brandon, queira ser seu par. Mas o tempo está se esgotando. E se ele não quiser ir com ela? Ou pior, e se ele acabar indo com a Mackenzie?! Junte-se a Nikki, Chloee Zoey, enquanto elas abordam o tema do amor, ao estilo já conhecido e muito divertido do Diário!




Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

No limite da ousadia conta a história de Beth Risk, a amiga durona de Noah, de No limite da atração. Este livro é um spin-off, passando-se no mesmo universo do primeiro, com participações especiais de Isaiah, Noah e Echo. Se você já é fã de No limite da atração ou está descobrindo este mundo agora, certamente vai se deixar envolver pela paixão perigosa e arrebatadora de Beth e Ryan. Beth é uma garota durona e tatuada que precisa cuidar da mãe drogada. Quando ela assume um crime para salvar a mãe, seu tio, um rico esportista aposentado, consegue a guarda da sobrinha e a leva para começar uma vida nova na cidadezinha do interior em que ele mora. E assim Beth se vê morando com uma tia que não a quer e frequentando uma escola onde ninguém a compreende. Exceto um único cara, que não poderia ser mais diferente dela... Ryan é o menino de ouro — um badalado jogador de beisebol, filho de um dos casais mais influentes da cidade. Ele e seus amigos gostam de fazer apostas envolvendo desafios que devem cumprir, e Ryan nunca perde. Por fora o atleta popular que todo mundo adora, ele está prestes a aprender que nem tudo é o que parece. O que começa como uma aposta se torna uma atração irresistível que nem Beth nem Ryan haviam previsto. Sem se dar conta, o cara perfeito vai arriscar seus sonhos — e sua vida — pela garota que ama. E ela, que não deixa ninguém se aproximar, vai se desafiar a apostar todas as fichas nesse amor. Com aparições de Noah, Echo e Isaiah, de No limite da atração, este livro conta a história de um amor que vai se construindo aos poucos, num jogo sedutor de vulnerabilidade e confiança.

Joe Vitale, o autor de sucessos como Limite Zero e A Chave, aprofunda a experiência com a técnica havaiana que vem conquistando adeptos em todo o mundo em seu novo livro. Marco Zero – A Busca por Milagres por Meio do Ho`oponopono revisa trabalhos anteriores e investiga as origens da prática capaz de transformar definitivamente padrões emocionais arraigados que impedem as pessoas de realizar verdadeiros “milagres” internos e curar problemas de saúde, financeiros e afetivos. Um passo adiante para quem já descobriu o Ho`oponopono e deseja aprofundar sua prática, o livro possui ainda um guia para quem ainda não conhece o assunto.

A cidade de Branson, no Missouri, é o cenário para a nova aventura de Anita Blake. Em Ossos sangrentos, quinto livro da série estrelada pela caçadora de vampiros e ressuscitadora de mortos mais adorada da América, os seres encantados se juntam às figuras sobrenaturais já conhecidas de quem acompanha os passos da protagonista. A disputa por um terreno no qual será construído um hotel de luxo leva a intrépida protagonista a ser contratada para tirar da terra corpos com mais de 200 anos e, a partir daí, a se envolver em uma trama que mistura assassinato, sequestro, sede de poder e sedução, colocando em risco a própria vida. 

Em Rosewood, o tempo passa, mas os segredos do passado ficam. E a misteriosa “A” não parece disposta a esquecê-los. No 11º volume da série Pretty Little Liars, sucesso nas prateleiras e na TV, as vidas de Aria, Emily, Hannah e Spencer seguem seus rumos sem muitos percalços. Mas nada é o que parece quando se trata das quatro belas mentirosas. A cada pequeno segredo, elas seguem se envolvendo numa teia cada vez mais perigosa. E alimentando a sede de vingança de “A”, que as atormenta desde o desaparecimento da ex-amiga e confidente do grupo, Alison DiLaurentis.


As integrantes do grupo Confabulando revisitam sete contos de astúcia de diferentes origens em Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistérios. São histórias que fazem parte da tradição oral de diversas culturas em que o mais fraco vence o mais forte sem precisar usar a força, utilizando sua esperteza seja para tirar vantagem de uma situação ou simplesmente escapar de alguma enrascada, sem querer passar “lição de moral” e com muito humor. Um livro para crianças e adultos, especialmente aqueles que sabem que boas histórias não têm idade.


Quando Will Burrows achava que estava a salvo dos perigos do subterrâneo, os Styx – um grupo cruel que domina uma sociedade esquecida no interior do planeta – chegam à superfície e iniciam uma série de ataques a Londres. Em Espirais, esses seres maléficos querem escravizar os seres humanos e possuem até mesmo com um espião entre Will e seus amigos. Mas os jovens heróis contarão com a ajuda de novos companheiros de habilidades bem particulares para ajudá-los, neste que é o quinto e eletrizante volume da série de aventura arqueológica Túneis. Será que eles conseguirão impedir o avanço dos Styx sobre a crosta?


Terceiro volume da série Viajantes no Tempo, iniciada por Madeleine L’Engle com Uma dobra no tempo, ganhador do Newbery Award em 1963 e ainda capaz de fascinar uma nova geração de leitores, Um planeta em seu giro veloz traz o sensitivo Charles Wallace diante de uma nova e emocionante aventura. Tudo tem início quando o Sr. Murry, um físico respeitado, recebe um inesperado telefone em plena noite de Ação de Graças. Àquela altura, o caçula da família ainda não sabia, mas nas próximas horas ele teria que alterar uma série de acontecimentos no passado para evitar uma verdadeira tragédia. 


Yvonne Carmichael trabalhou duro para conquistar a vida que sempre quis: uma carreira bem-sucedida em genética, uma bela casa, um bom relacionamento com o marido e seus dois filhos adultos. Um dia, porém, ela conhece um estranho na Casa do Parlamento e, num impulso, começa um ardente caso com ele. No início, acha que conseguirá manter a relação separada do resto de sua vida, mas ela não pode controlar o que acontece em seguida. Todos os seus planos cuidadosos se transformam numa escalada de enganos, culminando, por fim, em um inominável ato de violência. Uma escolha imperfeita é tanto um thriller psicológico quanto um exame revelador dos valores pelos quais todos nós vivemos e das escolhas que fazemos.

Desde que se conheceram, Holly e Jer são atraídos um para o outro, assim como ocorreu séculos antes com Isabeau Cahors e Jean Deveraux, aumentando ainda mais o ódio entre as famílias, representantes de duas linhagens diferentes de bruxos. Depois de Bruxaria e Maldição, a jovem Holly Cathers – que levava uma vida normal até perder os pais e a melhor amiga num acidente e descobrir que é a mais nova descendente da antiga Confraria das Cahors – passará por provações cada vez mais complexas em Legado, terceiro volume da série de mistério e magia Wicked. 


Kacey deveria ter fugido assim que ouviu essas palavras do milionário Jake Titus. O amigo de infância que Kacey não via há anos é hoje um dos homens mais poderosos e cobiçados de Seattle. E ele precisa de um favor dela: que ela finja ser sua noiva em uma viagem para visitar a avó Nadine, que está muito doente. Kacey aceita sem hesitar, afinal, o que poderia acontecer em apenas quatro dias? Mas o que ela não esperava era reencontrar Travis, o irmão mais velho de Jake, Quando mais novo, ele adorava perturbar Kacey: já incendiou uma boneca, colocou uma cobra em seu saco de dormir. Por isso, recebeu dela o apelido de “Satã”. Mas depois de tantos anos, Kacey se vê diante de um homem lindo, por quem se apaixona no momento em que vê o seu sorriso. O que ela não sabe, no entanto, é que os dois irmãos haviam feito uma aposta quando eram meninos: quem se casasse com Kacey receberia um milhão de dólares. Em “A Aposta”, da autora best-seller do New York Times Rachel Van Dyken, Kacey terá que descobrir qual dos irmãos é o cara certo e fazer sua escolha. Essa é a única certeza que lhe resta.

Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária, mas não é perfeita. Sou humano. (...) Nunca tive filhos, nunca envelheci. Não sei a razão. Vi beleza em coisas incontáveis. Eu me apaixonei e ela é quem resiste. Eu a matei uma vez, morri por ela muitas vezes e ainda não tenho nada para exibir. Sempre a procuro. Sempre me lembro dela. Carrego a esperança de que, um dia, ela venha a se lembrar de mim. Encontrar o amor verdadeiro nunca é fácil. Mas para Daniel, o protagonista de Meu nome é memória, isso parece ser ainda mais difícil. Ele tem um dom que por vezes assemelha-se a uma maldição: lembra-se de todas as suas vidas passadas. E em todas elas, foi apaixonado por Sophia. “Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária”, escreve o protagonista. Inglaterra, Antioquia, Congo Belga, Constantinopla, Georgia. Todos esses lugares já presenciaram o amor do casal, porém Sophia nunca se recorda das memórias passadas. Vida após vida, através de dinastias e continentes, Daniel tenta fazê-la relembrar esse amor e conquistá-la para sempre, mesmo que ela mude de nome e aparência. Mas, em todas às vezes que Daniel e Sophia tiveram uma aproximação, foram separados de maneira dolorosa e fatal. No entanto, quando se reencontram em 2007, Sophia – que agora se chama Lucy – começa a lembrar do passado. Aos poucos, flashes das vidas anteriores vêm à memória, lembranças sensoriais se reavivam e ela percebe que Daniel faz parte de sua vida desde sempre. E agora, se o casal quiser passar suas próximas vidas juntos, terá que compreender e superar o inimigo desse amor.