Resenha - Ligações

Resenha feita pela Maay!  
Título: Ligações
Título Original: Landline
Livro Único.
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Ano: 2015
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Amazon // Extra

Um conselho: apenas aproveitem, sem tentar entender muito.

Sinopse: Georgie Mccool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura.
Talvez sempre esteve em segundo plano.
Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.
Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo.
Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer…
Será que é isso mesmo o que ela deve fazer?
Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?

A Trama: Georgie terá que trabalhar no natal e, por isso, seu marido e filhas viajam sem ela. Assim que Neal vira as costas, as coisas começam a desandar. Georgie se vê perdida sem ele, não consegue trabalhar e nem mesmo voltar até sua casa - então acaba indo parar na casa da mãe, dormindo no seu quarto de infância.
Assim que chega na casa da mãe, ela tenta ligar para a família. E o marido a atende. Porém não é o Neal do presente, e sim o Neal de 1998, que sequer a pediu em casamento ainda. E foi aí que começou o meu problema...
Eu fiquei tentando entender se essas ligações eram um sonho de Georgie, se realmente ocorriam, e não aproveitei nada do livro. Então, tentem simplesmente aceitar que Georgie liga para o passado, e acredito que a leitura será muito mais prazerosa para vocês.

A Protagonista: Gostei bastante da protagonista. Georgie me convenceu e me cativou, mas também me irritou um tantinho. Não consigo conceber a ideia de que uma pessoa, tendo Seth ao seu lado o tempo todo, escolheria Neal. E depois escolheria ele de novo, e de novo. Não consigo concordar com um absurdo desses. Mas ok, ela conseguiu meu perdão, afinal, mulheres apaixonadas não são as mais inteligentes do mundo - agora que fique claro, o perdão, não minha compreensão.

Os Personagens Secundários: Vou poupar comentários a Neal, uma vez que já deve ter ficado claro o quanto achei o personagem insuportavelmente irritante, petulante, arrogante...
Quanto a Seth (ah, Seth). O cara ganhou meu coração, realmente não consigo entender como Georgie não ficou com ele. Ele é perfeito, carinhoso, atencioso... Enfim.
Posso ter me apaixonado por Seth, mas Heather foi disparadamente minha personagem favorita. Ela é super completa e engraçada, um verdadeiro desperdício como personagem secundária. Heather merecia um livro só para ela, e com certeza seria um livro maravilhoso.

Capa, Diagramação e Escrita: Não gostei desse cinza da capa, achei que apagou o livro. O fundo rosa, da quarta capa, combinaria muito mais. Mas essa é somente minha opinião né. 
O livro é narrado em terceira pessoa, com foco em Georgie. E, apesar de não ter conseguido aproveitar muito a leitura, é inegável que a escrita de Rowell é incrível. Mesmo sem entender direito a trama, eu não conseguia parar de ler - é viciante. 

Concluindo: Sim, eu serei repetitiva. Mas gente, sério, se vocês forem ler esse livro, não percam tempo tentando arranjar explicações para as ligações - aceitem que elas acontecem e só.
Agora, de modo geral, eu gostei do livro. A narrativa é deliciosa, os personagens são bem construídos e tal. Acredito que, comparado aos outros livros da autora, esse não deva ser tão bom assim - mas para os fãs, vale à pena. Eu pretendo ler os outros antes de tirar minhas conclusões. 

Quotes:
[..] você conhece uma pessoa, se apaixona, e torce para que essa pessoa seja a certa. E aí, em determinado momento, você tem que apostar suas fichas. Tem que fazer esse compromisso e torcer para dar certo. 

Classificação: