Resenha - Paradise

Resenha feita pela Tay!
Título: Paradise
Título Original: The Paradise Guest House
Livro Único.
Autor: Ellen Sussman
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 256
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra // Submarino

SinopseA história começa com uma viagem ao paraíso. Ao ser enviada para trabalhar como guia turística em Bali, uma ilha da Indonésia, Jamie só pensa em passar os dias mais felizes de sua vida ao lado do namorado, aproveitando as praias virgens e explorando as florestas. No entanto, após três dias de sua chegada, ela e seu parceiro se tornaram vítimas de um atentado terrorista na boate local. Seu namorado perde a vida, e Jamie, a esperança de felicidade.
Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida. Mais que tudo, ela espera encontrar Gabe, o homem que a salvou do ataque. Nesta viagem ao passado, Jamie conhece Nyoman, seu simpático anfitrião, que a hospeda no acolhedor e relaxante Paradise, um bangalô incrustado numa paisagem estonteante.
Mesmo preparada para se arriscar nos grandes perigos da natureza selvagem de Bali, ela ainda precisa estar pronta para o maior desafio de todos: dar uma nova chance ao amor. 


A TramaBaseando-se em um ataque terrorista real, que aconteceu em Bali em outubro de 2002, com um total de 202 pessoas mortas e 209 feridas, a autora nos cria um drama em que a guia de turismo de aventura Jamie Hyde decide voltar a Bali para afastar fantasmas de seu passado e dar uma nova chance à vida, já que estava no local em que ocorreram os atentados e perdeu o namorado, Miguel, além de ter salvado várias outras vítimas. Quando uma viga de madeira cai sobre Jamie, é a vez de Gabe resgatá-la. Eles tiveram uma convivência intensa, e agora que Jamie voltou para a celebração de um ano do atentado, ela decide que deve encontrar Gabe. A história é bem interessante, mas não espere um grande drama ou uma grande história de amor, porque o livro nos conta tudo com calma, até mesmo com algumas partes desnecessárias. É uma história bonita, mas mesmo assim o livro não deixa de ter seus defeitos. 

Os ProtagonistasJamie estava do lado de fora do local em que a primeira bomba explodiu. Seu namorado, Miguel, estava com raiva dela, por isso entrou na boate que foi bombardeada logo em seguida. Ela foi muito forte ao decidir entrar lá e procurar Miguel, e quando viu que ele já não estava mais vivo, continuou determinada a salvar outras pessoas que estivessem ali. Eu não amei a personagem, mas eu gostei dela, da sua força para superar todos os traumas e da coragem em voltar ao país para se recuperar e dar uma nova chance à vida.
Gabe estava num restaurante próximo de onde houve as explosões. Sem nem pensar duas vezes, ele foi guiado por instinto para dentro de uma das boates destruídas para ajudar a salvar os sobreviventes. Lá, ele conhece Jamie e fica impressionado por sua determinação. Ele foi um verdadeiro herói naquele dia. Também perdeu uma pessoa algumas anos atrás e sua convivência com Jamie o ajudou a superar um pouco mais essa perda. Gostei bastante dele.

Personagens SecundáriosNyoman, o anfitrião de Jamie no bangalô, é um homem que perdeu a esposa no atentado, mesmo assim não deixou que aquilo o abalasse completamente. Como acredita em reencarnações, ele acha que sua esposa renascerá logo em uma outra vida. Bambang é um garoto de rua que Jamie conhece logo que chega ao Paradise. Mesmo ficando meio desconfiada, logo ela não consegue não sentir carinho pelo garoto e seu cachorro, TukTuk. Chegando no final do livro, descobrimos sua história, que não é nada bonita, mas deu vontade de abraçá-lo e dizer que ficaria tudo bem.

Capa, Diagramação e EscritaEu adorei as cores da capa, apesar de não condizer exatamente com os sentimentos dos personagens na história, mesmo assim representa aquele paraíso que deveria ser Bali. Só não gostei da fonte do título. A diagramação está bem simples, com um tamanho de fonte bom para leitura. Não há divisão de capítulos nesse livro, ele é apenas dividido em partes. São três partes, uma contando sobre depois do atentado, uma contando sobre o atentado, e a última voltando para depois. No início, a narrativa da autora agarrou um pouquinho para mim, mas depois eu fui me familiarizando e me acostumei, mesmo assim não é exatamente fluida, mas não impede que você consiga ler o livro bem rapidinho.

Concluindo: Em um determinado momento, esse livro conseguiu me arrancar algumas lágrimas. Apesar do tema triste, não vamos ver os personagens se lamentando por todas as páginas (talvez só um pouquinho depois do atentado, mas dá pra entender, né?), mas vamos acompanhá-los num processo de crescimento, onde eles devem aprender a conviver com as lembranças daquele dia. É uma história sobre recomeço, amor, esperança de que algum dia tudo poderá ser melhor. É um livro lindo e repleto de sentimentos. Vale a pena!

Quotes:
- Eu quero... - De repente, o garoto se transforma em seu gênio da lâmpada. Três desejos. Quero dormir sem pesadelos. Quero uma cura milagrosa para Larson. Quero voltar no tempo e, quando Larson me pedir para viajar a Bali, direi que sou alérgica a paraísos.


Bali não era supostamente um paraíso? Esqueça os problemas do mundo e viva em harmonia com a natureza. Era isso que os folhetos de propaganda prometiam aos turistas. Então, o que acontece quando os problemas do mundo desabam no paraíso?

Classificação: