Resenha - O Aprendiz

Resenha feita pela Luh!  
Título: O Aprendiz
Título Original: The Spook's Apprentice (ou Revenge of the Witch, para os americanos)
Série: As Aventuras do Caça-Feitiço
1- O Aprendiz (2008)
2- A Maldição (2009)
3- O Segredo (2009)
4- A Batalha (2010)
5- O Erro (2011)
6- O Sacrifício (2012)
7- O Pesadelo (2013)
8- O Destino (2014)
9- I Am Grimalkin (2011 US)
...
13- The Spook's Revenge (2013 US)
Autor: Joseph Delaney
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 224
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon // Fnac // Submarino // Extra

Fofo e infantil, bom para crianças!

Sinopse: Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, tem início o horror... e uma grande aventura!

A Trama: Não sabia muito bem o que esperar desse livro, porém adorei toda a aventura e o clima mais sombrio. Thomas acaba se tornando um aprendiz do temido Caça-Feitiço, que lida com criaturas terríveis, e desde o início fica claro que o velho rabugento não vai facilitar a vida do garoto. Adorei os personagens e achei a trama bem simples, um pouquinho apressada, mas perfeita para seu público-alvo: crianças. O final foi bom, porém deixando aquele suspense e curiosidade sobre o que vai acontecer no próximo volume.

O ProtagonistaThomas é bastante carismático. O pobre garoto foi jogado em uma situação que não escolheu, porém também não recusou. Thomas se sentia muito entediado com a vida no sítio de sua família, então a oportunidade de viver aventuras pareceu uma ideia interessante, porém os perigos logo se mostram assustadores. Gostei de como às vezes ele era muito valente, porém na maior parte do tempo não passava de um garoto amedrontado, o que deixa espaço para que ele vá evoluindo ao longo da série, além de ser bastante realista.

Os Personagens Secundários: Adorei o Caça-Feitiço, ele é daqueles personagens durões com coração mole escondido, e tratava o garoto com respeito, fazendo o possível para ensiná-lo. O homem já teve muitos aprendizes e fica claro que ele faz o possível para não se aproximar muito de Thomas, porém isso é quase impossível. Outra personagem ótima foi Alice, sua personalidade dúbia me deixou intrigada.
Por fim, Mãe Malkin, a vilã, era de dar medo até em adultos, então provavelmente vai deixar algumas crianças bem assustadas e admiro a imaginação do autor.

Capa, Diagramação e Escrita: Todas as capas dessa série seguem um padrão bem simples com o Caça-Feitiço em diversas posições, porém sempre bem parecidas. Um toque especial e fofo foi o aviso atrás do livro para não ler durante a noite.
A diagramação é simples, com uma fonte grande e a narrativa não é muito detalhada, dando ao livro um ritmo mais rápido, além de o autor encontrar maneiras geniais de descrever as palavras difíceis.

Concluindo: Definitivamente é um livro recomendado para crianças, talvez entre onze e treze anos, e acho que eles vão adorar a série toda. Para mim, porém, é um pouco infantil demais e uma série muito grande, então não pretendo acompanhar, mas ainda gostei bastante. 

Classificação: