Resenha - Seis Anos Depois

Resenha feita pela
Título: Seis Anos Depois
Título Original: Six Years
Livro Único.

1 - Névoa
2 - Gelo (2014
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Extra // Fnac

Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada. Em Seis Anos Depois, Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.

A Trama: Jacob Fisher está devastado. Natalie Avery, sua namorada com quem viveu uma paixão avassaladora durante o verão, o deixou de repente para se casar com um ex-namorado, porque segundo ela, durante o tempo em que ela e esse ex ficaram separados, perceberam que não podiam viver sem o outro. Jacob, ou Jake, como é mais chamado, vai ao casamento para ver com seus próprios olhos aquilo que não entra em sua mente de jeito nenhum. Depois da cerimônia, Natalie faz um pedido a ele: que deixe ela e seu marido em paz. Jake cumpre a promessa por seis anos, até que descobre que Todd Sanderson, marido de Natalie, morreu, e assim como no casamento, ele vai até a cidade onde o enterro é realizado para saber mais detalhes e quem sabe ter um vislumbre de Natalie. Chegando lá, Jake tem uma imaginável surpresa. Todd na verdade era casado com outra mulher há muito mais tempo que seis anos, e seu casamento com Natalie foi uma farsa. Jacob, então, começa a buscar a verdade do que aconteceu seis anos atrás e o mais importante, onde está Natalie?
Quando Jake começa a resgatar o passado voltando a cidade em que ele conheceu Natalie, mais uma surpresa. Todas as pessoas que o conheceram naquela época dizem não lembrar dele e negam a existência do retiro há seis anos. Isso acaba alimentando ainda mais o faro investigativo de Jacob, e desencadeia uma série de descobertas que podem transformar sua vida.

O Protagonista: Jake é mais um dos maravilhosos personagens sarcásticos do Harlan Coben, que conquistaram meu coração. Durante os seis anos em que cumpria a promessa que fez a Natalie, Jake não conseguiu se envolver seriamente com nenhuma mulher, pois mesmo sabendo que poderia nunca mais vê-la, seu amor à ex-namorada nunca morreu. Ele vive dedicado a seu trabalho de professor universitário e é conformado com sua vida mais ou menos, apesar de lembrar de Natalie todos os dias. Não vejo Jacob como um chato apaixonado, nem obcecado demais. Durante a leitura pude entender a profundidade de seu amor por Natalie, e fica claro que esse amor verdadeiro interrompido do nada, de repente, não poderia nunca ser esquecido por ele.

Personagens Secundários: Apesar de viver no campus da universidade e não sair muito dali, Jake tem alguns amigos. Seu melhor amigo também é professor da mesma universidade e se chama Benedict. Benedict esconde um segredo sobre a mulher de uma fotografia que guarda em sua carteira, mas Jake o respeita e não faz perguntas já que o mesmo também sofre calado por Natalie.
Shanta é uma amiga a quem Jake recorre quando precisa de ajuda profissional investigativa na sua procura por Natalie. Apesar de serem grandes amigos, Jacob tenta manter um limite do quanto de informações pode dividir com Shanta, já que ela mantém sua fidelidade a lei e a polícia acima de qualquer coisa.
O livro conta com mais uma porção de personagens secundários que fazem importantes aparições de forma mais vaga, e seria impossível citar todos aqui.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é simples, como a maioria das capas dos livros do Harlan aqui no Brasil e eu achei muito bonita. A diagramação também é simples; páginas amarelas e fonte em um tamanho normal. Devo dizer que adoro a escrita do Harlan Coben e estou morrendo de inveja de todo mundo que o conheceu na bienal e ele conseguiu ser fiel a seu estilo mais uma vez nesse livro, me fazendo tirar várias conclusões no decorrer da trama e me surpreendendo no final.

Concluindo: Eu estava cheia de expectativas para esse livro tão elogiado e a única decepção que tive foi causada por um pequeno fato que não foi explicado no final e que acabou tendo interpretação livre para o leitor. Mas a leitura é mais que recomendada e imperdível para os fãs do gênero policial.

Quotes:
Você acredita em amor a primeira vista? Nem eu. Mas acredito numa grande atração à primeira vista, mais que física. Acho que de vez em quando - em uma ou duas ocasiões na vida - nos sentimos fascinados por uma pessoa, de forma muito profunda, primordial e imediata, um encanto mais que magnético. Foi assim com Natalie. Às vezes não passa disso. Em outras cresce, esquenta e se transforma numa chama gloriosa, que sabemos ser verdadeira e destinada a durar para sempre.
Uma característica da condição humana é que todos pensamos que somos singularmente complexos, ao passo que os outros são mais fáceis de compreender. Não é verdade, claro. Todos têm seus sonhos, esperanças, vontades desejos e mágoas. Todos têm um tipo próprio de loucura.

A mulher atrás do balcão usava um penteado que parecia uma colmeia em forma de capacete, visto pela última vez na esposa de algum senador por volta de 1964. Recebeu-me com um sorriso tão insípido, inodoro e incolor que o confundi com um copo d'água.
                                 Classificação:
 
Classificação:
Classificação: