Promoção - Desejos

Essa semana tivemos uma resenha super legal de Desejos, vocês viram? Para quem viu e ficou com vontade de ler, aproveitem porque o blog está sorteando um exemplar! Para quem não conhece o livro, pode conferir aqui, mas já aviso que envolve fadas, desejos e muitos problemas, é um livro bem fofo e engraçado!

Saciando a Fome #91

Semana passada não chegou nada, mas essa semana temos novidades!

Em primeiro lugar, o Geek Girl (Holly Smale - Fundamento) que chegou é para a promoção, a editora querida que cedeu o exemplar. Para resenha, enviaram também O Anel de Fogo (P. D. Baccalario - Fundamento), primeiro livro da série Century.
Apesar de não sermos parceiros, a editora Alaúde nos enviou um lançamento de seu novo selo, Paralela (Lauren Miller - Pavana), uma ficção científica que parece ser bem do tipo que eu adoro. Por fim, chegou um livro enorme, A Terra Inteira e o Céu Infinito (Ruth Ozeki - Casa da Palavra), sobre o qual não sei muito, porém estou torcendo para me surpreender.

Resenha - Entre o Agora e o Sempre

Resenha feita pela Maay!
Título: Entre o Agora e o Sempre
Título Original: The Edge of Always
Série: Entre o Agora e o Nunca 
1- Entre o Agora e o Nunca (2013)
2- Entre o Agora e o Sempre
Autor: J.A. Redmerski
Editora: Suma de Letras
Páginas: 304
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Extra // Fnac

O livro pode até ser um pouco "mais do mesmo", mas não posso negar que seja bastante viciante.

Contém spoilers de Entre o Agora e o Nunca!!!


Sinopse: Camryn Bennett e Andrew Parrish nunca foram tão felizes. Cinco meses depois de se conhecerem num ônibus interestadual, os dois estão noivos e prestes a ter um bebê. Nervosa, mas empolgada, Camryn mal pode esperar para viver o resto de sua vida com Andrew, o homem que ela sabe que vai amá-la para sempre. O futuro só lhes reserva felicidade... até que uma tragédia os surpreende. Andrew não consegue entender como algo tão terrivelmente triste pôde acontecer. Ele tenta superar o trauma — e acredita que Camryn esteja fazendo o mesmo. Mas, quando descobre que Camryn busca sufocar uma dor imensa de uma forma perigosa, fará de tudo para salvá-la. Determinado a provar que o amor dos dois é indestrutível, Andrew decide levar Camryn numa nova jornada carregada de esperança e paixão. O mais difícil será convencê-la a ir junto... Com Entre o agora e o sempre, a aguardada continuação de Entre o agora e o nunca, J. A. Redmerski concluiu a história de amor que encantou milhares de leitores. 

A Trama: Cam e Andrew estão super felizes, curtindo a vida e a gravidez até que Cam perde o bebê. E isso não é um spoiler, acontece logo no comecinho do livro e é o que dá um verdadeiro início à trama.

Pensando em ajudar Camryn a superar a perda, Andrew resolve voltar para a estrada, onde tudo começou. E aí é que eu digo parecer mais do mesmo. Esse segundo volume não trouxe nada muito novo e revolucionário. Agora, tenho de reconhecer o mérito da autora, afinal ela conseguiu manter aquela pitada viciante que te impede de largar o livro antes de chegar ao final.
Vi em algum lugar que a autora só escreveu essa continuação a pedido dos fãs - se a informação procede ou não, eu não sei. Realmente parece ter sido isso.

Quinta das Capas #58

Vestidos Vermelhos


Se tem algo balaio comum nas capas de livros hoje em dia, são mulheres de vestido vermelho. Só para exemplificar o que eu estou dizendo, trouxe várias capas lindas hoje, todas com esse elemento.
Foram tantas imagens que vou colocar as nacionais e depois as internacionais, e só comentar rapidamente sobre as que chamaram minha atenção.


Minhas prediletas daquela acima são Como Se Livrar de Um Vampiro Apaixonado, Morra Por Mim e Intriga. A maioria das capas é linda, mesmo sendo tão comum, porém não gostei muito de Insaciável e Amor de Redenção, poderiam ter usado imagens diferentes, aquelas ali não ficaram muito legais.


Amei as capas internacionais, porém Sweet Evil tem um ar bem estranho e em Unerathly a pose da modelo ficou muito estranha, quem segura o vestido daquele jeito?
Minha predileta dessas é Illuminate, por causa do título todo trabalhado!

E vocês, o que acham dessa "tendência"? Alguma capa predileta?

Promoção - Once Upon a Time

A promoção de hoje é especial para os fãs de contos de fada! Once Upon a Time é uma antologia de contos de fadas em capa dura, com uma diagramação super especial e até ilustrações!
Em breve teremos resenha do livro aqui no blog, mas por enquanto vocês podem aproveitar e participar da promoção, e não se esqueçam que tem promoção de Despertar também.

Resenha - Graffiti Moon

Resenha feita pela Tay!
Título: Graffiti Moon
Título Original: Graffiti Moon
Livro Único.
Autor: Cath Crowley
Editora: Valentina
Páginas: 240
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac

SinopseUma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro. Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa? O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade. A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

A Trama: Na noite em que terminou o ensino médio, Lucy sai para comemorar com as amigas, e elas acabam encontrando Ed, Leo e Dylan. Jazz queria apenas uma aventura para “chacoalhar” um pouco as coisas e se preparar para seu monólogo, por isso as meninas acabam saindo com eles (além de Daisy ser namorada de Dylan, apesar de estar furiosa com ele). Só que Lucy e Ed não têm um histórico muito bom juntos: dois anos antes, num primeiro encontro dos dois, ele acabou saindo com o nariz quebrado. Mas para Lucy essa noite promete muito mais do que os momentos constrangedores ao lado de Ed. Ela, com a ajuda dos garotos, vai mais uma vez atrás do Sombra, o grafiteiro misterioso que espalha imagens incríveis pela cidade, e por quem ela está platonicamente apaixonada, já que os grafites mexem muito com ela. Ela só não esperava que o Sombra e seu parceiro Poeta estivessem mais próximos do que ela poderia imaginar. Mas a noite ao lado de Ed se torna tão profunda, cheia de sentimentos e arte, que ela acaba despertando algo que já podia ter sentido por ele.
Em certo momento, a trama pode até se tornar previsível, mas eu adorei passar cada momento daquela noite com Lucy e Ed. Os dois são muito sensíveis em relação à arte e eu adorei como a autora conseguiu passar isso para o papel. Uma mini trama também se inicia dentro livro, com relação a Ed, Leo e Dylan, que estavam planejando fazer uma coisa errada, que teria um resultado catastrófico, mas ela serviu para ajudar os personagens a crescer um pouco.

Promoção - Misery

Para quem ainda não viu, tivemos uma resenha maravilhosa de Misery essa semana, o livro conseguiu nota máxima, o que é raro aqui no blog!
Como gostamos de compartilhar, estamos sorteando um exemplar do livro para os fãs de Stephen King, ou para os futuros fãs. O livro vale muito a pena, não percam!

Resenha - A Escolha

Resenha feita pela Luh!  
Título: A Escolha
Título Original: The One
Série: A Seleção
1- A Seleção (2012)
2- A Elite (2013)
3- A Escolha
Autor: Kiera Cass
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 352
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva // Fnac // Extra

Uma conclusão previsível.
Atenção: Essa resenha contém spoilers de A Seleção e A Elite.

Sinopse: A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. 

O Conto: Antes de começar o livro, li O Guarda, conto que fala sobre os eventos de A Elite, mas do ponto de vista de Aspen. Amei o conto, principalmente por ter me mostrado melhor a personalidade de Aspen, e pela primeira vez tive dúvidas se America realmente deveria ficar com Maxon. Além disso, foi ótimo para relembrar a trama de A Elite.

A Trama: Já aviso que abaixo farei diversas reclamações sobre o livro, mas no final é uma das trilogias mais envolventes que já vi, é um sofrimento ter que interromper a leitura e nunca me canso de ouvir sobre os vestidos lindos e os eventos luxuosos.
Agora, infelizmente, eu esperava muito mais. A trama dos rebeldes se desenvolveu bastante, exatamente como eu gostaria, porém tive a impressão de que todo esse desenvolvimento não teve um propósito. Havia espaço para uma construção maravilhosa do cenário, porém a autora não soube aproveitar isso e tive a sensação de que eu só conhecia o castelo - sendo que o sistema de castas e o resto do reino parecia tão interessante. E  o final me pareceu apressado e fácil demais, além de ainda restarem muitas dúvidas. Entretanto, gostei do rumo que a trilogia tomou e ainda devorei o livro.


Terça do Top #67

Top 6 Triângulos Amorosos


Como muitos, eu não costumo gostar muito de triângulos amorosos, porém preciso admitir que às vezes eles dão certo e aumentam a qualidade da trama, então selecionei alguns que eu adorei. O único problema é que eu sempre acabo torcendo pelo lado perdedor.
Nota: Os dois últimos triângulos podem ter spoilers de Sob a Luz da Lua e Legend.

Adrian/Rose/Dimitri - Série Academia de Vampiros
Provavelmente meu triângulo amoroso predileto, principalmente porque eu nunca soube torcer para um lado só. Dimitri é tão intenso, porém Adrian tem aquele jeitinho torturado que me conquistou aos poucos.

Dorian/Celaena/Chaol - Trono de Vidro
Eu não esperava um romance nesse livro, que é sobre assassinos, especialmente porque a protagonista é uma prisioneira, porém me surpreendi ao amar os dois personagens masculinos. Acho que Celaena teve síndrome de Estocolmo e me levou junto.

Maxon/America/Aspen - A Seleção
Nessa série eu escolhi um lado desde o início, e esse lado foi Maxon. Entretanto, Aspen foi perfeito, principalmente após eu ter lido o conto de seu ponto de vista. É um romance que me irritou em diversos pontos, porém também foi maravilhoso em outros.

Maria/Henrique VIII/Ana - A Irmã de Ana Bolena
Um triângulo histórico que muitos já devem conhecer, mas contado de um ponto de vista bem diferente nesse livro. É raro ver um triângulo em que duas mulheres disputam um homem, e mais raro ainda quando são irmãs, porém eu adorei o romance nesse livro. Maria era entediante, então fiquei torcendo por Ana, mesmo já sabendo como tudo terminaria.

Ren/Calla/Shay - Sob a Luz da Lua
Vou confessar que no início eu não gostava desse triângulo amoroso, Calla já tem tantos problemas que ela parecia estar melhor sozinha. Porém após o final do primeiro livro, como não torcer por Ren?

Day/June/Anden - Prodigy
Anden só aparece no segundo livro, mas já é meu predileto. O personagem é muito complexo e conseguiu me deixar com raiva, porém estou torcendo para June transformá-lo em uma pessoa melhor.

Resenha - Enquanto Eu Te Esquecia


Resenha feita pela !
Título: Enquanto Eu Te Esquecia
Título Original: Love Water Memory
Livro Único.
Autor: Jennie Shortridge
Editora: Única
Páginas: 384
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra // Submarino

Sinopse: Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente.
Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação? Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

A Trama: O livro começa com Lucie, desorientada, se dando conta de que está num lugar amplo, com água na altura dos joelhos e uma equipe de natação tentando chamar sua atenção. Porém ela não faz ideia de quem seja ou do que faz naquele lugar. Grady, seu noivo, vai busca-la no hospital psiquiátrico com esperanças de que, mostrando a ela como era sua vida, sua memória retorne, mas não é bem assim que as coisas funcionam.
A nova Lucie é uma mulher que gosta das coisas mais simples, dispensa toda maquiagem e produtos de beleza que a antiga Lucie era viciada em usar, gosta de roupas coloridas e ama doces. Apesar de ter esses sentidos, ela não sabe porque gosta disso ou porque gostava daquilo. Sua mente está totalmente em branco e sua determinação é descobrir o que a motivou a fugir poucas semanas antes de seu casamento, que seria no mesmo dia de seu quadragésimo aniversário. Tendo só um parente vivo, uma tia que Grady afirma que Lucie nunca quis se aproximar nem falar sobre, ela pode fazer descobertas não muito agradáveis.

Lançamentos de Maio #4

Último post dos lançamentos de maio, e se preparem porque são muitos! Hoje nós vamos ver os livros das editoras Farol Literário, Fundamento, Gente, Grupo Pensamento, Leytoras, Novo Século, Planeta, Rocco, Saída de Emergência, Única, Valentina e V&R. Ufa! Eu quero ler Geek Love, A Menina que Não Sabia Ler - Volume 2, O Toque da Vampira, O Trem dos Órfãos, O Universo Contra Alex Woods, Duas Vezes Amor, O Tempo Entre Nós, Hora Morta e O Jogo Infinito.


Michael é um gamer. E como a maioria dos jogadores, ele passa quase mais tempo no VirtNet do que no mundo real. O VirtNet oferece total imersão do corpo e da mente, e é viciante. Graças à tecnologia, qualquer pessoa com dinheiro suficiente pode experimentar mundos de fantasia, arriscar sua vida sem a chance de morte, ou apenas ficar com os virt-amigos. E quanto mais habilidades de hacker você tem, mais divertido. Por que se preocupar seguindo as regras quando a maioria delas são idiotas, afinal? Mas algumas regras foram feitas por uma razão. É muito perigoso brincar com algumas tecnologias. E relatórios recentes afirmam que um jogador vai para além do que qualquer jogador fez antes: ele está segurando jogadores reféns dentro do VirtNet. Os efeitos são terríveis, os reféns foram todos declarados com morte cerebral. No entanto, os motivos do gamer são um mistério. O governo sabe que para pegar um hacker, você precisa de um hacker. E eles foram assistir Michael. Eles querem ele em sua equipe. Mas o risco é enorme. Se ele aceitar o seu desafio, Michael terá que ir fora da grade VirtNet. Há becos e esquinas no sistema que olhos humanos nunca viram e predadores que ele não pode nem mesmo imaginar - e há a possibilidade de que a linha entre jogo e realidade será borrada para sempre.

Até Que Eu Morra - Amy Plum - Farol Literário
Kate e Vincent estão finalmente juntos em Paris, a cidade das luzes e do amor. Mas esse amor carrega uma questão que não pode ser ignorada: como eles poderão permanecer juntos se Vincent não resistir a se sacrificar para salvar outros mortais? A promessa de levar uma vida normal com Kate significa deixar que pessoas inocentes morram?Quando um novo e inesperado inimigo se revela, Kate descobre que há muito mais coisas em risco... e que até mesmo a imortalidade de Vincent pode estar ameaçada.




Bola na Rede - Dan Freedman - Fundamento
A escola Campo Real não sabia quem era Jamie Johnson. Não sabia do seu talento nem da sua paixão pelo futebol. Mas Jamie, do alto de seus 13 anos, já tinha uma certeza: queria conquistar uma vaga no time A sub-14 da Campo Real! Queria também ganhar a admiração e o respeito de todos, para que soubessem que era o melhor ala esquerda da escola. Mas, apesar de dominar muito bem a bola, Jamie ainda precisava aprender a domar seu temperamento explosivo. Ele não suportava provocações e reagia mal... Ia de herói a vilão num piscar de olhos! E foi assim na peneira para entrar no time A: ele queria brilhar, só que na hora da verdade não conseguiu aguentar a pressão e se deu mal. E agora? Será que ele vai ter uma nova chance? Será que ele realmente tem o que é preciso para se tornar um verdadeiro campeão? Este é apenas o começo da história de Jamie Johnson. Apenas o Pontapé inicial! Futebol requer coragem. E os únicos limites são aqueles que o jogador impõe a si mesmo.


Monstrum House - Zana Fraillon - Fundamento
Conheça a Escola Monstrum House: onde sair à procura de seus piores pesadelos é parte da lição de casa. Jasper McPhee vive se metendo em encrencas. Por isso, ele foi estudar na Escola para Adolescentes Problemáticos Monstrum House. Mas existe alguma coisa errada na Monstrum House. Para começar, os alunos têm que ficar descalços na neve todos os dias. Depois, aquela sensação sinistra de que os professores conseguem ler pensamentos. E, como se isso não bastasse, parece que a escola está infestada de monstros. Jasper nunca se meteu em uma encrenca como essa. A escola nunca deu tanto medo!

Resenha - Misery

Resenha feita pela Tay!
Título: Misery - Louca Obsessão
Título Original: Misery
Livro Único.
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 326
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra // Submarino

OMG! *-*

SinopsePaul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegarão ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo. 

A Trama:  Após terminar seu mais novo romance, Paul Sheldon sai para comemorar, mesmo em meio á uma nevasca, e acaba sofrendo um acidente com o carro. É então que Annie Wilkes, uma ex-enfermeira, encontra-o e leva-o para sua casa. Paul vai acordando aos poucos e ouvindo os murmúrios de Annie, que diz ser sua fã número um. Logo Paul percebe que Annie não está querendo apenas cuidar de suas pernas destroçadas, mas que ele virou prisioneiro da mente doentia dela que aos poucos se revela. Então Annie lê o último livro de Paul sobre sua personagem favorita, Misery, e não fica nada feliz com o final trágico da personagem. Agora ela quer que Paul arrume uma maneira de trazer Misery de volta e escrever, na máquina de escrever faltando a tecla da letra “n”, o melhor romance de Misery que ele já ousou imaginar. E Annie tem maneiras nada sutis de obrigar Paul a fazer o que ela quer, como se recusar a dar os compridos para parar a dor, ou ameaçar acertar seu joelho que quase nem existe mais, ou até mesmo usar o machado...
Stephen King sabe criar uma trama que prende o leitor. Não vou falar que li esse livro super rápido, porque não foi o que aconteceu, mas eu consegui aproveitar a leitura e toda vez que eu pegava o livro, as páginas pareciam voar. Eu me juntei a Paul em sua agonia e no final... Acho que meu coração nunca ficou tão acelerado enquanto lia um livro.

Resenha - Desejos

Resenha feita pela Luh!
Título: Desejos
Título Original: Wish
Série: Desejo
1- Desejos
2- Wishful Thinking (2011 US)

Nota: Apesar de em teoria ser uma série, os livros são totalmente independentes, com personagens diferentes, apenas seguindo o mesmo tema.
Autor: Alexandra Bullen
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Extra // Saraiva

Fofinho e previsível.

Sinopse: Para Olivia Larsen, nada poderia mudar o fato de que sua irmã gêmea, Violet, se foi. Até que um misterioso vestido de festa é deixado à sua porta, e ele é capaz de lhe conceder um único desejo. A única coisa que Olivia quer é ter a irmã de volta. Agora, as garotas têm uma nova chance de viver tudo o que sempre sonharam. De quebra, descobrem que existem mais dois vestidos com o mesmo poder, ou seja, mais dois desejos novinhos em folha! Mas mágica não pode resolver tudo e Olivia precisa confrontar os fantasmas de seu passado para aprender a rir, amar e viver novamente.

A Trama: Pra começar, achei o livro muito fofo e é daqueles com uma lição de vida, porém ao mesmo tempo tive inúmeros problemas com a trama.
A parte fofa é a relação de Olivia com sua irmã gêmea. Violet morreu há pouco tempo e quando Olivia acidentalmente conhece uma "fada madrinha", ela pede a irmã de volta e acaba conseguindo vê-la e conversar com ela. Adorei a relação das garotas, apesar de Olivia ser muito dependente da irmã, e Violet é hilária.
Agora, sobre a parte que não gostei tanto. Olivia acabou de se mudar para uma nova cidade e dá a sorte de conhecer Calla, a garota mais popular de sua nova escola que, contrariando o clichê, também é super simpática. O problema é que Olivia acaba se apaixonando pelo namorado de Calla, Soren, e odiei esse romance do início ao fim por achar totalmente errado. Na minha opinião, o livro teria sido muito melhor se tivesse focado na amizade das garotas e no relacionamento de Olivia com a irmã. Outro problema foi que Olivia recebeu três desejos, e a maneira como eles foram utilizados foi simplesmente ridícula. O primeiro foi perfeito, porém os dois desejos restantes foram completamente desperdiçados. Como era de se esperar, a trama também é previsível e antes de chegar na metade do livro, eu já sabia como ele iria terminar.

Promoção - Névoa

Estão todos aproveitando a super promoção de aniversário?
A comemoração ainda vai até o final do mês e hoje, em parceria com a Farol Literário, estamos sorteando Névoa! É uma fantasia com muitos seres mágicos e mistério, para quem quiser saber mais, teremos resenha muito em breve no blog, mas por enquanto vocês podem conferir a do Cultivando a Leitura :)

Promoção - Aniversário de 2 anos!

Vocês sabem que dia é hoje?
Aniversário do blog!!!

Eu sei que vocês estão loucos pela promoção, mas prometo que serei breve.

O Fome de Livros já existe há dois anos e mal posso acreditar no quanto ele cresceu em tão pouco tempo. Dois anos pode parecer bastante, mas juro que ainda lembro de quando não tínhamos nenhuma editora parceira e levava horas pra escrever uma resenha, por falta de prática.

Hoje o blog mudou bastante, a única pessoa da equipe atual que estava presente no aniversário de um ano é a Mayara, que já virou praticamente dona junto comigo e adotou o blog, mas espero que nossas novas resenhistas, a Tay e a Ná, estejam aqui conosco no ano que vem, não sei como eu sobreviveria sem nossos e-mails diários. É claro que também não posso esquecer de agradecer às meninas que fizeram parte dessa brincadeira, mesmo que não estejam mais por aqui, como a Beatriz e a Paty.
Os agradecimentos especiais, entretanto, são para a minha mãe, que permitiu que eu transformasse nossa casa em uma biblioteca, e à Mari, que participa desde o início e apesar dos pitis segura as pontas quando eu não dou mais conta.

Por fim, muito obrigada aos nossos leitores, que estão sempre presentes e são as coisas mais fofas, e às nossas editoras parceiras, que sempre nos ajudam!

Para comemorar o aniversário, estamos com várias promoções, que vocês podem conferir ali na barra lateral. Entretanto, como hoje é um dia especial, estamos dando R$50 em livros para um dos nossos leitores!

Assim como no ano passado, só há uma entrada, vocês não precisam fazer nada!

a Rafflecopter giveaway

Vamos às regras:
- A promoção tem início em 22/05 e termina em 21/06.
- Necessário ter um endereço fixo no Brasil.
- O prêmio poderá ser entregue em duas formas: Vale-presente online de R$50 reais ou você pode escolher quantos livros quiser, até completar o valor estipulado (incluindo o frete), e eu farei a compra em seu nome.
- O vencedor terá 48 horas para responder o e-mail, caso contrário faremos um novo sorteio.

Qualquer dúvida, deixem um comentário!
E não há entradas extras, mas adoraríamos se vocês ajudassem na divulgação :)

Promoção - A Filha do Sangue

Estamos quase chegando no aniversário do blog! Para quem está participando da nossa maratona de promoções, já aviso que as promoções vão até o fim do mês, ainda tem muitas por aí.
Hoje, em parceria com a editora Arqueiro, estamos sorteando o primeiro livro de uma série sobre bruxas!
A Filha do Sangue é um lançamento que só recebeu críticas ótimas e terá resenha aqui no blog em breve. Além disso, a edição está super especial, com detalhes maravilhosos - só vendo o livro para entender, mas vale a pena.

Resenha - Vestígios da Terra

Resenha feita pela Luh!
Título: Vestígios da Terra
Título Original: Shades of Earth
Série: Através do Universo
1- Através do Universo (2012)
2- Um Milhão de Sóis (2013)

3- Vestígios da Terra
Autor: Beth Revis
Editora: Novo Século
Páginas: 416
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Fnac // Saraiva

Uma conclusão épica.
Atenção: Essa resenha não contém spoilers de nenhum livro da série (exceto na sinopse).

Sinopse: Finalmente Amy e Elder se veem livres das angustiantes paredes da nave espacial Godspeed. Agora, estão prontos para começar uma nova vida e construir seus lares em Terra-Centauri, o planeta que desejavam tanto conhecer, viajando trilhões de quilômetros para encontrá-lo. Porém, essa nova Terra não é o paraíso que esperavam encontrar. Os dois precisam descobrir quem, ou o quê, também habita o planeta, se quiserem ter alguma esperança de salvar sua colônia e construir um futuro juntos. A cada nova descoberta, novos problemas surgem, e Amy e Elder terão de entrar em sua mais perigosa jornada: olhar para dentro de si mesmos e entender o que os torna seres humanos. E se a colônia entrar em colapso? Conseguirão os viajantes reunir todos os sobreviventes em um mesmo objetivo? 

A Trama: Para quem já leu minhas resenhas dos livros anteriores, sabe que a autora não cansa de me surpreender e este livro não foi exceção. Cada vez que eu formava uma opinião sobre um personagem ou uma situação, Beth Revis fazia questão de virar tudo de cabeça pra baixo e me fazer questionar minhas escolhas - e as dos personagens.
A trama é ótima, com muitas cenas de ação, reviravoltas, mortes e descobertas, passei a maior parte do livro sentindo um misto de esperança e desespero. Acontece tanto que em certos trechos eu quase me sentia zonza com o ritmo frenético, e a autora fez um ótimo trabalho mantendo apenas as cenas necessárias para o avanço da trama ou o desenvolvimento dos personagens. Amei o desfecho e a maneira como tudo pareceu se encaixar, porém sem aquela solução fácil demais.

Promoção - Despertar

Hoje temos uma promoção ótima em parceria com a editora Planeta! Para os fãs de contos de fada, histórias da Disney e, claro, da série Once Upon a Time, estamos sorteando Once Upon a Time Tale: Despertar, livro baseado na série de tv de mesmo nome. Se você quiser saber mais, pode conferir aqui uma resenha de quem também já viu a série e aqui uma de quem não viu.

Resenha - Quem Sabe Um Dia

Resenha feita pela Maay!
Título: Quem Sabe Um Dia
Título Original: Someday, someday, maybe.
Livro único.
Autor: Lauren Graham
Editora: Record 
Páginas: 367
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Extra // Fnac // Submarino

Uma surpresa D-E-L-I-C-I-O-S-A!

Sinopse: Quando se mudou para Nova York, Franny Banks deu a si mesma três anos para conseguir se estabelecer como atriz. E agora, em janeiro de 1995, faltando apenas seis meses para o fim do prazo, ela não conseguiu grandes avanços. Todas as suas fichas estão depositadas na Apresentação, uma mostra dos alunos do curso de teatro do qual faz parte com diversos agentes presentes. Assim, resta a Franny lutar contra a conta bancária, o cabelo indomável, o tempo e a própria sorte para conseguir aquilo que acredita ser seu por direito.

A Trama: Franny Banks tem seis meses para fazer sua carreira como atriz deslanchar. Em seis meses, seu prazo de três anos vence e é claro que a nossa protagonista não vai desistir sem lutar.
Nessa história, não conhecemos somente a história de Franny. Lauren nos apresenta, também, um pouquinho sobre a realidade do show business - e sob a ótica de quem entende, né. Porque, não sei se vocês repararam no nome, mas a autora é nada mais nada menos que a querida Lorelai de Gilmore Girls e Sarah Braverman de Parenthood
O livro se passa em 1995, então, além de tudo, dei boas risadas relembrando a época das secretárias eletrônicas de fita, do fax, da ausência de celular...

Terça do Top #66

Top 8 Reviravoltas


Sabe quando você pensa que a trama vai tomar um rumo, você está esperando algo previsível e BAM, o autor faz algo que você nunca teria imaginado. Então, essas são as reviravoltas que realmente me pegaram de surpresa.
Ps: Os livros não estão em ordem alguma e não há spoilers.



Feita de Fumaça e Osso
Nesse livro acontece uma revelação, próxima ao final da trama, que me fez ver todos os acontecimentos anteriores de uma maneira diferente. A reviravolta foi muito bem planejada e me deixou com vontade de começar o livro todo de novo para procurar pistas que a autora pudesse ter deixado sobre aquilo.




Através do Universo
Acho que nunca um final me deixou tão revoltada. Eu realmente não podia imaginar que Elder faria algo tão egoísta e na hora a raiva foi tanta que tive que me segurar para não jogar o livro na parede.





A Catastrófica História de Nós Dois
O livro parecia bem normal, sem nada demais, e eu estava me decepcionando com ele. E então, chega o final, Patrick conta seu segredo e tudo muda. A autora foi genial nessa reviravolta!





O Falso Príncipe
Não consigo decidir se a revelação neste livro tornou-o melhor ou pior, pois por um lado eu adorei o que aconteceu e por outro achei desnecessário manter segredo do leitor por tanto tempo. Ainda assim, me pegou completamente de surpresa.




Como Eu Era Antes de Você
Chorei demais com o que aconteceu aqui e eu já deveria ter previsto, porém realmente não esperava. Jojo, você é cruel.







Um Milhão de Sóis
Esse livro é uma continuação de Através do Universo e justo quando eu pensei que nada mais me surpreenderia, a autora supera minhas expectativas. Não há apenas uma revelação enorme, como em todos os outros livros do top, mas inúmeras. A impressão que eu tinha é que a cada página tudo mudava drasticamente e eu tinha que me ajustar ao que estava acontecendo, e justo quando eu estava confortável tudo começava a mudar novamente.




Promessa de Sangue
Logo no final do livro, após uma jornada exaustiva, uma única carta muda o futuro da série e faz com que eu adore Dimitri ainda mais.






A Culpa É das Estrelas
Quando eu comecei esse livro, disse para mim mesma que já sabia que a protagonista tinha um cancêr incurável e com certeza morreria no final. Entretanto, eu definitivamente não esperava o que aconteceu e, por mais que eu tivesse tentato me preparar, a reviravolta me deixou soluçando que nem uma criança.

Promoção - Surpreenda-me

Tivemos uma pequena pausa, mas é hora de mais promoções! Hoje é a vez de um romance quente, de uma autora já conhecida. Surpreenda-me conta a história de Björn e Mel e definitivamente não é recomendado para menores de 18 anos, tem cenas bem fortes. Porém, para os fãs de romances eróticos, é um ótimo livro e você pode saber mais conferindo a resenha do Livros & Citações.

Resenha - O Leitor de Almas

Resenha feita pela !
Título: O Leitor de Almas
Título Original: Pacific Heights
Livro Único.
Autor: Paul Harper
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra

Sinopse: Lore Cha e Elise Currin - esposas de dois poderosos e influentes empresários de San Francisco - estão tendo casos extraconjugais com o mesmo homem. As regras dos encontros são sempre as mesmas - nomes verdadeiros e detalhes pessoais ficam fora do quarto. Mas quando Vera List, a psicanalista de Lore e Elise, percebe que seus arquivos profissionais estão sendo violados e informações confidenciais, medos e fantasias das mulheres estão sendo utilizadas para manipulá-las, o que não passava de uma grande coincidência se torna um perigo fatal.

A Trama: Duas mulheres sem conexão nenhuma entre suas vidas, além de serem pacientes da psicanalista Vera List, se veem de repente acuadas pelo mesmo motivo. Um misterioso amante parece ler suas mentes e descobrir seus segredos e fantasias, das mais simples até as mais elaboradas. A Doutora Vera List começa a ficar desconfiada das semelhanças nos depoimentos de Lore e Elise e resolve procurar ajuda para investigar se esse tal amante estaria usando informações saídas de seu consultório e de suas anotações sobre seus pacientes.  É aí que o ex-investigador da polícia, Marten Fane, entra na trama. Fane, que agora faz serviços particulares de investigação, aceita se envolver nesse caso e sai à caça desse misterioso homem que certamente não entrou na vida dessas mulheres só por prazer físico.
Durante o livro, o autor vai soltando pistas sobre a motivação de Ryan Kroll, o amante, mas também divaga sobre assuntos nada a ver com a trama. A partir da página 100, aproximadamente, é que o foco parece ser direcionado objetivamente ao caso tratado no livro, como se o autor estivesse aperfeiçoando sua escrita durante a história, porém, infelizmente, o clima morno permanece do início ao fim.

Lançamentos de Maio #3

Oi, gente! Hoje nós vamos ver os lançamentos das editoras Arqueiro, Geração, Grupo Autêntica, Grupo Record e Suma de Letras. Desses, eu quero Os Três, Chamado às Armas, Biofobia, Proposta Inconveniente, A Abominação, Belle Époque e Escola Noturna (já estou lendo Misery *-*).

Os Três - Sarah Lotz - Arqueiro
Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo. 


O Salmão da Dúvida - Douglas Adams - Arqueiro
Douglas Adams mudou a cara da ficção científica com a série interplanetária O Mochileiro das Galáxias. Infelizmente, ele fez sua própria viagem para além da Terra cedo demais, deixando milhares de fãs órfãos. Agora mais uma vez os leitores vão poder se deleitar com a sagacidade desse grande autor. 
Reunindo textos encontrados no computador de Adams após sua morte, este livro traz uma coletânea de histórias, resenhas, artigos e ensaios inéditos, além de oferecer um retrato raro da personalidade do homem por trás da obra: a devoção aos Beatles, o ateísmo radical, o entusiasmo pela tecnologia, a luta obstinada pelos animais em vias de extinção. 
Mistura de homenagem póstuma ao autor com último presente a seus fãs, O salmão da dúvida é profundo, excêntrico, provocante e divertido. Entre arraias-jamantas, alienígenas de duas cabeças, teorias quânticas e sinfonias de Bach, você vai encontrar: 
• Dez capítulos do livro em que ele trabalhava quando morreu.
• Um ensaio filosófico questionando a existência de Deus.
• Comentários sobre a constante evolução da tecnologia.
• Um conto protagonizado por Zaphod Beeblebrox.
• Relatos sobre sua infância, seus traumas e seu nariz.



Escravas de Coragem - Kathleen Grissom - Arqueiro
Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça. Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos. Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.

Pilha de Leitura da Tay #4

Pilha nova! \o/

A Última Pilha:
Como vocês podem ver, ela não está exatamente como o planejado. Mais uma vez eu tive que deixar Quando Tudo Volta para depois, assim como Sereia. Mas vamos ao que eu li. Comecei com Caçadores, um livro meio lento no começo e no meio, mas que no final foi tão surpreendente, que eu quis logo a continuação. Depois eu li A Maldição da Pedra (que não está na foto porque eu emprestei), e mais uma vez me envolvi e me encantei com a escrita da Cornelia Funke. Em seguida foi a vez de O Lado Mais Sombrio, e quem leu minha resenha sabe que esse livro me ganhou completamente. Então li de Todos os Meus Amigos São Super-Heróis, um livro bem divertido e maluco, ideal para quem procura uma leitura leve e rápida. Aí eu li A Casa de Hades, 4º volume de Os Heróis do Olimpo, e foi um livro bem divertido como todos da série. Li Destrua-me, conto de Estilhaça-me, e eu adorei e me apaixonei pelo Warner, agora quero ler logo Liberta-me. Depois eu li Dias Perfeitos, um livro meio perturbador e que mexeu um pouco comigo; apesar de não ser super-hiper-mega-power original, o livro é muito bom. E por último li A Terra das Sombras (reli, aliás) e eu adorei, me diverti muito com a Suzannah e quero logo ler os outros volumes da série.
O Pior da Pilha: Não teve um pior do tipo "nossa, esse livro é horrível, nunca mais quero olhar nem para a capa dele!". Não teve nada assim, mas acho que escolho Caçadores, pelo desenrolar meio lento e por despertar mesmo a atenção do leitor só lá no final.
O Melhor da Pilha: O Lado Mais Sombrio *-*

A Nova Pilha:
Ok, tenho certeza que essa pilha vai ser um pouco alterada depois, porque estou esperando livros de parceria chegar, e eles sempre furam a fila. Mas vamos aos livros que já estão aqui: Real é um New Adult que está sendo muito falado, e eu até já comecei a ler - por enquanto tô achando mais ou menos. Misery é o "novo" lançamento do Stephen King no Brasil. Na verdade um relançamento, já que decidiram fazer uma nova edição com nova tradução. Estou bem ansiosa para lê-lo *-*. Enders é o segundo volume e conclusão de Starters, e estou looouca para ler esse livro desde o final chocante do primeiro. Liberta-me é a continuação de Estilhaça-me, e quero lê-lo logo para já esperar ansiosa por Incendeia-me. E A Menina Que Roubava Livros foi o vencedor da votação, por isso também entra na nova pilha, estou bem ansiosa para lê-lo. Não coloquei ebooks na pilha, mas se eu ler algum durante ela, adiciono-os no próximo post :D.

A Votação:
Para a votação escolhi livros que tem um tempinho que estão na minha estante, mas ainda não tive o tempo a chance de ler. O Oceano no Fim do Caminho é uma fantasia (acho) do autor Neil Gaiman, de quem muitos por aí falam bem. O Caminho Para Casa é de uma autora que também tem sido bem falada por causa de um outro livro seu também lançado pela Arqueiro; parece ser um drama familiar ou algo do tipo. Na Companhia das Estrelas eu ganhei num top comentarias aqui do blog quando ainda não era resenhista, mas até hoje não consegui pegar para ler; parece ser uma distopia ou pós-apocalíptico, mas eu adoro ambos os temas, então vamos ver. Sereia entrou para votação, já que não consegui lê-lo na última pilha e ainda estou curiosa em relação a ele. Bruxos e Bruxas tem gerado muitas divergências entres os leitores desde que foi lançado, e como eu adoro livros com bruxas, tenho que tirar a prova por minha própria conta. Escolham com sabedoria, haha :D.

Promoção - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Hoje é a vez de outro livro que eu amei. Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é tão diferente, lindo, e inteligente que o recomendo a qualquer leitor, sem falar na capa!Para saber mais, confira a resenha aqui.

Resenha - Real

Resenha feita pela Tay!
Título: Real
Título Original: Real
Série: Real
1- Real
2- Mine (2013 US)
3- Remy (2013 US)
4- Rogue (2014 US)
5- Ripped (2014 US)
Autor: Katy Evans
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra

SinopseRemington Tate tem a reputação de ser um bad boy, dentro e fora. É conhecido também pelo corpo escultural e pelo poder, sexy e selvagem, que emana de cada gota de suor, levando toda e qualquer mulher que o veja a um verdadeiro frenesi. Em seus olhos, brilha um desejo brutal, devastador e real. Brooke, uma especialista em fisioterapia esportiva, é contratada para manter aquele corpo funcionando como uma máquina mortal. Esse parecia ser seu emprego dos sonhos, mas, ao circular pelo perigoso circuito de lutas clandestinas com Tate e sua equipe, Brooke passa a ser dominada por um novo sentimento, um fogo e uma necessidade com os quais ela não sabe lidar. O que começa com um simples flerte pode virar uma obsessão sexual incontrolável. Terríveis segredos serão revelados, e Brooke deverá lutar para manter-se sã, discernindo o que há de real e o que é pura ilusão em seus próprios sentimentos.

A Trama:  Quando Brooke é arrastada pela sua melhor amiga para a luta de Remington Tate, ela não tinha a menor ideia de que se sentiria atraída instantaneamente por aquele homem assim que ele fixou os olhos nela lá do ringue. Mas foi isso o que aconteceu. E quando acabou com seu adversário, Remy só conseguia olhar para uma direção: a dela. Mesmo quando tenta ir embora, Remingtor “o Arrebentador” Tate, pula do ringue e vai atrás dela, com um desejo primal de saber seu nome. Depois, ele acaba descobrindo o endereço dela e envia ingressos para sua próxima luta, com uma credencial para que ela possa visitá-lo na sala de preparo, e logo depois vem a proposta: Remy quer que ela trabalhe para ele como reabilitadora, cuidando de seu corpo sempre que ele terminar uma luta. Meio desapontada, pois esperava outra coisa desse encontro, Brooke aceita a proposta, pois tem muito tempo que ela estava procurando um emprego. Ela só não esperava que, conforme o tempo e a convivência com Remy fossem se passando, seus sentimentos por ele começassem a se intensificar tanto, que era difícil suportar os momentos ao lado dele sem poder tê-lo.
Honestamente, a trama não trás nada de novo e eu meio que me irritava com algumas situações e ações dos personagens. Um ou outro momento trás partes fofas e que dá até uma sensação de esperança, mas a história em si não tem nenhuma novidade que valha a pena tantos burburinhos e tantas notas altas por aí. Além do mais, até agora não entendi a atração instantânea que Remy sentiu por Brooke só de olhar para ela.

Saciando a Fome #90

Lembram da semana passada? Então, recebi mais marcadores!

Pra começar, vocês devem ter reparado que tem um livro repetido aí. Recebi dois exemplares de Desejos (Alexandra Bullen - Galera Record) por engano, então assim que sair a resenha teremos uma promoção! Além disso, chegaram esses marcadores lindos da Record que eu amei.
Essa semana não recebemos muito, mas para compensar veio um livro que eu estava morrendo para receber, A Escolha (Kiera Cass - Companhia das Letras), a conclusão da trilogia A Seleção. Peguei pra ler assim que chegou e em breve já teremos resenha, esse vai pular a fila.

Resenha - Lobos Não Choram

Resenha feita pela Luh!
Título: Lobos Não Choram
Título Original: Cry Wolf
Série: Alfa e Ômega
1- Lobos Não Choram
2- O Domínio do Lobo (2013)
3- A Fúria do Lobo (2013)
Autor: Patricia Briggs
Editora: Novo Século
Páginas: 368
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra // Submarino


Sinopse: Anna nunca soube que Lobisomens existiam, até a noite em que sobreviveu a um ataque violento... E se tornou um deles. Depois de três anos como o membro menos importante da alcateia, Anna aprendeu a manter a cabeça baixa e a nunca, jamais, confiar nos machos dominantes. Foi então que Charles Cornick, o matador de aluguel e filho do líder dos lobisomens da América do Norte, entrou em sua vida.Charles insiste em afirmar que Anna não está destinada a ser somente sua grande companheira, mas também um raro e valioso lobo Ômega. A força interior de Anna e a sua presença tranquilizadora serão realmente valiosas quando ela e Charles saírem à caça de um lobisomem desgarrado, uma criatura dominada por magia tão negra que poderia ameaçar toda a alcateia...

A Trama: Anna tem uma vida bem difícil, tendo sido transformada em lobisomem há três anos e brutalizada com frequência desde então. Ela não sabe muito sobre lobisomens, apesar de ser um, e não tem ideia do que fazer, até que acaba ligando para o alfa da América do Norte, o homem mais poderoso do continente. Surpreendendo-a, ele é gentil e envia seu filho, Charles, para investigar as ações da alcateia de Anna. Charles espera resolver tudo rapidamente, mas assim que vê Anna ele cria sentimentos por ela e o que mais quer é protegê-la.
Gostei bastante da trama, a autora soube detalhar bem os costumes dos lobisomens e não me deixou com muitas dúvidas. Os lobisomens mais velhos tinham passados muito interessantes e eu não me cansava de ouvir suas histórias. A primeira metade do livro foi mais lenta, porém na segunda o ritmo vai acelerando e há várias cenas de ação, com um desfecho que resolveu a maior parte dos problemas, porém ainda me deixou curiosa pela continuação.

Quinta das Capas #57

Capas Que Eu Colocaria Em Um Quadro (2)


Hoje é a segunda parte do tema de capas maravilhosas, porque não consegui colocar todas em um post só (seriam muitas). A parte 1 está aqui.


Amei Rebel Belle pelo conceito, ficou fofo, mas com um ar de perigoso. O Oceano no Fim do Caminho tem algo especial que chama a minha atenção sempre!


The Land of Stories é uma das minhas prediletas pelos detalhes, como as princesas nos cantos da página.


Na Ilha pode parecer simples, mas me traz alguma sensação inexplicável, não sei se é porque lembro da trama do livro, mas ainda amo essa capa.

E aí, alguma capa que vocês acham que deveria ter aparecido aqui?