Resenha - Sombras Vivas

Resenha feita pela Tay! 
Título: Sombras Vivas
Título Original: Lebendige Schatten
Série: Reckless
1- A Maldição da Pedra (2011)
2- Sombras Vivas (2013) 
3- Heartless (2015 US)
Autor: Cornela Funke
Editora: Seguinte
Páginas: 304
Saiba mais: Skoob
Comprar: Americanas // Submarino // Fnac

Essa resenha não contém spoilers de A Maldição da Pedra, exceto em "Trama".

SinopseMais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida.


A Trama: Jacob está entre a vida e a morte agora que salvou seu irmão e foi amaldiçoado pela Fada Vermelha. Ele já tentou de tudo o que o mundo do espelho pode lhe oferecer para curá-la, mas nada surtiu efeito. Quando a mariposa que descansa sobre seu coração dar-lhe seis mordidas (para ele esquecer o nome da Negra), seu tempo estará terminado. Agora a única coisa que pode salvar Jacob é a arma de uma lenda, uma balestra capaz de matar, mas também de curar. 
Eu não sabia o que esperar dessa continuação até começar a ler, porque eu não tinha lido a sinopse. No começo, achei que a história seria um pouco cansativa, mas, ao contrário, ela conseguiu me prender e me fazer gostar mais ainda dos personagens. Toda a busca de Jacob pela balestra dá vida a uma sucessão de acontecimentos interessantes e de deixar o coração na mão. E o final me deixou bem curiosa para o que está por vir.

O Protagonista: Jacob conseguiu me conquistar mais ainda nesse segundo volume. Mesmo com o tempo correndo contra ele, o personagem conseguiu se manter firme e valente, sem medo dos inimigos que encontrou pelo caminho. Ele está sendo um protagonista ótimo e que já entrou para a minha lista de favoritos (espero que continue assim no último volume da trilogia).

Personagens Secundários: Eu já amava Fux, agora gosto mais ainda dela! Nesse livro temos bem mais da personagem e ela é incrível! Ela é capaz de se transformar em raposa, devido ao vestido de pelo que usa, e em ambas as formas ela consegue conquistar o leitor. Principalmente agora que decidiu assumir sua forma humana por mais tempo, os sentimentos por Jacob começam a aflorar (e é muito fofo ver as coisas que eles são capazes de fazer um pelo outro, mesmo sem admitir esse sentimento que começou a crescer :3). Nerron é um goyl que quer ser um caçador de tesouros melhor que Jacob, então a busca pela balestra pode ser sua chance. Achei o personagem bem interessante, mesmo sendo do mal, e não me importaria se ele aparecesse mais vezes.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa é muito linda! Principalmente com o livro em mãos, já que ela é metalizada. Sem contar que combina perfeitamente com a história. A diagramação também está bem bonita, com ilustrações da autora em cada início de capítulo.
Eu adoro a escrita da Cornelia! Ela flui bastante, além de ser bem poética. Acho que é uma das melhores narrativas que eu já tive o prazer de ler <3

Concluindo: Não me arrependo nenhum pouco de ter começado essa trilogia e agora estou bem ansiosa para concluí-la, apesar de não querer me despedir de Jacob e Fux tão cedo. A autora sabe como criar um universo fantástico original, misturando coisas que já vimos por aí, mas que se tornam completamente novas assim que ela utiliza suas palavras. Recomendo bastante para quem gosta de fantasia e aventura, com um quê de infanto-juvenil, mesmo não sendo. 

Classificação: