
Título: O Maravilhoso Agora
Título Original: The Spectacular Now
Livro Único.
Autor: Tim Tharp
Editora: Record
Páginas: 320
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva (ebook) // Fnac
Sinopse: Sutter Keely é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme.
A Trama: Sutter Keely não gosta de pensar no futuro, ele gosta de viver simples e puramente o "agora". Ele é um cara popular, todos se animam quando ele chega na festa, aquele que é amigo de todo mundo. Então sua namorada termina com ele e no dia seguinte já está se pegando com outro cara. Para passar a dor de cotovelo, ele sai dirigindo e bebendo por aí, até que na manhã seguinte acorda no quintal de uma casa com uma garota olhando para ele. É aí com conhece Aimee, a garota entregadora de jornais, e decide que precisa fazer com que aquela menina, que ele nunca tinha notado na escola, saia de sua bolha particular antissocial e viva um pouco como uma adolescente normal. Ele senta com ela na hora do almoço e quando vê, decide chamá-la para uma festa, apresentá-la a um cara legal e ficar satisfeito por ter feito uma boa ação. Só que meio sem querer, ele acaba se envolvendo com Aimee, mesmo pensando que só está fazendo aquilo para ajudá-la a se soltar melhor com os outros caras. E é com esse clichê contado de uma forma até mesmo diferente que o autor molda sua trama. O cara bonitão e popular que decide sair com a garota nerd. Como eu disse, é sem querer que os dois começam um relacionamento, mas mesmo assim para mim foi abrupto demais. Só ignoro isso por ter sido bem legal acompanhar os dois.
O Protagonista: Sutter é aquele personagem que você passa a gostar enquanto lê o livro, mas se enfurece com todas as burradas que ele faz. Sério, o cara é bem legal, mas tinha vezes que ele parecia um idiota completo. E você perceber essas coisas em sua personalidade e torcer ao longo do livro que ele mude, demonstra o quanto você se conectou com ele ao longo da história e se importa, mesmo que ele seja um personagem fictício. Mesmo odiando que o chamassem de alcoólatra, ele não fazia nada para mudar essa imagem, bebendo todos os dias, quase sem parar. Era como se para enfrentar cada estágio do seu dia, ele precisava tomar um gole do seu 7Up batizado com vodca. Sim, eu gostei dele, mas muitas vezes queria dar uns tapas na cara dele pra ver se acordava para a realidade. Ele não gosta de fazer planos para o futuro, por isso deixou muitas namoradas frustadas ao longo do caminho.
Personagens Secundários: Aimee foi mudando seu jeito introspectivo aos poucos, conforme convivia com Sutter. Eu gostava bastante daquela nerd entregadora de jornais, e ela não mudou muito ao longo do livro, mas dá para ver as pequenas mudanças que Sutter fez em sua vida, algumas não muito dignas de orgulho, diga-se de passagem. Mas eu gostei dela, apesar de não ter me impressionado tanto. Cassidy, ex-namorada de Sutter, é uma garota bem legal, gostei dela por parecer tão segura de si e saber o que quer. Ricky, amigo do protagonista, deixa-o meio de lado quando Sutter lhe arranja uma namorada, e posso dizer que não gostei muito por ele ter se tornado tão superficial na vida do outro depois disso. Tanto a família de Sutter, quanto a de Aimee, são um desastre total. Eu queria dizer que mesmo desnivelados, eles se preocupavam com seus filhos, mas não é bem assim a história, então deixo vocês conhecerem as peças por conta própria, embora não tenham um destaque notório no livro, apesar da família de Sutter ter um papel importante nas coisas que acontecem com o protagonista.
Capa, Diagramação e Escrita: Eu acho essa capa muito bonita, adorei o tom de verde da grama e o ar relaxado que os modelos passam. A princípio, achei que fosse uma imagem do filme, mas não, são apenas modelos mesmo. Apesar da capa ser bonita, ela não combina exatamente com a história. Os modelos não me lembram em nada Sutter e Aimee, e não há nenhum momento como esse no livro, mas gosto do ar sóbrio e refrescante que ela passa. A diagramação da editora está bem simples, tamanho normal da fonte, boa para leitura. Como em muitas edições da editora, há algumas páginas com impressões mais claras, e até encontrei uma palavra que foi cortada no meio, mas nada que atrapalhe a leitura. A narrativa do autor foi uma das melhores coisas desse livro. Narrado em primeira pessoa por Sutter, nos conectamos imediatamente com o protogonista e seus problemas. Mesmo não concordando com ele algumas vezes, nos inserimos um pouquinho na vida dele. A narrativa é uma delícia de ler, tornando a leitura bem rápida e fluida, tanto que li esse livro em apenas um dia (algumas horas na verdade, né?!).
Concluindo: O final me deixou com uma cara de "wtf?". Sério, aquilo não foi um final. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi que estavam faltando páginas no livro, porque não era possível acabar daquela maneira. Não que tenha acabado numa cena super-hiper-mega-power fodástica, mas deu a impressão de que o livro ficou inconcluído, de que o autor não quis realmente resolver os conflitos do personagem e simplesmente acabou o livro numa parte qualquer em que ele estivesse falando algo filosófico sobre a vida e etc. Tirando esse final que eu não gostei nada, o livro é bem gostoso de ler, apesar dos clichês óbvios do gênero (não esperem nada original, apenas se divirtam lendo). É um livro para passar o tempo, ler quando você tiver saído de uma leitura mais profunda. Um verdadeiro "cura ressaca literária". Mesmo assim, ele nos transmite algumas mensagens bacanas sobre nossa vida e o que fazer com ela depois que terminamos aquela fase colegial, onde começa a "vida de verdade".
Já tem um filme desse livro (com a Shailene Woodley), que eu tinha baixado antes de saber da existência do livro, e depois que soube, fiquei sem assistir para ler primeiro. Então agora já posso ver o filme! Se eu tiver assistido quando minha próxima "pilha de leitura" sair, eu falo o que achei ;)
Já tem um filme desse livro (com a Shailene Woodley), que eu tinha baixado antes de saber da existência do livro, e depois que soube, fiquei sem assistir para ler primeiro. Então agora já posso ver o filme! Se eu tiver assistido quando minha próxima "pilha de leitura" sair, eu falo o que achei ;)
Quotes:
- (...) Tem sua obsolência programada, como tudo na vida. É assim que o nosso sistema funciona. Um grande conto do vigário. A coisa fica velha, e você tem que comprar outra, que fica velha, e mais outra. Toda a sociedade é um campo de treino para viciados.
(...) Livros parecem algo fora de moda, mas, quer saber, posso fazer algo fora de moda se for legal.
(...) Que se dane o amanhã. Que se danem os problemas e as barreiras. Nada importa exceto o Maravilhoso Agora.