Resenha - Um Amor de Cinema

Resenha feita pela Maay!
Título: Um Amor de Cinema
Título Original: Love Like the Movies
Livro Único.
Autora: Victoria Van Tiem
Editora: Versus
Páginas: 294
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac

Um chick-lit para se distrair durante as férias.

Sinopse: Neste irresistível romance, Kenzi Shaw, uma designer fanática por filmes, é lançada nas águas turbulentas do amor — ao estilo de Hollywood — quando seu lindo ex-namorado lhe propõe uma série de desafios relacionados a comédias românticas para reconquistar seu coração. 
Que garota não gostaria de vivenciar a cena das compras de Uma linda mulher? É o desafio número dois da lista. Ou tentar fazer os passos de dança de Dirty dancing? É o número cinco. Uma lista, dez momentos românticos de filmes e várias aventuras depois, Kenzi se pergunta: ela deve se casar com o homem que sua família adora ou arriscar tudo por um amor de cinema? 

A Trama: Gente, é chick-lit dos pés à cabeça. E se tem uma coisa que é padrão nesse tipo de livro, é a trama. A mocinha e o mocinho, o cara que atrapalha os dois, a amiga traíra e a amiga fiel... Aquela coisa de sempre, mas que 90% das mulheres ama de paixão.
O diferencial, aqui, é que a autora inseriu momentos de filmes à trama, assumindo o ar de comédia romântica que esses livros já trazem. 
Só assim... Ok, é previsível e todo mundo sabe o que vai acontecer. Mas o índice não precisava revelar isso tão abertamente com um spoiler gigante - achei meio desnecessário. 

A Protagonista: Kenzi é uma protagonista mediana. Achei legal toda a ideia de a menina ser fissurada por filmes e tal, mas não sei. Faltou algo, que ainda não descobri o que é, para que ela me conquistasse completamente. 

Os Personagens Secundários: Os personagens, de modo geral, seguem a mesma linha da protagonista - são medianos. Agora, Ren... Eu quero um livro com Ren como a protagonista. Desde as primeiras páginas, quando ela foi claramente colocada ali como alguém a quem devíamos desprezar, ela me ganhou. De longe foi minha personagem favorita e repito, realmente merecia um livro só para ela.

Capa, Diagramação e Escrita: Aqui eu só posso fazer elogios. A capa e a diagramação são uma graça. A editora fez tudo com um capricho imenso, e que agrada muito aos olhos. Gosto de livros assim, simples, mas com pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
Sobre a escrita de Victoria, é bem fluida e simples. É uma leitura bem rápida - só acho que ela poderia ter aproveitado melhor a narrativa em primeira pessoa, fazendo com que nos envolvêssemos mais com a personagem principal. 

ConcluindoEu gostei do livro, achei divertido e tudo mais. Mas é aquele tipo de leitura para passar o tempo mesmo - e mais indicada para pessoas que já leram muitos livros do gênero. Não vai marcar sua vida, não vai te envolver demais, nem nada do tipo.
Para uma pessoa que ainda está conhecendo o mundo dos chick-lits, tem obras bem melhores que devem ser lidas antes dessa. 


Quotes:
Não importa se a comédia romântica segue um curso previsível; reagimos porque ela é baseada na verdade. Na magia
Isso significa um perfeito final feliz? Não, na verdade eu não quero a perfeição. Quero os solavancos.

Classificação: