Resenha - Paralela

Resenha feita pela Luh!  
Título: Paralela
Título Original: Parallel
Livro Único.
Autor: Lauren Miller
Editora: Pavana
Páginas: 328
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac

Entrou para os melhores do ano!

Sinopse: Abby Barnes tem um plano. Ela sabe o curso que vai fazer, a faculdade em que vai estudar e até o lugar onde vai trabalhar. Mas pequenas decisões podem mudar uma vida inteira, e, na véspera de seu aniversário, Abby está questionando suas escolhas. No dia seguinte, ela acorda num lugar completamente diferente, um ano mais velha, sem saber como tudo mudou da noite para o dia. A resposta é mais inesperada do que poderia imaginar: uma colisão de universos paralelos que a faz viver uma versão alternativa de si mesma. Com a ajuda da melhor amiga, Caitlin, e dividida entre dois caras que poderiam muito bem ser o amor de sua vida, Abby se depara com o desafio de redescobrir a si mesma enquanto lida com a confusão em que sua vida se transformou.

A Trama: Eu já imaginava que esse livro seria bom, mas ele foi muito além das minhas expectativas.
A trama é bem complexa e difícil de explicar em poucas linhas, mas a premissa básica é que Abby é uma atriz que se desviou um pouco do caminho que planejava seguir e, na véspera de seu aniversário de dezoito anos, ela acorda um ano e um dia no passado. Como o dia está diferente, Abby acaba alterando os eventos daquele dia e, consequentemente, seu "futuro" (que na verdade é o presente). Quando vai novamente dormir, Abby acorda em seu novo presente, onde não é mais uma atriz, mas uma estudante da Yale, sem fazer ideia do que aconteceu no ano que se passou nessa nova realidade. A trama vai alternando entre o passado e o presente, que vai mudando conforme a "Abby paralela" (a do passado) faz escolhas diferentes.
Embora possa parecer complicado, a autora conseguiu tornar a trama bem simples de entender, com explicações plausíveis e muito interessantes. Adorei a ideia e ficava morrendo de ansiedade para saber como seria o novo "presente" da Abby a cada capítulo. A melhor parte do livro foi o final, que uniu toda a trama de uma maneira absolutamente perfeita.


A Protagonista: Já sabia que adoraria Abby desde as primeiras páginas. A protagonista é otimista, perspicaz e muito engraçada, porém o que mais gostei nela é que Abby é do tipo que tenta melhorar sua situação ao invés de ficar se lamentando, e se esforça bastante para conseguir o que quer. Às vezes era complicado separar Abby de sua paralela, mas foi bem interessante tentar entender até onde elas eram a mesma pessoa e quais as diferenças entre as duas.

Os Personagens Secundários: Temos meio que um triângulo amoroso, digo "meio" porque a protagonista fica tomando decisões diferentes e está ora com uma pessoa, ora com outra. O Garoto Astronomia (ou Josh) é muito fofo e bem compreensivo, acredito que a maioria dos leitores torceria por ele, porém acredito que não conseguimos conhecer Michael muito bem, já que só temos o ponto de vista da protagonista. Minha personagem predileta foi Caitlin, a melhor amiga de Abby, que se esforçou para ajudar a amiga até quando ela não merecia muito.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa foi uma das capas mais legais que eu já vi. Você pode virar o livro de cabeça para baixo e ele ainda parece normal, tem até uma frase no topo que podemos ler normalmente, mas o melhor é o lado de trás, onde temos duas sinopses diferentes, uma do lado certo e uma de cabeça para baixo, falando sobre as duas Abbys do presente diferentes. Amei!! A letra é um pouquinho pequena e encontrei alguns errinhos de revisão (inclusive um trecho repetido), mas no geral a diagramação está boa.
Já virei fã da Lauren Miller por sua protagonista cativante e estou aguardando ansiosamente pelos próximos livros da autora!

Concluindo: Um livro imperdível para todos os fãs de ficção científica, entrou para os meus favoritos e embora eu tenha adorado que ele não fizesse parte de uma série (porque o final foi perfeito), queria muito mais! 


Classificação: