Resenha - O Terror das Terras do Sul

 Resenha feita pela
Título: O Terror das Terras do Sul
Título Original: The Terror Of The Southlands
Série: A Quase Honrosa Liga de Piratas
1- O Tesouro da Encantadora (2014)
2- O Terror das Terras do Sul (2014)
3- The Buccaneers' Code (2015 US)
Autora: Caroline Carlson
Editora: Seguinte
Páginas: 364
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino

Atenção: Essa resenha pode conter spoilers do livro anterior.

Sinopse: Em 'O tesouro da Encantadora', Hilary viveu grandes peripécias em alto - mar até encontrar o maior tesouro do reino, desaparecido havia muito tempo, e sua dona, a Encantadora das Terras do Norte. Como recompensa, recebeu um certificado de filiação à 'Quase Honrosa Liga de Piratas' e o título de 'Terror das Terras do Sul'. Neste novo volume da série, a Encantadora voltou ao seu posto, e Hilary acompanha a redistribuição dos objetos mágicos pelo reino. Mas o presidente da QHLP não está satisfeito - Hilary precisa se envolver numa atividade verdadeiramente pirática logo, como matar um monstro marinho ou derrotar um líder pirata num duelo, senão perderá seu título - e sua filiação à Liga. Antes que consiga recuperar sua reputação, a garota fica chocada ao descobrir que a Encantadora foi sequestrada. Contrariando as ordens do presidente da Liga, Hilary se junta à gárgula e a seus amigos para investigar o caso, ainda que resgatar Encantadoras não esteja na lista de atividades próprias a um pirata.

A Trama: O Terror das Terras do Sul manteve o nível do livro anterior e me satisfez imensamente. Aqui, Hilary se opõe a Quase Honrosa Liga de Piratas, que ela tem tanto orgulho de fazer parte, pelo bem de seus amigos e por suas convicções pessoais. A narrativa é bem humorada do início ao fim e me tirou boas risadas enquanto eu tentava desvendar o mistério de quem tinha levado a Encantadora. Acertei as minhas suspeitas, mas ainda assim a trama me surpreendeu. O livro é bem conduzido e me sentir mais uma vez como uma pirata ao lado da Hilary, foi maravilhoso.

A Protagonista: Hilary pode não ser respeitada pelos outros piratas pelo seu título de Terror das Terras do Sul, mas isso não a desanima de forma alguma. Nessa nova aventura ela é ousada e desafia as ordens do capitão da QHLP ao ir atrás de sua amiga, Srta Pimm, aliada a tripulação do Pombo. Ela é uma das minhas personagens femininas preferidas entre todas, sem sombra de dúvidas.

Personagens Secundários: A Gárgula é a personagem mais entusiasmada do livro. Fiel a Hilary, vive disposta a morder qualquer um atrevido que se oponha aos planos de sua dona. Nesse livro, a tripulação do Pombo recebe um acréscimo. Claire, amiga que Hilary fez enquanto viveu na Escola de Aprimoramento da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, não pensa duas vezes antes de se juntar ao grupo que está procurando a srta Pimm, apesar de não ser bem aceita por todos piratas do navio. Em geral, gostei muito dos personagens novos e dos antigos que receberam mais destaque.

Capa, Diagramação e Escrita: Mais uma vez, só tenho elogios quanto a capa e a diagramação. A trama não conta com tragédias ou cenas fortes incluindo sangue e lutas com descrições gráficas, e nem poderia conter já que é direcionada ao público jovem. Senti falta de mais ação dentro d'água, disputas entre navios, mas pode ser que a autora crie momentos assim em próximos livros. Apesar disso, ela conseguiu me passar os mesmos sentimentos felizes que tive ao ler o livro anterior.
Concluindo: Continuo recomendando a série tanto para o público infanto-juvenil, quanto para quem já passou dessa fase, mas gosta do gênero ou de uma aventura leve e engraçada com piratas. Está aí uma série que eu ainda não sei em quantos livros irá parar, mas me imagino lendo tantos quanto forem, se manter essa mesma qualidade.

Classificação: