
Título: Fique Onde Está e Então Corra
Título Original: Stay Where You Are and Then Leave
Livro Único.
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 224
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra
Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.
A Trama: Começamos o livro num cenário do início da Primeira Guerra Mundial. É o aniversário de cinco anos de Alfie e quase ninguém pôde ir à sua festa. Logo, o sentimento de dever de proteger sua pátria fazem com que vários homens decidam se alistar no exército, entre eles o pai de Alfie. O livro não nos mostra o campo de guerra, bombardeios e o desespero de estar no meio do fogo cruzado. Ao invés disso, vamos acompanhar aquele mundo pelos olhos de Alfie, em sua vida na rua Damley com as casinhas de portas amarelas, e como os anos em que a guerra se estendeu impactou em sua vida. Só sei dizer que é uma história linda, e se você não tiver notado isso enquanto lê, a última frase do livro te fará relembrar tudo o que Alfie fez para ter seu pai de volta. Aí tenho certeza de que você concordará comigo.
O Protagonista: Às vezes Alfie me irritava, mas aí eu tinha que me lembrar da sua ingenuidade de criança e que tudo o que ele mais queria era rever o pai. Fiquei encantada por sua determinação em ajudar a mãe em casa, mesmo fazendo isso às costas dela. Aliás, determinação é o que rege o garoto durante o livro. Apesar dos medos, ele não hesitava em fazer algo que achasse certo.
Personagens Secundários: Eu gostei principalmente de Joe Patience. Apesar do que sofreu por não querer ir para a guerra (se recusava a matar pessoas), ele se manteve firme e forte com suas convicções, e achei isso incrível. Margie, mãe de Alfie, era uma mulher alegre e sorridente antes da guerra, depois seu tempo foi tomado pela necessidade de levar dinheiro para casa com o máximo que podia fazer (trabalhar de enfermeira no hospital, lavar e costurar roupas dos outros), e tudo o que queria era proteger o filho. Gostei também de Kalena, amiga de Alfie, principalmente por seu sonho de se tornar primeira-ministra numa época em que as mulheres não podiam nem votar.
Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é linda e o cenário é perfeito para o tema do livro, o garotinho ali me faz lembrar de Alfie, o que é bom. Também gostei das fontes usadas para o título. A diagramação do livro está bem simples e boa para ler. Gostei dos títulos dos capítulos, mas alguns, na minha opinião, não pareciam ter a ver com o conteúdo do capítulo. Mais uma vez John Boyne nos mostra um mundo de guerra pelo olhar de uma criança inocente. E acho que ele se sai muito bem nisso, consegue nos transmitir perfeitamente os sentimentos e as ânsias de Alfie, faz com que ele realmente pareça uma criança, não um adulto no corpo de criança. Sem contar que a escrita do autor é fluida e você se encanta tanto com a história, que quando vê, já terminou.
Concluindo: Eu já disse que o final é lindo, né? Mas é mesmo. Me deixou com um sorriso no rosto e me fez gostar ainda mais de Alfie e do livro. Acho que gostei até mais do que de O Menino do Pijama Listrado. Quando pegar esse livro para ler, não espere explosões, um campo de batalha e soldados marchando. Não é um livro sobre a Primeira Guerra, mas um livro que se passa durante a Primeira Guerra, e o protagonista é um garotinho de 9 anos de idade, determinado e esperto. Mas tenho certeza de que quem leu outros livros do John Boyne irá gostar.
Quote:
- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?