Resenha - O Segredo de Ella e Micha

Resenha feita pela Luh!
Título: O Segredo de Ella e Micha
Título Original: The Secret of Ella and Micha
Série: Segredo
1- O Segredo de Ella e Micha (2013)
2- O Para Sempre de Ella e Micha (2014)
3- A Tentação de Lila e Ethan (2015)
4- The Ever After of Ella and Micha (2013 US)
5- Ella and Micha: Infinetely and Always (2014 US)
Autora: Jessica Sorensen
Editora: Geração Editorial
Páginas: 264
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Fnac

Potencial para muito mais.
Aviso: Por ser um new adult, esse livro não é recomendado para os leitores mais jovens.


Sinopse:  O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina. 

A Trama: O livro começa com Ella voltando para casa após passar oito meses na faculdade. Logo em seu primeiro dia de volta, ela encontra Micha, o vizinho que costumava ser seu melhor amigo desde que eram crianças, e que não tem notícias dela desde que ela foi embora. Me senti um pouco perdida no início, porque Ella e Micha conhecem um ao outro muito bem e tem um passado claramente significativo, então parecia que a história estava começando já pelo meio. A trama é bem previsível, fica claro que o livro é sobre o romance dos protagonistas, sendo que Micha insiste em tentar conquistar Ella e a garota tenta fugir de seus sentimentos.
Eu gostei do romance, dos personagens, da trama e principalmente do final. Meu único problema com o livro é que tudo me pareceu muito apressado, todas as cenas pareciam ter sido reduzidas e eu queria que a autora tivesse explorado melhor o potencial da trama. O livro é bem pequeno, então claramente havia espaço para mais.

Os Protagonistas: Ella tinha muitos problemas em casa, que só ficaram piores quando a mãe da garota se suicidou. Seu pai é um alcoólatra e o irmão abandonou a família, então admirei a força da garota, que resistiu bravamente por algum tempo, até que não aguentou e fugiu para a universidade. Confesso que não compreendi muito bem seu lado mais selvagem, principalmente porque ela dizia não ter sentimentos pelo melhor amigo, mas suas ações demonstravam algo bem diferente. A garota era completamente instável, e só tive paciência para seu drama de "quero-não-quero" porque o livro era curto.
Micha foi um ótimo personagem, consistente do início ao fim. Ele tomava atitudes compreensíveis, era divertido e sabia ser responsável quando necessário, porém ainda tinha aquele lado bad boy. Amei sua decisão no final do livro, muito diferente da que eu esperava.

Os Personagens SecundáriosApesar de eles não aparecerem tanto, me apaixonei pelos personagens secundários, principalmente Lila, a garota rica que se tornou uma grande amiga de Ella, e Ethan, o melhor amigo de Micha, que eu espero conhecer melhor. As famílias dos protagonistas também são interessantes, de sua própria maneira, e gostei de conhecer melhor seu passado.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa não se parece em nada com o que eu imagino de Ella, porém não deixa de ser bonita. A diagramação está boa, não encontrei nenhum erro, só achei um exagero o tamanho da fonte (que é bem grandinha).
A escrita da Jessica precisa melhorar muito, as cenas eram apressadas demais e as descrições eram meio preguiçosas, principalmente nas cenas de romance.

Concluindo: Considerando o gênero a que pertence, é um bom livro. Gostei de quase tudo, só queria que ele fosse mais detalhista, porém absolutamente pretendo acompanhar a série.

Classificação: