Resenha - Enders

Resenha feita pela Tay!
Título: Enders
Título Original: Enders
Série: Starters
0.5 - Retrato de uma Starter (2012)
1- Starters (2012)
1.25- Retrato de um Inspetor (2014)
1.5- Retrato de um Esporo (2014)
1.75- Retrato de uma Doadora (2014)
2- Enders
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Extra

Aviso: essa resenha não contém spoilers de Starters, exceto na sinopse.

SinopseDepois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do irmão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.

A TramaPassou pouco tempo desde o final do primeiro livro, Callie está tentando ter uma vida normal com o irmão, Tyler, até que percebe que isso será praticamente impossível, porque o Velho continua atrás dela. Então, em mais uma tentativa de salvar suas vidas, ela fará o que for preciso para isso. Eu esperei muito para ler esse livro, mesmo assim eu já não estava com altas expectativas em relação a ele. Ainda bem, porque eu teria me frustrado se estivesse esperando grandes coisas. Para mim, a trama foi meio corrida e fácil para os personagens chegarem em conclusões e descobrirem logo as soluções dos problemas. Isso não foi bom, porque eu não consegui acreditar na história com as coisas acontecendo naquele ritmo. Aliás, a autora foi bem infeliz no quesito "romance" nesse livro. Se nem tivesse a possibilidade de um romance aqui, teria sido mais crível do que o romance instantâneo que surge entre Callie e outro personagem. Não dá nem para ver se está rolando alguma tensão e interesse entre eles, e de repente eles já estão se beijando. E também me pareceu que enquanto a trama era escrita, a autora simplesmente se esqueceu de alguns personagens, lembrando-se deles no final e colocando-os ali só para não dizer que eles desapareceram misteriosamente. 

A Protagonista: Eu fiquei irritada com a quantidade de vezes em que Callie agiu de maneira idiota. Não acho que a autora conseguiu trabalhá-la muito bem nesse livro. Mesmo com sua determinação, sabe aquelas personagens que depois de um tempo você simplesmente esquece? Tenho a impressão de que ela será uma delas.

Personagens SecundáriosConhecemos Hyden aqui, e ele tem um papel importante, além de ter um segredo. Praticamente um gênio, ele ajuda Callie em muitas coisas. Não sei dizer se gostei dele ou não, mas ele era legal. Michael praticamente não existia, não deram muito destaque a ele, deixando-o um pouco de lado, o que pareceu que o personagem estava ali só para enfeitar.

Capa, Diagramação e EscritaNão gosto nenhum pouco dessa capa, aquele cara ficou tão esquisito. Tentaram seguir o padrão da capa anterior, mas enquanto a mocinha em Starters ficou bem legal, esse cara estranho em Enders ficou bem "eww!". Não gosto muito da fonte que eles usaram para o texto e parecia que ela diminuía de tamanho em alguns parágrafos, ficou estranho. Encontrei apenas alguns errinhos de revisão, nada que atrapalhe a leitura. Não gostei da escrita de Lissa nesse livro. Parecia apressada e ela tentou facilitar muito as coisas para que seus personagens chegassem logo à conclusão de todo aquele mistério.

ConcluindoSinceramente, deu a impressão de que a autora quis terminar o livro o mais rápido possível, fazendo uma trama até mesmo fraca comparada com a do livro anterior. Como eu disse, ela tentou facilitar muito as coisas para os personagens, o que não me deixou acreditar na história. Mesmo assim, eu gostei de algumas partes do livro e as últimas páginas são bem legais. Só não sei sobre o final. Como é uma duologia, aquele é o final da série, mas pareceu que tinha mais por vir, sabe? A história não foi concluída realmente, o que me deixou frustrada. Enders não foi totalmente decepcionante, porque eu me fiz não esperar muito dele, mas ver o quanto a autora perdeu o potencial da história enquanto escrevia me deixou brava. Se quiserem ler essa série, eu recomendo muito Starters, é um livro muito bacana, só não esperem de mais de sua continuação.
Nota: não li nenhum dos contos da série.

Classificação: