Resenha - Desaparecida

Resenha feita pela Tay!
Título: Desaparecida
Título Original: Forgotten
Livro Único.
Autor: Catherine McKenzie
Editora: LeYa
Páginas: 320
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino //  Amazon


SinopseQuem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta.
Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig.
Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

A Trama: Após a morte da mãe, Emma recebe uma "herança" tanto quanto estranha: uma passagem de ida e volta para uma aldeia na África. Sua mãe sempre foi fascinada pela África, mas nunca teve a oportunidade de ir ao continente. Disposta a realizar o último pedido de sua mãe, Emma parte para uma viagem de um mês, mas acaba ficando mais do que isso por conta de uma terremoto que acontece. Seis meses depois, ela finalmente consegue voltar para casa, mas sua vida está de cabeça para baixo. Como não conseguia se comunicar com ninguém nos seis meses que passou fora, todos a deram como desaparecida, possivelmente morta, já que seu nome não constava na lista de turistas encontrados após o ocorrido. Seu apartamento foi alugado para outra pessoa, e é Dominic que Emma encontra quando tenta voltar para o local. E essa é apenas a primeira de muitas mudanças que ainda irão ocorrer na sua volta.
Admito que esperava uma coisa mais dramática quando decidi ler esse livro, mas ele acabou sendo um chick-lit bem divertido e gostosinho de ler. O romance que acontece conseguiu me agradar, mesmo não sendo a coisa mais original do mundo. A história toda é bem bacana e você fica com vontade de ajudar Emma de alguma forma. É um pouco clichê, mas daqueles que nós adoramos quando vemos/lemos uma boa comédia romântica.

A Protagonista: Eu gostei de Emma, achei ela bem simpática e determinada. A autora conseguiu sair daquele clichê de protagonista bonita, mas destrambelhada, o que me agradou. Emma era confiante e, mesmo quando tinha seus momentos de crise, ela conseguia se manter com a cabeça erguida. Com todos os obstáculos de ter que voltar para sua antiga vida de uma forma diferente, ela foi firme para tentar vencer as barreiras.

Personagens SecundáriosDominic é muito querido e atencioso, além de ser um bom amigo. Também está passando por problemas, motivo para ter se mudado para um novo apartamento. Stephanie é a melhor amiga de Emma, daquele tipo de pessoa que anima a protagonista e é a mente por trás de algumas loucuras, mas eu gostei dela, mesmo com os clichês. Eu senti raiva de Craig várias vezes, principalmente por ele tentar se passar por vítima. Num todo, os personagens são bem construídos, mas não fogem muito dos clichês do gênero.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu acho a capa bem fofa, adoro as cores e os detalhes dos corações e tal. Só não entendi o motivo de tanto destaque no guarda-chuva, não encontrei ligação nenhuma com a história. Eu li o livro em e-book, mas se a diagramação do livro físico for igual, é bem simples. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. A escrita da autora é bem condizente com o gênero e achei bem fluida. Ela conseguiu me manter interessada na história, principalmente quando começa um possível romance e também um mistério envolvendo um caso em que Emma está trabalhando. É uma narrativa boa e que consegue fazer com que a leitura seja bem rápida e gostosa.

Concluindo: É um livro bem divertido, bom para um fim de semana ou quando você não quer ler nada pesado. A protagonista é cativante, o que faz com que você queira que tudo dê certo para ela. Recomendo para quem gosta do gênero e quer uma leitura para passar o tempo.

Classificação: