Resenha - Simplesmente Acontece

Título: Simplesmente Acontece
Título Original: Love, Rosie
Livro Único.
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar:Saraiva // Fnac 

Daqueles livros que você lê, relê, lê outra vez, e nunca cansa. 

Sinopse: Um encantador romance sobre dois amigos de infância com quem o destino parece brincar. De crianças travessas a adolescentes rebeldes, Rosie e Alex uniram-se como unha e carne, mas a família de Alex se muda e eles se separam. A mágica conexão entre os dois acompanha os altos e baixos da vida de cada um, mas nenhum deles sabe se sua amizade conseguira sobreviver a distância. Mal-entendidos, circunstancias e a mais absoluta má sorte os mantiveram separados. Mas quando se virem diante da última oportunidade, apostarão tudo em nome do verdadeiro amor?

A Trama: Dois melhores amigos que se apaixonam, mas são mantidos longe um do outro por armadilhas do destino sinopse de novela mexicana.
A trama é clichê, não ousaria negar isso. O diferencial é a forma como ela é contada, tonando-a tão simples e encantadora que, apesar de saber se tratar de uma ficção, você realmente acredita nela. E por simples, quero dizer realmente simples. Acompanhando Alex e Rosie dos 7 aos mais de 50 anos, não há armações surreais, nem manipulações maquiavélicas. As coisas simplesmente acontecem e acabam impedindo os dois de ficarem juntos, por anos e anos. Sinceramente? É mais "real" e crível que muitas biografias por aí.


Os Protagonistas: Rosie é a menina certinha, que tem tudo para dar certo, mas acaba cometendo um deslize que muda toda a sua vida.
Alex é aquele cara que tem tudo para dar errado, mas teve um surto de responsabilidade, resolveu que daria certo, e deu. 
Não tem como eu me aprofundar mais sobre os dois, sem soltar spoilersOs personagens são muito, muito bem escritos. Extremamente cativantes e completos, ninguém é só o vilão ou só o mocinho, ninguém continua o mesmo com o passar dos anos. 

Os Personagens Secundários: Eu queria muito falar dos meus personagens secundários favoritos aqui, mas isso iria estragar uma das maiores surpresas da história. Então, sem citar nomes, há uma personagem que será fundamental para o final feliz do casal. E que além disso, irá render muitas e boas risadas.

Capa, Diagramação e Escrita: Não sou a maior fã de capas com imagens do filme, mas essa capa, preciso admitir, ficou absurdamente melhor que a original, que era extermamente poluída. 
Escrito em forma de cartas, bilhetes, postais, chats e e-mails, vi muitas pessoas que reclamaram desse tipo de narrativa, por deixar várias coisas em aberto. Particularmente, eu achei que, exatamente por deixar alguns fios soltos, a coisa toda fica mais real. Não parece um livro, e sim uma pessoa, nos seus 50 e poucos anos, te contando a vida dela.

Concluindo: Eu já falei tanto desse livro por aqui, que achei melhor explicar toda essa minha paixão e o por que de ele ter me marcado tanto. Esse é o motivo da resenha.
A história é clichê, mas sabe aquela história que você sabe que poderia acontecer com você? É essa. Acho que a forma com que é narrada só aumenta essa sensação. Eu tenho costume de guardar e-mails antigos, bilhetes do tempo de colégio, cartas, essas coisas. E volta e meia eu jogo tudo na cama e fico lendo, pra matar as saudades. Quando eu li esse livro pela primeira vez, eu senti como se estivesse lendo os meus "lixos". 
Outro ponto, é que normalmente eu acho que as coisas acontecem rápido demais nos livros. Acompanhar os personagens por todos esses anos foi mágico. É o depois, e depois, e depois, e mais depois, que eu sempre quis ver.
Pode ser que o livro não seja tão perfeito para outras pessoas, como foi pra mim, mas na minha opinião não tem uma vírgula que poderia fazê-lo melhor. 


PsAcho que seria completamente justo, já que a Novo Conceito está lançando os livros da Cecelia, que esse livro fosse relançado. Afinal, ele é bem difícil de ser encontrado, o que é uma pena. Acho importante dizer que, originalmente, o livro foi publicado no Brasil pela Relume Dumará, com o título Onde Terminam os Arco-Íris. E que, por sinal, essa resenha já foi postada no blog há algum tempo, mas devido à mudança de título no relançamento, estamos repostando a resenha.

Quotes:
Ex-namoradas são facilmente esquecidas. Melhores amigos permanecem para sempre com você.
A vida é dura - e daí? É dura para todo mundo, não é? Quem disser que é fácil, é um mentiroso.