Resenha - Desde o Primeiro Instante

Resenha feita pela
Título: Desde o Primeiro Instante
Título Original: You Had Me At Hello
Livro Único.

Autor: Mhairi McFarlane
Editora: Novo Conceito
Páginas: 464
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Extra // Submarino 

Sinopse: Rachel acabou de romper um noivado e está decidindo o que vai fazer da vida. Quando ela se encontra casualmente com Ben, um amigo dos tempos da faculdade, seu coração balança. Na época não rolou, mas agora ele parece tão mais interessante... O problema é que Ben está casado, “fora do mercado”, como se costuma dizer. Ok, hora de partir para outra. Rachel não é nenhuma mocinha ingênua, dessas que se deixam levar pela emoção. O fato de Ben ser lindo, educado, engraçado, nobre e fiel não é suficiente para tirar Rachel do seu eixo. Claro que não. Na verdade, ele é O Companheiro Perfeito. Pena que seja tão fiel! Apaixonar-se pelo melhor amigo é o sentimento mais gostoso do mundo, mas também é assustador.

A Trama: Rachel vive em Manchester, na Inglaterra, com seu noivo, que já é seu namorado há treze anos, Rhis. Mas a relação deles não anda nos melhores dias, e com a pressão do casamento, as preferências e diferenças entre eles vão se tornando mais evidentes até que Rachel decide romper o relacionamento de uma vez por todas. Sempre com o apoio de seus amigos, Rachel sai em busca de um novo apartamento e de uma forma de recomeçar sua vida sem Rhis. No meio disso, ela descobre que seu amigo de faculdade, Ben, também está por Manchester e sai a sua procura, pela curiosidade de saber como ele está após dez anos sem contato. Esse reencontro desperta sentimentos antigos e outros novos, já que Ben e Rachel tentam ser amigos novamente, embora ele esteja casado e as coisas não sejam mais iguais. Nessa nova fase de sua vida, Rachel tem que aprender a viver de forma independente e driblar problemas no trabalho, enquanto luta para entender seus sentimentos e diferenciar as atitudes certas e as erradas.
Desde o Primeiro Instante não conta só sobre o reencontro de Ben e Rachel, mas também sobre o motivo de dois amigos tão próximos terem se afastado repentinamente, o que só é revelado no final do livro. Mas de acordo com as lembranças de Rachel já dá pra ir imaginando o que aconteceu até descobrir realmente.

A Protagonista: Apesar de ser indecisa e demorar a entender as coisas - talvez por ingenuidade - Rachel é muito divertida. Ela já fez 31 anos e está sendo pressionada pelos seus pais e pela sociedade a se casar e constituir uma família logo, ou ficar sozinha para sempre. Rachel poderia ser mais madura do que ela é nessa idade, se ela tivesse visto mais coisas do mundo por seus próprios olhos e não pelos de Rhis. O problema não foi o relacionamento longo dos dois, mas a forma com que Rhis a colocava para baixo e a menosprezava. Mesmo procurando sempre por conselhos de seus amigos, Rachel é a mais “cabeça” do quarteto, formado por três mulheres e um homem totalmente opostos.

Personagens Secundários: Quando o Ben conhece a Rachel ele se mostra super fofo e atencioso e os dois ficam bem próximos. Algumas pessoas até pensavam que a relação deles ia além da amizade, mas Rachel namorava o Rhis na época e mesmo morando distante do rapaz, se manteve fiel a ele. Não consegui me apaixonar pelo Ben do presente, mas era porque o personagem ficava escondido por trás da postura de homem casado certinho e da esposa mimada. Quando ele tem a oportunidade de agir naturalmente, ele é o mesmo Ben querido da faculdade.
Rhis e Rachel tiveram bons momentos durante o relacionamento, mas eles não compensam a ignorância do cara durante outros momentos. Sempre que “Rach” reclamava da situação ele assumia a postura de bom companheiro, mas não demorava muito para voltar ao comportamento habitual. O fim do noivado aconteceu até tarde demais, pela situação na qual eles viviam.
Caroline, Mindy e Ivor, são os melhores amigos de Rachel e a Mindy foi a qual eu mais gostei. Os três são meio louquinhos e a autora não os deixou só de figurantes na trama, mas resolveu problemas pessoais deles também. Porém, não foi o trio inteiro que caiu no meu gosto. Estava lá o livro num momento legal, e aparecia uma cena com a chata da Caroline para cortar o clima. Ela, na minha opinião, foi uma personagem totalmente desnecessária.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é linda demais e o título colorido ficou muito fofo. A diagramação está ótima com a fonte num tamanho confortável, e mesmo com o livro sendo bem grande, ele foi divido em pequenos capítulos, alguns com flashbacks dos tempos de faculdade de Ben e Rachel, que fazem a leitura fluir melhor. O que não foi legal foram os muitos vários erros de revisão que eu encontrei. Nenhum que atrapalhasse a entender a história, mas eram bem chatinhos, como erros de criança que está aprendendo a escrever e não sabe diferenciar os gêneros de algumas palavras. Esse é o primeiro livro publicado da autora e por mim ela está de parabéns. O livro é engraçado e leve apesar de alguns momentos de drama. Com certeza voltaria a ler alguma obra dela.

Concluindo: Acabei criando mais expectativas do que o livro cumpriu, mas ele não deixou de me agradar. O enredo é bem sessão da tarde e ideal para quando você quer ler um romance divertido, sem muitas pretensões.
Quotes: 
E será verdade, ainda que cruel, que todo mundo decente já foi escolhido? Como se almas gêmeas resultassem de uma grande promoção de janeiro do tipo “quem chegar primeiro leva os melhores”. Se comprar errado e precisar devolver, vai ter de escolher entre itens que ninguém quis.

Volto para casa animada, o que dura pouco, até descobrir que, apesar da luz dos provadores me deixar com cara de apaixonada e disposta, à luz fraca do fim do dia, fico mais com cara de “A esposa do mafioso que se afogou em massa por estar de luto”. Eu poderia tentar melhorar minha aparência, ou poderia beber uma vodca para acalmar os nervos e uma Coca diet enquanto esperava o taxi. É uma opção Lembro de uma frase do Tao de Mindy: “Não dá para deixar a merda brilhante, mas dá para cobri-la com glitter”.

Então escolho a vodca e mais maquiagem.
                                 Classificação:
 
Classificação:
Classificação: